Diversos
28 abr 2015

Rotina dos Filhos

Rotina dos filhos

Hoje venho dividir com vocês um pouco da minha rotina com as crianças aqui em casa. Recebo alguns emails falando sobre o assunto e também na participação que tive no grupo Minha Vida Anda esse assunto foi abordado. Aliás, vocês conhecem o Grupo no Facebook Minha Vida Anda? É um grupo no Facebook para reunir experiências transformadoras e inspiradoras de nós mamães. O grupo é uma iniciativa do Calçados Bibi e toda semana tem convidados super especiais para conversarem sobre vários assuntos relacionados a maternidade.

Como disse anteriormente na minha participação no grupo conversamos um pouco sobre rotina e hoje hoje vou falar sobre o tema. Tenho visto com muita frequência crianças sobrecarregadas de atividades fora da escola e com pouco tempo para brincar. A criança precisa ter um espaço de tempo reservado na rotina para brincadeiras! O brincar é essencial para o desenvolvimento da criança.

Aqui em casa tento fazer uma rotina tranquila para as crianças, mas confesso que fico bastante angustiada com o tempo que hoje as crianças perdem no trânsito das grandes cidades. Meus filhos saem da escola às 17:30 e alguns dias chegam em casa às 19hrs, ufa! É preciso que os pais estejam bem atentos também em relação aos deslocamentos que geram perda de tempo e cansaço para as crianças. Eu mesma estou revendo esse deslocamento dos meus filhos e já consegui dar uma aliviada no caminho de ida.

Além da escola, as crianças aqui em casa fazem natação, inglês e uma atividade extra na escola. A Luisa faz jazz e o Antonio Pedro faz futebol. Mas no dia a dia não deixo de arrumar um tempo livre para as brincadeiras e um momento para conversarmos com calma como foi dia. Sinto muita falta quando não consigo ter esse momento com as crianças a noite, isso acontece nos dias que eu tenho aula. Mas no dia seguinte sempre tomamos café da manhã juntos e colocamos o papo em dia.

No ano passado todos os dias de manhã eles tinham atividade e algumas vezes senti que faltava uma manhã livre…esse ano consegui fazer a manhã livre e vejo que eles adoram ter um dia para acordar um pouco mais tarde e escolher o que vão fazer antes da escola.

Muitas pais trabalham muito e encontram dificuldades em estabelecer o tempo com filhos. Lembre-se sempre que o importante não é a quantidade de horas e sim a qualidade do tempo que você dedica aos filhos. Não deixem de acompanhar o grupo no Facebook Minha Vida Anda, o bate papo com os convidados toda semana é realmente muito bom! Sempre que consigo me organizar estou lá participando, nos encontramos por lá.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
2 Comentários
  1. Adriana
    02/05/15 - 22h56

    Venho acompanhando as postagens deste blog e gostaria de fazer um pequeno e humilde comentário sobre o texto dedicado à rotina.
    Você começou falando da importância do tempo livre e da brincadeira na vida das crianças. Tema este já muito abordado e defendido pelos diversos profissionais que trabalham em prol da infância e da preservação da mesma. Pois, muito bem, logo em seguida relata a rotina dos seus filhos, cheia de compromissos extras, além do exaustivo tempo de trânsito no trajeto escola/casa. Ficou bastante incoerente as ideias da primeira e da segunda parte do seu texto. Como defender o tempo livre da criança, a brincadeira espontânea e criativa, tão necessária ao desenvolvimento infantil e ao mesmo tempo dar como exemplo uma rotina de crianças que fazem tres atividades fora a escola?

    • 02/05/15 - 23h02

      Adriana, boa noite. Muito obrigada pelo comentário.

      A rotina das crianças fica organizada de maneira que eles tenham tempo livre. Vou colocar os dias para ver se fica melhor.
      Na segunda, quarta e sexta de manhã – livre
      Na terça e quinta de manhã – inglês
      Sábado de manhã – natação
      Segunda a quarta na escola depois do horário – jazz ou futebol

      Mesmo mantendo essas atividades eles tem manhãs livres e mesmo no dia do inglês até a hora da escola eles brincam. O problema do trânsito é no horário da volta da escola. Inclusive optei por colocar em atividade depois da escola para sair do horário do rush e fazendo a atividade eles chegam um pouco mais tarde que antes porque o trânsito aliviou. A natação no sábado é uma opção para que o pai participe das atividades extras.

      Espero que tenha sido mais clara. Muito obrigada pelo comentário e fico muito feliz que acompanhe o blog.
      Estou a disposição.

      Beijos, Gabi

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
  • Boa reflexão
YouTube
Se inscreva!