Bebês e Crianças Desenvolvimento Educação
12 maio 2014

Ser brilhante na escola não é sinônimo de sucesso na vida

Foto Andrea Ramal_1_credito Antonio Guerreiro

Depois de ter lido dois livros de Andrea Ramal, virei sua fã de carteirinha! Quem nunca leu, mais uma uma vez indico a leitura. Li e indico: Filhos Bem Sucedidos e Depende de você: Como fazer de seu filho uma história de sucesso. Os outros livros da autora ainda não li, mas assim que conseguir ler conto para vocês.

O post de hoje é um assunto super importante e vale a reflexão de nós pais e também dos educadores. Ser brilhante na escola não é sinônimo de sucesso da vida. A matéria é escrita por Andrea Ramal, vamos lá.

Muitos pais têm em mente que um filho que só tira notas máximas na escola vai se tornar um adulto bem sucedido. Mas a história não é tão simples. Não adianta ter um filho “brilhante”, se avaliado apenas pelas notas, se quando adulto ele não se relacionar bem com outras pessoas, não gerenciar bem suas emoções ou não souber enfrentar os problemas do dia a dia.

Para a educadora Andrea Ramal, Doutora em Educação pela PUC e autora de sete livros na área, é importante que os pais ofereçam aos filhos oportunidades de formação integral, o que auxilia o filho a desenvolver capacidades e talentos por igual. Isso significa ir além do intelecto.

Em seu mais recente livro Filhos Bem Sucedidos – Sete maneiras de ajudar seu filho se realizar na escola e na vida (Editora Sextante), Andrea Ramal aconselha os pais sobre a melhor forma equilibrar a educação dos filhos:

– Enriqueça a formação cultural e educacional de seus filhos e ofereça a eles a oportunidade de ler livros interessantes, assistir a bons filmes, frequentar exposições e peças de teatro e participar de cursos extras e atividades artísticas.

– Mantenha o diálogo em casa, incentivando seu filho a encarar desafios de forma natural, a resolver problemas e a lidar bem com as derrotas. Não coloque seu filho numa redoma!

– Aproveite as férias escolares de seu filho para proporcionar oportunidades de aprendizagem como ler, viajar, apreciar obras de arte e conhecer novas culturas. A criança que vivencia programas culturais e é estimulada tem uma perda de conteúdo menor na volta às aulas.

– Dê preferência a escolas que tenham uma proposta de educação integral, com currículo variado. Ou seja, que ofereça, além das tradicionais, disciplinas ligadas a artes, cultura e esportes.

O sucesso na vida se relaciona com este tipo de equilíbrio. Adultos bem sucedidas são aquelas que, diante dos problemas, reagem com serenidade e criatividade, têm autoconfiança. Elas constroem o próprio destino. Cuidam adequadamente de si mesmas e dos demais, buscam a qualidade de vida e se sentem felizes. Elas equilibram a mente, o corpo e o coração.

Além disso, ir além do ensino escolar e formar um cidadão integral é fundamental num mundo altamente competitivo. Se os pais oferecem uma formação que vai além do que a escola proporciona, oferecendo atividades com as relacionadas acima, isso funcionará como acelerador da capacidade de aprender e será um diferencial na vida profissional. Portanto, somente as notas não são parâmetro para avaliar se um aluno será brilhante também na vida.

A sinergia total entre pais e escola também é fundamental no processo de formação de um adulto de sucesso. “De fato, quanto mais os pais acompanham a vida escolar dos filhos, mais a sua autoestima cresce pois aumenta ainda mais a sua capacidade e sua vontade de aprender”, diz. Na opinião de Andrea, para transformar um filho em um profissional de sucesso é fundamental que ele tenha um projeto de vida com mais conhecimento, equilíbrio pessoal e felicidade.

Perfil Andrea Ramal
Andrea Ramal é educadora e escritora. Desde muito jovem dedicou-se à educação. Foi professora ao longo de 20 anos, atuando desde alfabetização ao ensino médio e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Implementou programas de formação de professores e gestores escolares em diversos países. Foi consultora do MEC. Doutora em Educação pela PUC-Rio, atua como comentarista sobre o tema na Rede Globo, no Telejornal Bom Dia Rio. É uma das fundadoras da consultoria ID Projetos Educacionais. Membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-Rio e Presidente da Associação de Antigos Alunos dessa universidade. É consultora da Editora LTC (Grupo GEN) para publicações na área de Educação. Visão sobre Educação “Sou uma defensora da sinergia entre escola e família como propulsora de resultados de qualidade na educação de crianças e jovens. Sou entusiasmada pela inovação na educação através do uso consciente e crítico de mídias e tecnologias como ambientes de aprendizagem. Defendo a democratização do ensino, a reforma da qualidade na educação básica brasileira, e a qualificação e valorização dos educadores, através de políticas públicas consistentes e continuadas. Entendo a escola articulada com a comunidade e a vida concreta. Defendo a formação integral do estudante, voltada para a autonomia intelectual e a cidadania ativa e comprometida. Acredito numa sala de aula dialógica, inclusiva e plural, espaço de construção de novas identidades, capazes de se engajar na construção de uma sociedade justa, democrática, solidária e sustentável.”

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Site de Andrea Ramal: Clique Aqui

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