Desenvolvimento Saúde
12 maio 2022

TEMPO DE TELA

Mundo digital – veja o tempo de tela ideal para cada faixa etária

O uso das telas está aumentando cada vez mais: durante os últimos anos fomos obrigados a interagir, trabalhar e estudar pela tela de um computador ou celular. Se durante a vida adulta já enfrentamos dificuldades de estar conectados às telas o tempo todo, durante a infância e adolescência o problema pode ser ainda maior. Existem algumas dicas para poder manter a utilização saudável das telas durante o desenvolvimento dos filhos, por isso separamos algumas orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (www.sbp.com.br) sobre o tempo indicado de tela por faixa etária. Confira:

Menores de dois anos: evitar ou até proibir a exposição passiva às telas digitais.

Entre dois e cinco anos: tempo de exposição limitado a uma hora por dia.

Entre seis anos e dez anos: tempo máximo de duas horas por dia, a não ser em caso de trabalhos acadêmicos, estabelecendo intervalos de descanso e atividade física. Observar e restringir tempo de jogos online, uso de aplicativos e redes sociais.

Entre onze e dezoito anos: limite de até 3 horas por dia, tendo como orientação não passar períodos da noite ou madrugada conectados.

Importante: para todas as faixas etárias é necessário evitar ou reduzir o consumo de conteúdo em telas principalmente durante a hora das refeições ou perto da hora de dormir. Além das orientações da SBP, ainda indicamos que o tempo de tela seja intercalado com outras atividades. Um bom planejamento para a rotina de seus filhos inclui horários específicos para alimentação, exercícios físicos, leitura e atividades criativas, além dos estudos e temas de casa. Outra dica é mostrar os benefícios de passar um tempo ao ar livre, praticar atividades com amigos ou familiares pode incentivar as crianças e adolescentes a sair da frente da televisão e aproveitar o dia.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • A utilização dos canais digitais pode trazer uma série de benefícios para as crianças e adolescentes, mas também é preciso estar atento aos malefícios. Por isso, separamos alguns pontos para mantermos a atenção com nossos filhos, confira! 
#mundodigital #internet
  • O uso das telas está aumentando cada vez mais: durante os últimos anos fomos obrigados a interagir, trabalhar e estudar pela tela de um computador ou celular. Se durante a vida adulta já enfrentamos dificuldades de estar conectados às telas o tempo todo, durante a infância e adolescência o problema pode ser ainda maior. Existem algumas dicas para poder manter a utilização saudável das telas durante o desenvolvimento dos filhos, por isso separei algumas orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (www.sbp.com.br) sobre o tempo indicado de tela por faixa etária. Confira em www.dicaspaisefilhos.com.br 
#temponocelular
  • #frasesinspiradoras
  • A autoestima se desenvolve, em grande parte, durante a infância e adolescência, podendo implicar no desenvolvimento da pessoa até sua vida adulta. Ela é uma construção das percepções positivas ou negativas que temos de nós mesmos, que pode receber influências externas de acordo com o meio em que se vive. E hoje, com o crescimento massivo do uso de telas para a interação social, é importante prestar atenção na forma em que os adolescentes consomem conteúdos de redes sociais que podem afetar o desenvolvimento de sua autoestima. Leia mais sobre esse assunto em www.dicaspaisefilhos.com.br #autoestima #autoimagem #adolescencia
YouTube
Se inscreva!