Desenvolvimento Educação
16 maio 2022

MUNDO DIGITAL – BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS

Conforme falamos no post anterior, existe uma quantidade limite de tempo de tela indicada para cada faixa etária. Mas como aproveitar bem esse tempo? A utilização dos canais digitais pode trazer uma série de benefícios para as crianças e adolescentes, mas também é preciso estar atento aos malefícios. Por isso, separamos alguns pontos para mantermos a atenção com nossos filhos, confira:

• Dependência e/ou uso problemático: como qualquer coisa da nossa vida, o excesso pode trazer consequências. Ao utilizar muito os canais digitais pode se adquirir uma dependência, tanto para jogos como para redes sociais e outras mídias. Por isso é importante ter limites de uso e conciliar com uma vida social fora das telas.

Problemas de sono: Ao ficar em contato com as telas perto do momento de repouso o sono pode ser prejudicado, levando até a insônia. Para evitar esse malefício, o tempo limite de tela deve ser respeitado, e ainda evitar ao máximo o consumo de conteúdos digitais durante 2 horas antes de dormir.

Problemas com aparência e transtornos alimentares: A visualização contínua de celebridades e influenciadores pode afetar a autoestima, levando as pessoas a terem problemas com sua aparência e possibilitando o desenvolvimento de transtornos alimentares. É importante sempre lembrar que o digital não é real.

Problemas visuais: Ao utilizar as telas por muitas horas é possível iniciar algum problema visual como astigmatismo ou miopia. Por isso é preciso estar atento aos limites e também a proximidade das telas, evitando manter o contato prolongado.

Problemas auditivos: Ao utilizar os canais digitais, muitos priorizam os fones de ouvido para não atrapalhar demais integrantes da família, ou simplesmente ouvir a mídia de forma mais alta. Essa atitude pode acarretar problemas como a perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR), por isso é importante regular os volumes e evitar o uso contínuo de fones de ouvido.

Problemas posturais: ao ficar durante muito tempo em frente a uma tela podemos ficar sentados com uma postura incorreta, o que pode gerar dores na coluna e má formação muscular ou esquelética nas crianças.

Com uma utilização segura e pontual das telas e canais digitais é possível evitar esses problemas citados e ainda aproveitar os benefícios com tranquilidade! Converse com seus filhos sobre os limites e forneça o exemplo em suas atividades diárias. Sabemos que, devido ao trabalho remoto, muitos de nós ficamos em frente ao computador durante muitas horas.

Que tal mostrar para os filhos que é necessário parar um pouco e aproveitar a vida fora da tela? Convide seus filhos para almoçar junto, caminhar na praça ou compartilhar um pouco sobre o seu dia!

Não é nenhuma novidade a série de malefícios que os meios digitais podem trazer. Mas nem tudo é negativo, viu? Se você tiver um bom planejamento e organização produtiva da rotina, as telas podem trazer benefícios para as crianças e os adolescentes.

Mesmo seguindo as orientações de tempo de tela, é possível aproveitar esse espaço de tempo para desenvolver a criatividade, pensamento lógico e até a inteligência emocional. Nossa dica de hoje abordará o universo adolescente, faixa etária que pode ter mais tempo de tela do que as crianças.

Confira alguns dos pontos positivos que podem ser aprimorados no ambiente digital:

Pensamento criativo e lúdico: você já deve ter ouvido das “fics”, não é mesmo? A Fic, que vem da palavra ficção, é uma das atividades de escrita que possibilitam maior desenvolvimento do pensamento lúdico dos adolescentes. Seja escrevendo um conto do zero, escrevendo um final alternativo para aquele livro favorito, ou se inserindo no mundo de personagens de mangá, essa atividade contribui com o desenvolvimento criativo dos adolescentes.

Auxílio no raciocínio lógico: no mundo dos jogos, o raciocínio lógico e ágil é o melhor amigo do gamer! Portanto, enquanto seu filho planeja como se aventurar naquela quest de RPG, ele está pensando todos os passos para atingir os objetivos. De primeiro momento pode parecer bobo, mas essa atividade auxilia no pensamento lógico e na agilidade de resposta perante situações novas da vida.

Contribuição para a futura formação profissional: ao estar em contato com o mundo digital, abrem-se milhares de oportunidades de adquirir novos conhecimentos. Seja aprender a cantar em coreano para entender a letra daquele K-pop favorito, ou até mesmo aprender a programar e editar jogos para ter algo único – tudo isso pode influenciar nos gostos dos seus filhos e, quem sabe, não auxilia na escolha da profissão futuramente?

Interação social e ajuda aos outros: com a utilização das redes sociais, ambientes de troca de mensagens e até grupos de jogos, os adolescentes aprendem a conviver com outras pessoas que compartilham dos mesmos gostos. Isso contribui para melhor interação social e ainda oportuniza o desenvolvimento de empatia e sentimento de auxiliar os amigos.

É importante observar o tempo de uso de tela, assim como as atividades que os adolescentes realizam no mundo digital. Mas veja que é possível ter diversos benefícios que contribuem com a vida e desenvolvimento do jovem. Mantenha-se atento e demonstre seu interesse nas atividades de seus filhos, assim eles poderão compartilhar cada vez mais a vida com vocês.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • #felizdiadosnamorados
  • Tenha filhos e espere o inesperado! Quem nunca? 😉
Príncipe Louis durante as comemorações do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II
YouTube
Se inscreva!