Bebês e Crianças Desenvolvimento
21 nov 2022

Criança pode dormir na cama dos pais?

Criança na cama dos pais

Assim como várias questões sobre parentalidade, não existe uma regra ou fórmula mágica sobre quando a criança pode dormir na cama dos pais. Separamos algumas dicas sobre o tema.

A criança encontra na figura do adulto uma segurança, e a ausência dessa figura acaba por inseguranças na hora de dormir sozinho na forma do medo. Como a criatividade e a imaginação rolam soltas durante a infância, esses medos se materializam na existência de monstros, no medo do escuro ou da solidão. Através do diálogo, você pode achar o que funciona dentro da sua própria casa.

Quando pode?

Durante os primeiros meses de vida da criança, é natural que o bebê divida o quarto com os pais. Isso ajuda na construção do vínculo com a família, facilitar a amamentação durante a noite e garante mais segurança contra possíveis acidentes noturnos. Também é natural que a criança desenvolva um “grude”, uma vez que os adultos passam uma sensação de segurança e conforto. A criança quer estar perto ou recebendo a atenção dos pais a todo tempo.  

Acima de tudo, não existe um manual que define regras sobre quando a criança pode dormir na cama dos pais. No entanto, o recomendado por alguns especialistas é fazer a transição para o próprio quarto antes da criança completar o primeiro ano. Isso não precisa ser levado ao pé da letra: a dica aqui é pensar no que faz sentido para a realidade da sua casa, respeitando seus sentimentos sobre e a sua individualidade.

“Mãe, tive um pesadelo!”

Da mesma forma, outra situação muito comum é a criança procurar os pais no meio da noite por ter tido um pesadelo. Nessa situação, o recomendado é acolher a criança, mas deixar claro que dormir na sua cama é uma situação pontual. Você pode começar, por exemplo, explicando que é normal termos alguns sonhos ruins de vez em quando e que você sempre estará ali para ela quando for preciso, reforçando como é legal dormir no próprio quarto. Outra forma de lidar com a situação é, na noite do pesadelo, ir dormir com a criança no quarto dela, deixando alguma luzinha acesa e passando segurança tanto por estar presente quanto através do diálogo.

Como lidar com a questão?

Definir quando a criança pode dormir na cama dos pais pode ser um desafio. Em primeiro lugar, é sempre importante pensar que a criança é um indivíduo. Ou seja, ela tem vontades, opiniões e sentimentos em desenvolvimento, o que pode ser confuso e se expressar de formas diferentes. É importante conversar com ela sobre o que ela realmente quer e chegar em acordos de acordo com as necessidades que estão sendo expressadas.

Por isso, é papel do adulto ajudar a criança a enfrentar seus medos noturnos através do diálogo. Uma possibilidade é fazer combinados com a criança, como, por exemplo, permitir que ela durma com você uma vez por semana ou ainda o contrário: combinar os dias que ela vai dormir sozinha, na sua própria cama ou quarto.

Dicas para colocar isso em prática:

Transformar a hora de dormir em um ritual ajuda a criança a entender a virada de chave entre a “hora de brincar” e a “hora de dormir”. A rotina do sono é importante para que a criança tenha menos dificuldade para dormir, conseguindo recuperar as energias. Você pode começar delimitando o horário da última refeição do dia, definindo as atividades que vão ser feitas depois dela: vale contar uma historinha inventada, ler um livro, fazer uma cabaninha ou alguma brincadeira que ajude a desacelerar. Repetir esse processo todos os dias ajuda a criar uma rotina fácil da criança entender e se adaptar.

Igualmente, é importante fazer a criança se sentir confortável e segura no seu próprio espaço para definir quando a criança pode dormir na cama dos pais. Essa é mais uma construção que acontece a partir do diálogo. Você pode abordar o tema casualmente durante o dia, falando frases que reforcem positivamente a importância e os benefícios da hora do sono e de ter o seu próprio cantinho para isso. Uma iluminação mais aconchegante e a presença dos brinquedos favoritos ajuda na construção do ambiente como uma referência segura para a hora do sono.

Para Ouvir

Para te dar uma mãozinha na hora de criar o ritual do sono, separamos o podcast “Aí Vai Uma História”, um projeto original do Spotify. Ele reúne clássicos da literatura infantil contados de maneira lúdica e encantadora, com efeitos sonoros que vão estimular a imaginação dos pequenos. “O Pequeno Polegar”, “Rapunzel” e “João e Maria” são algumas das histórias contadas no podcast.

contato
Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Nosso perfil mudou! Agora estou com o perfil @gabriellabrandaoterapeuta 

Te espero lá!
  • Descansar é preciso. Bom final de semana

#terapia #terapiafamiliar #terapiafamiliarsistemica #autoconhecimento
  • A educação parental vem auxiliando e muitos os pais nos desafios da educação dos filhos. Os resultados são impressionantes, sempre com afeto e firmeza
#dicaspaisefilhos #educacaoinfantil #educacaoparental #terapia #terapiafamiliar
  • Algumas dicas para ajudar a ter uma boa comunicação com crianças e adolescentes

- Saiba escutar
- Acalme seu filho
- Fique na altura da criança
- Não interrompa e anote tudo o que seu filho falar
Pequenas mudanças são fundamentais para auxiliar na relação com os nossos jovens. A escuta ativa é fundamental.
#educacaoparental #dicaspaisefilhos #dialogo
YouTube
Se inscreva!