Bebês e Crianças Educação
26 maio 2022

DICAS DE ORGANIZAÇÃO DE ESTUDOS PARA AUXILIAR SEUS FILHOS.

Se preferir ouvir o texto, clique na seta.

Conforme nossos filhos vão crescendo e avançando nas séries escolares, sabemos do aumento do conteúdo e diversidade de disciplinas que começam a fazer parte da rotina deles.

Pensando nisso, separei algumas dicas que podem auxiliar na organização dos estudos, principalmente para crianças acima de 11 anos – mas que no fim podem servir de base para qualquer faixa etária. Confira!

  1. Planejamento: organizar as prioridades e fazer planos diários, ou semanais, podem auxiliar as crianças a não se sentirem perdidas e desmotivadas. Ajude a organizar os conteúdos que devem ser estudados, assim a criança consegue ter uma sensação de dever cumprido a cada conclusão de objetivo!
  2. Cronogramas: com o planejamento pronto já é possível estipular o cronograma de estudo! Ele pode estar ligado ao calendário de provas e trabalhos, mas é importante ter sempre um tempinho para uma revisão geral da matéria e testar os conhecimentos com exercícios – assim tudo fica fresquinho na memória e as crianças conseguem compreender melhor o conteúdo de forma prática, sem precisar decorar.
  3. Organização: concluídas as dicas acima, chegou a hora de organizar o espaço! Aqui é importante lembrar de separar todos itens essenciais para evitar distrações durante o estudo. Veja quais livros são necessários, se necessita de material de papelaria, lápis de cor, e lembre de deixar uma garrafa de água por perto.
  4. Ergonomia: essa palavra de adulto deve ser lembrada também durante as atividades das crianças. Ter um espaço com boa iluminação e conforto é essencial para a saúde das crianças, além de evitar desconfortos que possam ser uma distração durante o aprendizado.
  5. Pausas: falei bastante da distração, mas lembre-se que uma pequena pausa pode ajudar na concentração da criança! Ficar estudando por horas pode, além de causar desconforto, pode fazer com que a criança não consuma todo conteúdo necessário. Você pode ajustar pequenas pausas entre cada disciplina, por exemplo, para a criança fazer um lanche ou apenas arejar um pouco a cabeça.
  6. Lazer é importante: os estudos são essenciais, mas toda criança precisa ter seu momento de lazer. Pode parecer ser uma distração, mas as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da criatividade dos pequenos. Então, lembre-se de dar essa abertura e ter um momento do dia para brincadeiras e jogos!

Lembre-se que para crianças menores você terá que estar mais presente durante todos esses passos, dando seu apoio e auxiliando no processo de organização. Mas conforme as crianças vão crescendo, o ideal é dar um pouco de espaço para que elas aprendam a se organizar sozinhas. O benefício de todo esse planejamento poderá ser visto na rotina dela na escola e também contribuirá como uma prática para a adolescência e vida adulta.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • A educação financeira é um assunto que está cada vez mais sendo comentado, mas ainda existem dúvidas de como os pais podem abordar esse tópico com os filhos. No blog Dicas Pais e Filhos eu comento algumas dicas de como iniciar essa discussão com seus filhos, desde crianças pequenas até a adolescência. Afinal, dinheiro também é coisa de criança!
#mesada #dinheiroecrianças
  • #sermae
  • A rotina com nossos filhos pode ser muito desafiadora, ao educar uma criança tentamos ao máximo protegê-la dos perigos, incentivar a realizar determinadas atividades e se comportar de forma que não prejudique ela mesma nem os outros. Porém, muitas vezes, as atitudes dos pais, mesmo que tenham uma boa intenção, podem atuar de forma negativa no desenvolvimento das crianças. No blog Dicas Pais e Filhos eu falo um pouco mais sobre formas de tratamento e atitudes que podem ser identificadas como violência psicológica para com as crianças e que devemos ter atenção, tanto no ambiente familiar, como nos grupos de convívio dos pequenos.
#disciplinapositiva
  • #somatização
YouTube
Se inscreva!