Bebês e Crianças
04 abr 2022

Mudanças: dicas para ajudar seus filhos a se adaptarem melhor

A vida é feita de mudanças, passamos por diversos ajustes ao longo de nossa vida e aprendemos a lidar com isso a cada rotina diferenciada que surge. Como adultos, quase sempre aprendemos a lidar com mais facilidade, mas e com as crianças?

Durante os primeiros anos de vida, é importante existir uma rotina bem definida, essa rotina ajuda muito na segurança da criança, mas sabemos que a vida é muito dinâmica e que seremos atravessados por muitas mudanças ao longo da vida.

Se você está passando por alguma mudança de vida, convidamos para refletir comigo esse material das situações mais comuns e algumas dicas de como facilitar esse processo.

Mudança de cidade

Famílias mudam de cidade por diversos motivos, pode ser algo já planejado, como a compra de uma casa melhor, ou algo inesperado como transferência por causa de emprego. Durante a mudança as crianças podem ter sentimentos como receio do desconhecido e medo de perder amigos, por isso é importante levar esses pontos em consideração durante essa nova etapa da vida.

Converse com seus filhos explicando a mudança, tranquilize-os mostrando curiosidades sobre a cidade, locais divertidos que poderão conhecer, parques onde poderão brincar e busque sempre entender o sentimento deles em relação a isso para poder ajudá-los. Algumas mudanças são mais tranquilas, mas para as mais complicadas você pode ainda buscar ajuda de uma profissional para essa adaptação. A conversa com uma psicóloga pode ajudar a criança a se expressar e ainda diminuir as inseguranças.

Uma dica que ajuda muito nesses casos de mudança de casa é planejar o novo quarto com a criança quando possível. Quando não for possível planejar o quarto todo, poder pensar num cantinho do quarto que ela decore como gosta.

Mudanças na família

Esse é um ponto importante que já de início aconselhamos a buscar apoio psicológico. Caso sua família esteja passando por um divórcio ou o falecimento de alguém próximo da criança, a ajuda da terapeuta será muito importante para lidar com todas emoções e sentimentos envolvidos – para você e para a criança. A busca da terapia familiar nesses casos é a mais indicada, por poder auxiliar no conjunto como um todo, mas a terapia individual também é importante para lidar com as questões mais radicais de mudança.

As mudanças familiares que envolvem perdas às vezes são mais demoradas de serem superadas, o diálogo é sempre o melhor aliado. Legitimar os sentimentos de todos na casa é muito importante.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Você sabe o que é Disciplina Positiva? Ela é uma abordagem de ensino-aprendizagem que foca especialmente no desenvolvimento da resiliência, da disciplina e do respeito. Baseada em pesquisas dos psiquiatras Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, essa teoria se tornou bastante popular nos anos 80, com a publicação do livro Positive Discipline, da Dra. Jane Nelsen. Saiba mais em www.dicaspaisefilhos.com.br 
#disciplinapositiva
  • A utilização dos canais digitais pode trazer uma série de benefícios para as crianças e adolescentes, mas também é preciso estar atento aos malefícios. Por isso, separamos alguns pontos para mantermos a atenção com nossos filhos, confira! 
#mundodigital #internet
  • O uso das telas está aumentando cada vez mais: durante os últimos anos fomos obrigados a interagir, trabalhar e estudar pela tela de um computador ou celular. Se durante a vida adulta já enfrentamos dificuldades de estar conectados às telas o tempo todo, durante a infância e adolescência o problema pode ser ainda maior. Existem algumas dicas para poder manter a utilização saudável das telas durante o desenvolvimento dos filhos, por isso separei algumas orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (www.sbp.com.br) sobre o tempo indicado de tela por faixa etária. Confira em www.dicaspaisefilhos.com.br 
#temponocelular
  • #frasesinspiradoras
YouTube
Se inscreva!