Educação Mensagens
19 abr 2022

7 filmes de psicologia que você precisa assistir!

A produção cinematográfica pode apresentar diversos pontos importantes para a nossa vida, seja por meio de filmes que transmitam emoções positivas, que mostrem a realização de sonhos, e até mesmo a superação de desafios.

Separamos 7 dicas de filmes relacionados à psicologia, para você assistir sozinho, ou até mesmo com a família! Confira abaixo uma breve descrição sobre cada um, e a Classificação Indicativa caso queira compartilhar esse momento com crianças ou adolescentes.

1- Divertidamente
(Classificação Livre)

Essa animação mostra a vida de uma menina chamada Riley, e como cinco emoções atuam em seu comportamento, pensamentos e vida como um todo. Apresentando a Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojo, é possível observar de forma lúdica como o nosso pensamento se comporta perante a sociedade. Apesar de ser um tema complexo, o filme é adorado por todas as idades, e pode ser indicado para assistir com a família toda.

 2- Soul
(Classificação Livre)

Apesar de ser definida como gênero de comédia, essa animação apresenta pontos muito importantes no desenvolvimento de crianças, como a busca de sonhos, e a jornada cativante de cooperação e ajuda ao próximo.

3- Tão Forte e Tão Perto
(Classificação para maiores de 10 anos)

Um garoto precisa aprender a lidar com o luto, após a morte de seu pai. O filme trata da elaboração do luto, como a criança lida com as situações, e demonstra diversos aspectos de comportamento da criança perante esse momento trágico da vida.

4- Billy Elliot
(Classificação para maiores de 12 anos)

Este filme apresenta a história de um jovem que rompe estereótipos para realizar seu sonho – ser dançarino! O filme apresenta uma mensagem muito importante sobre intolerância, conformismo, e como ajudar as pessoas.

5- Shine
(Classificação para maiores de 12 anos)

Essa produção apresenta a vida de um brilhante pianista, e aborda diretamente a relação com a família na construção de sua personalidade. Visualizamos todo desenvolvimento da pessoa, desde sua infância, a rejeição do pai e a busca pelo perfeccionismo – que leva a um desequilíbrio mental.

6- O Lado Bom da Vida
(Classificação para maiores de 12 anos)

O filme trata sobre o tratamento psiquiátrico e a internação do personagem principal, que se vê lutando diariamente pela sua melhoria, e tentando esquecer seu passado. O filme mostra como, com apoio e dedicação, problemas podem ser superados.

7- Precisamos Falar sobre Kevin
(Classificação para maiores de 16 anos)

O filme apresenta questionamentos no que tange a criação de filhos, como a possibilidade de não amar um filho, construção de caráter e transtornos psicológicos. É considerado um filme intenso, que aborda transtornos de sociopatia, e como as pessoas próximas, e sociedade, lidam com isso.

Bônus:

Um documentário que todos deveriam assistir!

The Mask You Live In (A Máscara Em Que Você Vive)
(Classificação para maiores de 14 anos)

Trailer: CLIQUE AQUI

Este documentário explora as definições de masculinidade existentes na nossa cultura, e como algumas atitudes prejudicam os meninos, homens e sociedade como um todo. Ao assistir esse documentário você entenderá melhor o que podemos fazer sobre isso. Indicado para todos, especialmente homens, esse documentário vai mudar sua vida.

Você já assistiu algum deles? Deixe seu comentário e nos conte sua percepção sobre a produção, e se tiver mais dicas compartilhe com a gente!

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • #dicadodia
  • #timidez #adolescentes #criançatimida
  • Vamos encorajar a autonomia das nossas crianças e adolescentes?
#educarcomamor #adolescentes
  • #sextou 😉
YouTube
Se inscreva!