Diversos Receitas
25 abr 2014

Sobrou ovo de Páscoa? Saiba como reaproveitar

Se você ganhou muitos ovos nessa Páscoa e não sabe o que fazer com tanto chocolate depois do feriado, saiba que é possível “reciclá-los”. Os ovos podem servir de ingrediente em diversas receitas. Depois da Páscoa, principalmente quem tem criança em casa, fica com ovos e mais ovos de chocolate esquentando na despensa. Para isso não acontecer selecionei várias receitas que os ovos podem ser reaproveitados.

Conservação
Antes de saber como usar, é importante saber conservar o chocolate para evitar surpresas desagradáveis na hora de reciclar. Os ovos devem ser armazenados em um local fresco e seco, longe de produtos com aroma muito forte, pois o chocolate absorve cheiros com facilidade. Mesmo que o ovo ainda não tenha sido aberto, o ideal é guardá-lo em um recipiente com tampa, evitando ao máximo o seu contato com o ambiente externo.

Ao contrário do que muitos pensam, a geladeira não é o local mais adequado para guardar o chocolate, porque o choque térmico cria uma condensação na casa do ovo. Mas quem possui uma adega pode usá-la para isso, pois a temperatura e a umidade do local são controladas. Nesse caso, o pote hermético se torna ainda mais importante para a conservação do chocolate, evitando que ele absorva odores dos vinhos.

Como reaproveitar
Se o ovo for todo feito com chocolate ao leite, é possível derretê-lo e utilizá-lo em diversas receitas, como mousses, coberturas, bombons, etc. Para derreter, coloque pedaços do ovo em um recipiente de vidro e leve ao microondas por 30 segundos. Retire, mexa e repita o processo até encontrar a consistência desejada.

Algumas Receitas

1) Bombom de travessa

receita-bombom-de-travessa181

Ingredientes:
. 2 latas de leite condensado
. 1/2 xícara (chá) de leite
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 300 g de amendoim tostado sem pele e picado
. 200 g de chocolate ao leite picado
. 1 lata de creme de leite

Modo de preparo
1. Em uma panela, misture o leite condensado, o leite e a manteiga.

2. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar, até começar a engrossar e soltar do fundo da panela.

3. Despeje em um refratário e deixe esfriar. Sobre esse brigadeiro, espalhe o amendoim. Reserve.

4. Em banho-maria, ou no micro-ondas, derreta o chocolate, junte o creme de leite e misture.

5. Coloque sobre o amendoim e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por 4 horas, no mínimo.

6. Na hora de servir, decore com amendoim.

2) Fondue econômico de chocolate

receita-fondue-economico-chocolate

Ingredientes
. 1 embalagem de pudim de chocolate
. 2 e 1/2 xícara (chá) de leite
. 200g de chocolate ao leite picado
. 1 lata de creme de leite sem soro
. frutas a gosto

Modo de preparo
Em uma panela, dissolva o pó para pudim no leite. Leve ao fogo e mexa sem parar até engrossar. Desligue o fogo, junte o chocolate e mexa sem parar até derreter completamente. Misture o creme de leite e transfira para uma panela de fondue. Sirva com as frutas da sua preferência.

3) Suflê de Chocolate

suflechocolate

Derreta em banho-maria uma xícara de sobras de chocolate (fica melhor se ele for meio amargo!) junto com 2 colheres de manteiga sem sal. Quando tiver uma mistura homogênea, acrescente 4 gemas batidas e reserve. Na batedeira, em velocidade alta, bata 4 claras em neve com 5 colheres de açúcar e misture ao creme que estava reservado. Coloque em forminhas untadas e leve ao forno em temperatura média por 15 minutos. E este suflê pode virar um bolo: depois de misturar as claras em neve com o creme, acrescente meia xícara de chá de farinha de trigo e uma colher de chá de fermento. Leve ao forno por 40 minutos.

Fontes: PortalGit // Correio 24horas // mdemulher.abril

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
3 Comentários
  1. 25/04/14 - 12h03

    Olá Dicas
    Uma excelente ideia esta de aproveitar o ovo de páscoa.
    Concordo com você sobre guardar o ovo de chocolate na geladeira, pois tira o brilho qual tem ficando opaco o chocolate.
    Valeu em muito partilhar estas dicas.
    Abraços sempre.
    ClaraSol.

    • 25/04/14 - 12h14

      Fico feliz que tenha gostado. Muito Obrigada!
      Volte sempre e qualquer sugestão é sempre bem vinda.
      Beijos, Gabi

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Você sabe o que é Disciplina Positiva? Ela é uma abordagem de ensino-aprendizagem que foca especialmente no desenvolvimento da resiliência, da disciplina e do respeito. Baseada em pesquisas dos psiquiatras Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, essa teoria se tornou bastante popular nos anos 80, com a publicação do livro Positive Discipline, da Dra. Jane Nelsen. Saiba mais em www.dicaspaisefilhos.com.br 
#disciplinapositiva
  • A utilização dos canais digitais pode trazer uma série de benefícios para as crianças e adolescentes, mas também é preciso estar atento aos malefícios. Por isso, separamos alguns pontos para mantermos a atenção com nossos filhos, confira! 
#mundodigital #internet
  • O uso das telas está aumentando cada vez mais: durante os últimos anos fomos obrigados a interagir, trabalhar e estudar pela tela de um computador ou celular. Se durante a vida adulta já enfrentamos dificuldades de estar conectados às telas o tempo todo, durante a infância e adolescência o problema pode ser ainda maior. Existem algumas dicas para poder manter a utilização saudável das telas durante o desenvolvimento dos filhos, por isso separei algumas orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (www.sbp.com.br) sobre o tempo indicado de tela por faixa etária. Confira em www.dicaspaisefilhos.com.br 
#temponocelular
  • #frasesinspiradoras
YouTube
Se inscreva!