Saúde
27 maio 2022

HORA DE DORMIR: DICAS DE PREPARO PARA ESSE MOMENTO ESSENCIAL!

Se preferir ouvir o texto, clique na seta.

Se até para os adultos pode ser difícil desacelerar perto da hora de dormir, imagina para as crianças! Hoje vim falar de um assunto que a maioria dos pais, ou até mesmo todos, já passaram em algum momento da vida: como faço para meu filho ter uma boa rotina de sono e dormir sozinho?

Se você tem um filho que já é um pouco maior, possui seu próprio espaço e mesmo assim insiste em ficar acordado até tarde ou dormir com você, vale conferir as dicas abaixo:

Estabeleça uma rotina

A rotina do sono é essencial para a mente e o corpo! A criança precisa ir para a cama todos os dias no mesmo horário e você pode ajustar conforme a idade dos pequenos. Aqui em casa, por exemplo, meus filhos de 12 e 14 anos vão para a cama sempre às 21:30.

Ao estabelecer horários específicos para dormir, acostumamos a seguir essa rotina diariamente e é possível ver resultados na prática: o ajuste do relógio biológico contribui para dar mais disposição, energia e melhor concentração nas atividades diárias.

Preparação é tudo

Se você já tem a rotina de sono estabelecida, com o horário estipulado para ir para a cama, você pode pensar na preparação. As duas horas que antecedem a ida para a cama são fundamentais para contribuir com um sono saudável e tranquilo, portanto, durante esse período, evite a utilização de telas e eletrônicos. Ao jogar videogames, assistir tv ou filmes, a criança pode ficar agitada e ter dificuldade para pegar no sono. Procure investir em brincadeiras mais tranquilas como desenhar ou ler um livro.

Desacelerando o ambiente

Como pais, podemos fazer nossa parte para auxiliar nesse processo! Não adianta muito a criança estar preparada e seguindo as dicas acima se a casa está muito agitada, não é? Procure organizar sua rotina para desacelerar junto com as crianças, pois uma rotina tranquila de toda casa pode servir de exemplo para os pequenos.

Contribua com a hora do soninho

Sei que a rotina pode ser muito agitada para as famílias, mas se você tiver um tempinho pode ajudar a criança a ficar mais calma e sonolenta. Você pode ler histórias ao colocar a criança na cama, o que contribui com a criação de laços com elas, além de ajudar no desenvolvimento da imaginação e criatividade.

Outra dica é ler um livro junto com o pequeno, esse hábito ajuda a aumentar o interesse da criança pela literatura. Você também pode combinar de realizar uma oração ou conversa na hora de dormir. Praticar a gratidão, citar bons momentos do dia, pode ser uma atividade muito bonita de realizar em família.

Pensei nas dicas acima especialmente para crianças mas, no fim das contas, acredito que poderia ser positivo para qualquer idade, afinal, todos precisamos desacelerar um pouquinho.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • A educação financeira é um assunto que está cada vez mais sendo comentado, mas ainda existem dúvidas de como os pais podem abordar esse tópico com os filhos. No blog Dicas Pais e Filhos eu comento algumas dicas de como iniciar essa discussão com seus filhos, desde crianças pequenas até a adolescência. Afinal, dinheiro também é coisa de criança!
#mesada #dinheiroecrianças
  • #sermae
  • A rotina com nossos filhos pode ser muito desafiadora, ao educar uma criança tentamos ao máximo protegê-la dos perigos, incentivar a realizar determinadas atividades e se comportar de forma que não prejudique ela mesma nem os outros. Porém, muitas vezes, as atitudes dos pais, mesmo que tenham uma boa intenção, podem atuar de forma negativa no desenvolvimento das crianças. No blog Dicas Pais e Filhos eu falo um pouco mais sobre formas de tratamento e atitudes que podem ser identificadas como violência psicológica para com as crianças e que devemos ter atenção, tanto no ambiente familiar, como nos grupos de convívio dos pequenos.
#disciplinapositiva
  • #somatização
YouTube
Se inscreva!