Bebês e Crianças Brincadeiras Desenvolvimento Diversão
12 abr 2022

Ideias para uma Páscoa mais divertida!

Está chegando o feriado mais delicioso do ano, aguardado ansiosamente por crianças e adultos de todas as idades! A Páscoa é uma data comemorativa ligada à esperança, que normalmente é celebrada junto à família em uma confraternização repleta de gostosuras.

Já é tradição a troca de chocolates durante a data, mas que tal incrementar um pouco o domingo de Páscoa com atividades divertidas para seus filhos guardarem uma lembrança mais do que especial? Separamos algumas ideias para tornar a data mais divertida, confira:

Cadê o coelhinho?

Ao invés de ter uma cestinha pronta de chocolates, que tal fazer uma espécie de caça ao tesouro? Separe uns minutinhos da manhã de domingo para criar uma brincadeira divertida para as crianças!

Para essa atividade será necessário, chocolates ou presentinhos. Dependendo da idade da criança você pode investir em recadinhos e pistas para instigar a curiosidade e o pensamento lógico, assim auxiliando no desenvolvimento cognitivo da criança. Veja as dicas de como criar essa caça aos chocolates:

1.         Separe todos os chocolates ou presentinhos, de forma individual.

2.         Esconda os itens pela sua casa, apartamento ou até no pátio.

3.         Pegue pedacinhos de algodão e faça caminhos para dar dicas de onde os itens estão escondidos, como se fossem pegadas do coelhinho.

4.         Lembre-se de anotar a quantidade dos presentes e os esconderijos, para ajudar as crianças caso elas precisem.

5.         Após encontrarem tudo você pode ter uma cartinha escrita pelo coelhinho, parabenizando as crianças pela busca. Leia para eles, assim terão a sensação de dever cumprido e felicidade de ter participado de um desafio do coelhinho da Páscoa!

Pintura de ovos!

Essa é uma brincadeira clássica, que apostamos que todos os papais e mamães já brincaram na sua época. Para essa atividade será necessário, ovos já sem o ovo, tintas ou adesivos ou até mesmo canetinha que consiga decorar o ovo. Veja algumas dicas para tornar a brincadeira diferente:

1.         Faça normalmente a preparação dos ovinhos – fazendo um leve furinho na parte de baixo, você pode retirar o ovo cru e separar para usar depois. Então lave o ovo e deixe secar bem para a brincadeira.

2.         Separe tintas atóxicas e adesivos que possam tapar a parte de baixo dos ovinhos.

3.         Para o recheio, você pode usar diversos docinhos: MM’s, amendoins doces, Skittles, Bibbs, entre outros.

4.         Convide as crianças para decorar os ovinhos! Você pode escolher a temática de Páscoa, do desenho favorito dos filhos e até deixar o tema livre.

5.         Após a pintura é só preencher os ovinhos com os doces.

Os ovinhos podem ficar para a própria criança que pintou, mas a nossa dica é transformar a atividade em um exercício para o lado social da criança. Pergunte se ela quer dar de presente para alguém (familiar, amigo, irmãos, etc) e peça para personalizar esse presente especial. Assim a criança trabalha a criatividade e o trato social de compartilhamento. Uma brincadeira educativa e divertida!

Máscaras divertidas!

Se você não tem muito tempo para a organização de atividades mais elaboradas, essa dica é para você! Sabemos que na correria do dia a dia, ainda mais para quem trabalha no final de semana, pensar em atividades mais complexas pode ser difícil. Mas, ainda assim, você pode criar algo divertido para os pequenos:

1.         Utilize a internet para buscar uma moldura de máscara de coelhinho, a dica é buscar no Google Imagens e selecionar o tamanho grande.

2.         Imprima algumas cópias assim, caso rasgue ou precise de extras, você estará preparada!

3.         Separe todos os itens atóxicos de pintura que você tem, até enfeites (lantejoulas, glitter, cordão, tudo é válido!).

4.         Deixe separada uma tesoura e um elástico ou fitinha para poder montar a máscara depois.

5.         Após a brincadeira vocês podem recortar e montar, para brincar fantasiados de coelhinho durante a data.

Essa atividade pode parecer muito simples, mas auxilia muito no desenvolvimento criativo da criança! Ao brincar com diferentes pinturas e texturas ela se sentirá livre para criar. E na montagem da máscara ela exercita a coordenação motora com o recorte e ajuste da fitinha para prender na cabeça.

Gostaram das ideias? Comente abaixo sua favorita, e compartilhe outras brincadeiras para essa data especial.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • #educarcomamor
  • #dicadodia
  • #timidez #adolescentes #criançatimida
  • Vamos encorajar a autonomia das nossas crianças e adolescentes?
#educarcomamor #adolescentes
YouTube
Se inscreva!