Bebês e Crianças Desenvolvimento
19 out 2022

A IMPORTÂNCIA DE SEU FILHO AJUDAR NAS TAREFAS DA CASA

tarefas da casa
tarefas da casa

Você sabe a importância de seu filho ajudar nas tarefas da casa? À primeira vista, elas podem parecer novas para desempenhar esse papel, mas a verdade é que nunca é cedo para ensinar as crianças sobre responsabilidade. Desde que seja feito com bom senso, dar espaço para os pequenos ajudem nas tarefas da casa, independente de gênero, fará com que eles se sintam úteis e entendam que toda família deve colaborar para o bom funcionamento do lugar em que vivem.

Contudo, você deve ter dúvidas sobre quais são as tarefas da casa adequadas para cada idade. Pensando nisso, listamos abaixo algumas responsabilidades que podem ser atribuídas para cada faixa etária! Confira a seguir:

2 aos 3 anos

Talvez essa seja a fase mais desafiadora para você, mãe ou pai, pensar em quais afazeres seriam aceitáveis de se passar para a criança. No entanto, é um dos melhores momentos para introduzir essa relação mais ativa com a casa, visto que os menores tendem a querer copiar os adultos. Ensiná-los a jogar suas fraldas no lixo, guardar os brinquedos e suas roupas ou calçados são algumas opções que valem a pena tentar, sempre com sua supervisão, claro.

4 a 5 anos

Nestas idades, continue incentivando o seu filho a organizar brinquedos e livros, arrumar seus materiais escolares, ajeitar a própria cama, vestir-se sozinho, usar o cesto de roupas sujas, regar plantas, auxiliar a colocar a mesa de jantar, entre outras ações deste tipo.

6 a 7 anos

Durante esse período de vida, as crianças já têm desenvoltura suficiente para limpar o próprio quarto, lavar determinadas louças, ajudar no banho de animais de estimação (caso tenha um), varrer e tirar pó de móveis usando pano e dobrar a própria roupa.

8 a 9 anos

Entre os 8 e 9 anos de idade, as possibilidades são ainda maiores – assim como a maturidade dos seus filhos. Nesse sentido, proponha a eles que lavem mais louças, pendurem suas roupas no varal, preparem lanches, cozinhem refeições mais simples e joguem o lixo fora.

10 a 12 anos

Para esta faixa etária, experimente ensiná-los a lavar roupas simples, ajudar na limpeza da cozinha e trocar roupas de cama frequentemente. Você também pode aumentar um pouco o grau de complexidade dos pratos que permite seu filho preparar.

13 anos ou mais

Os adolescentes podem e devem ser mais participativos no dia a dia da casa. Lavar o banheiro, cozinhar pratos mais completos, cuidar de irmãos mais novos, passar roupa, e realizar as compras de mercado sem supervisão adulta são alternativas interessantes a experimentar nessa fase. Quanto mais você incentivar, desde cedo, seus filhos a assumirem responsabilidades com a casa, mais acostumados eles estarão a desempenhar esse papel de maneira natural.

Benefícios para seu filho ao se envolver nas tarefas de casa

Tanto você, quanto seu filho, terão muitas vantagens a partir do momento que a criança ajudar nas tarefas de casa. Alguns exemplos desses benefícios são:

  • Desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e físicas
  • Aprendizados que serão levados para a vida adulta, referentes à limpeza, organização, culinária e planejamento financeiro
  • Assumir responsabilidades com o que é seu e com o que afeta o outro, em termos de convivência
  • Gerenciamento de tempo
  • Reconhecer o esforço dos pais
  • Aprender a trabalhar em grupo
  • Autonomia

Ajudar nas tarefas da casa não é punição!

Por fim, vale lembrar que participar ativamente da rotina da casa não deve ser tratado como punição ou castigo – principalmente se você for adepto à uma disciplina positiva. É fundamental ensinar os nossos filhos que os afazeres domésticos não são algo negativo e, assim, estimular seu senso de responsabilidade desde cedo.

contato
Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Nosso perfil mudou! Agora estou com o perfil @gabriellabrandaoterapeuta 

Te espero lá!
  • Descansar é preciso. Bom final de semana

#terapia #terapiafamiliar #terapiafamiliarsistemica #autoconhecimento
  • A educação parental vem auxiliando e muitos os pais nos desafios da educação dos filhos. Os resultados são impressionantes, sempre com afeto e firmeza
#dicaspaisefilhos #educacaoinfantil #educacaoparental #terapia #terapiafamiliar
  • Algumas dicas para ajudar a ter uma boa comunicação com crianças e adolescentes

- Saiba escutar
- Acalme seu filho
- Fique na altura da criança
- Não interrompa e anote tudo o que seu filho falar
Pequenas mudanças são fundamentais para auxiliar na relação com os nossos jovens. A escuta ativa é fundamental.
#educacaoparental #dicaspaisefilhos #dialogo
YouTube
Se inscreva!