Cuidados Diários Saúde
29 jul 2016

Sono da criança: saiba por que dormir bem é fundamental para o crescimento infantil

Sono da criança: saiba por que dormir bem é fundamental para o crescimento infantil

Para qualquer família que esteja preocupada com o desenvolvimento dos filhos, as horas de sono precisam ser respeitadas quase que de forma sagrada. Nos primeiros meses de vida, dormir bem e tirar as sonecas durante o dia são fundamentais para que a criança tenha um crescimento saudável e seja capaz de desenvolver as habilidades cognitivas de forma correta e natural.

O sono dos bebês funciona de forma muito irregular, com sonecas durante o dia e a noite, intercaladas com horas despertas. Para a família, pode ser difícil se acostumar com o ritmo do pequeno, e, por isto, um pouco de compreensão e esforço é fundamental para que nada prejudique o desenvolvimento natural do bebê.

Quando os desejáveis momentos de sono não são respeitados, a criança pode apresentar diversos problemas emocionais, como ansiedade e estresse, além de maiores dificuldades no desenvolvimento de habilidades básicas. Todas essas desvantagens podem ser percebidas em pouco tempo e é preciso que os pais fiquem atentos para identificar as causas do problema.

Até os três anos de idade, uma soneca de manhã e outra a tarde são essenciais para que o bebê tenha mais energia e disposição durante o dia, além de melhorar o apetite da criança e o desempenho em diversas atividades. Cochilos de até uma hora são importantes durante a primeira infância e podem se tornar desnecessários a partir dos quatro anos.

No entanto, é importante considerar que cada organismo é único e que nem sempre regras referentes ao sono são iguais para todas as crianças. Para os pais a dica é simples: respeite as sonecas das crianças e fique atento ao nível de disposição diária do seu filho, pois a energia está diretamente relacionada a qualidade do sono.

Se identificar algum problema que possa estar prejudicando o sono da criança ou uma dificuldade do próprio pequeno em dormir bem, não hesite em procurar um pediatra e buscar soluções. As vezes o atraso dos pais na consulta acaba arrastando o problema por mais tempo do que deveria.

Sono por faixa etária:

Recém-nascidos: no primeiro mês de vida, os bebês passam por ciclos de sono de uma a quatro horas de duração, independentemente do horário. A criança costuma passar uma ou duas horas acorda entre os ciclos. Do segundo ao sexto mês, sonecas diárias de cinco a noves horas e um total de 15 horas de sono por dia são comuns.

A partir de seis meses: dois ou três cochilos de no máximo três horas; 9 a 11 horas de sono por noite.

A partir de um ano: sono noturno deve durar de nove a 11 horas; sonecas de no máximo três horas continuam durante o dia.

A partir de quatro anos: sonecas diárias acabam e o período de sono é regulado entre 11 e 12 horas por noite.

A partir de seis anos: sono noturno varia de 10 a 11 horas e não há sonecas; esta fase pode durar até os 10 anos de idade e, logo após, as horas de sono por noite tendem a cair até a faixa de oito horas.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Muito amor numa foto só! 💖💖
  • Como não compartilhar....
YouTube
Se inscreva!