Educação
11 mar 2014

Projeto Aprendendo a Estudar

estudante
O assunto de hoje é de extrema importância na vida de nossos filhos, o tema escolhido é a importância de ensinar o nosso filho a estudar.

Uma coisa que me questiono desde nova, desde minha vida escolar é por que as escolas não ensinam as crianças a estudar, por que as escolas não se preocupam em dar autonomia aos alunos. Lembro de um texto que li há um tempo atrás, falando da importância da criança ser bem sucedida na escola com o seu próprio esforço. Quando a criança precisa o tempo todo de uma ajuda para os estudos, aquela experiência pode acabar gerando um registro negativo de fracasso, indicando que ela não é capaz sozinha.

Precisamos ajudar e encorajar os nossos filhos a estudar sozinhos e serem capazes de caminhar com as próprias pernas na sua vida escolar e posteriormente na vida acadêmica. Sempre devemos ficar de olho na auto estima dos nossos filhos, para um bom aprendizado a criança tem que ter uma auto estima elevada.

O texto de hoje é escrito pela querida Marcília Neves que além de sua competência é de fundamental importância na minha nova caminhada.

“Sou Marcília Neves, tenho um caminho de trinta anos como educadora e terapeuta. Minha formação primeira foi Pedagogia, seguida da especialização em Psicopedagogia e Terapia de Família.Meu caminho se constitui da observação e da prática com a infância e adolescência. A compreensão da importância do olhar e da abordagem sistêmica tornou minha atuação mais abrangente e eficaz, uma vez que, um sistema harmonioso tende a trazer equilíbrio para seus membros. Poder atuar em parceria com a escola e família favorece muito os processos de trabalho e desenvolvimento.

Tenho observado uma crescente desmotivação de alunos em relação à aprendizagem formal. A Escola atual deve ter como uma das metas, de alguma forma, acompanhar a corrida dos avanços tecnológicos e buscar uma linguagem que nos aproximem das novas gerações para que possamos, cada vez mais, entender seus anseios e necessidades. No entanto, por mais que avancemos, acredito que há uma parte do processo de educar,ensinar e aprender que sempre precisará da mediação humana.

O Projeto Aprendendo a Estudar é um dos trabalhos que desenvolvo, atendendo a uma demanda muito atual. Minha experiência indica que para alguns estudantes esse projeto contém, em si, elementos que os levam a um caminho de maior autonomia,comprometimento e prazer em estudar, para outros é o início de uma jornada maior na busca de, também, sanar lacunas pedagógicas e/ou trabalhar aspectos psicopedagógicos.

De qualquer forma, concordo com a afirmativa do teórico Vygotskyde que ”O que o indivíduo faz hoje com ajuda, será capaz de fazer sozinho amanhã”. Sendo assim, o trabalho conjunto com o estudante(reflexões,técnicas e práticas)contribuirá para seus avanços, para a construção de recursos e conscientização dos seus potenciais.”

Slide1

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
4 Comentários
  1. Wilka Lima
    11/03/14 - 21h01

    Marcilia…fico emocionada por você .
    Na verdade, também muito orgulhosa, pois tive a sorte de ter você como professora do meu filho há 19 anos atrás. Sei o quanto foi importante a sua competência, carinho, amizade e dedicação durante o seu processo de aprendizagem que, na época, podemos lembrar, foi uma construção lenta, mas de base sólida graças a você.
    Parabéns minha linda, que você, com esse seu jeitinho dócil, possa colher lindos e saborosos frutos dessa colheita.
    Obrigada e beijos carinhosos da Família Lima

    • 13/03/14 - 10h59

      Muito obrigada pela participação no Dicas Pais e Filhos, fico feliz que tenham gostado. A Marcília é uma amiga muito querida. Segue a mensagem dela para vocês….

      Querida Família Lima,
      Cada encontro, com alunos e famílias, faz parte da construção do meu caminho.
      Sou muito grata por isso.
      Um forte abraço e muito obrigada pelo carinho!
      Bjs
      Marcília

  2. Vanessa Klevenhusen
    12/03/14 - 11h15

    Muito bom!! Tema totalmente atual!!!Bjs e Parabéns, você é ótima!!!

    • 13/03/14 - 10h59

      Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado!
      Eu e a Marcília agradecemos o carinho.
      Beijos, Gabi

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Tenha filhos e espere o inesperado! Quem nunca? 😉
Príncipe Louis durante as comemorações do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II
  • A adolescência é uma fase em que os jovens se distanciam das famílias e procuram mais os amigos.

Por vezes nós pais nos sentimos deixados de lado e sem saber o que fazer. Fique atento aos sinais dos seus filhos. 

Aqui nem sempre é fácil sair com os dois. Nesse dia Luisa me chamou para passear no shopping e depois ir ao cinema. Aproveitei e chamei o Antonio Pedro. Acabou sendo um maravilhoso passeio em família. Fomos nós 4 ver Jurassic Worid e passeamos no shopping conversando.
  • #disciplinapositiva
YouTube
Se inscreva!