Alimentação Bebês e Crianças Saúde
13 ago 2015

Obesidade Infantil

Fonte: www.obesidadeinfantil.org/

Fonte: www.obesidadeinfantil.org/

Hoje é dia de nutricionista no blog! O assunto de hoje é obesidade infantil e quem nos escreve é a nutricionista Gabriela Maia. Assunto de grande importância que aqui mesmo no blog já foi abordado mais de uma vez.

Esse é um tema nada fácil, mas que precisa ser discutido para que o alerta fique bem claro na cabeça de pais e responsáveis! Isso porque o percentual de crianças e adolescentes sobrepeso ou obesos não para de subir (obesidade infantil). Segundo o IBGE, uma em cada três crianças pesam mais do que deveriam. E com isso aumentam também os casos de hipertensão, colesterol alto e esteatose hepática (gordura no fígado) e até diabetes!

Não é segredo que tudo isso poderia ser evitado com a alimentação saudável e prática de atividade física! Mas porque é tão difícil manter comida saudável e não tudo dentro de pacote em casa? Será que a família inteira está preparada para as mudanças em prol de uma vida mais saudável? São sempre essas as perguntas que faço quando atendo as crianças/ adolescentes com excesso de peso.

A família é ponto primordial em todo esse processo! Isso porque uma criança de 5-8-10 anos de idade não tem dinheiro próprio para ir ao mercado e comprar 5 pacotes de biscoito recheado, achocolatado, chocolate… Se tem em casa é porque o responsável está comprando e essa atitude que precisa ser revista.

Não quer dizer que a crianças nunca mais vai poder um hambúrguer, batata frita ou um pedaço de pizza… mas o segredo é limitar o consumo desses alimentos ricos em gordura saturada, açúcar, sal…, e deixar para consumi-los em situações mais esporádicas como uma ida ao cinema, a uma festa de aniversário. E o importante não tê-los em casa e desativar o famoso “ armário de guloseimas” que existe na maioria das casas.

A educação nutricional dá trabalho sim, mas o resultado a médio e longo prazo é recompensador e vale muito a pena. Pense como você pode transformar a alimentação da sua família. Comece aos poucos, acrescentando um legume diferente por semana, fazendo receitas mais saudáveis, deixando a fritura de lado… Enfim, garanta mais saúde!

Obesidade Infantil Gabriela Maia
Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) // Especialista em Nutrição Clínica Funcional (CVPE/UNICSUL-SP) // Especialista em fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) // Professora de gastronomia funcional (CVPE)
www.gabrielamaianutricionista.com.br // Facebook: Gabriela Maia Nutricionista
contato@gabrielamaianutricionista.com.br

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