Desenvolvimento Diversos Saúde
29 ago 2014

Dicas de como cuidar da higiene bucal de bebês

Muita gente não sabe, mas o cuidado com os dentes e o sorriso do bebê deve acontecer desde o nascimento, antes mesmo de aparecerem os primeiros dentinhos. Neste período não é necessária a escovação, mas são precisos alguns cuidados especiais.

E para ajudar as mamães nesse processo, a Colgate preparou algumas dicas de como cuidar da saúde bucal dos bebês de 0 a 2 anos.

De 0 a 6 meses
Nesta fase, enquanto a maioria dos bebês ainda não possui dentinhos, o ideal é fazer a limpeza da gengiva com uma gaze (seca ou umedecida) para remover resíduos. Além disso, a mãe deve ter atenção especial com a amamentação e evitar que o bebê mame por um longo período. Evitar dar mamadeira antes da criança dormir e cuidar para que ela não fique ‘passeando’ com a mamadeira na boca também são pontos importantes. Se o bebê necessitar sugar algo durante o sono, chupeta ou mamadeira de água são as opções indicadas.

De 6 a 18 meses
Nesta idade, é importante incentivar o uso de copo com bico e limpar diariamente os dentinhos com uma escova macia e apropriada para essa fase. Além disso, é importante fazer a higiene oral quando o bebê não estiver com fome ou sono, para que ele se acostume e, aos poucos, entenda o que está sendo feito. Para esse momento, a melhor posição para escovação é com a mãe sentada, segurando o bebê em seus braços.

Mesmo com os dentinhos recém-nascidos, é necessário sempre verificar se não há pontos marrons ou esbranquiçados, pois podem ser sinais de cárie. Vale ressaltar que, assim que o 1º dentinho aparecer, já é possível levar a criança ao dentista para que tenha o acompanhamento de um especialista.

De 18 a 24 meses
Já em fase de crescimento, é importante escovar os dentes do bebê, pelo menos, três vezes ao dia. Com uma alimentação mais variada nesta idade, a mãe deve limitar o número de lanches da criança para duas ou três vezes por dia e, se decidir oferecer doces ou alimentos à base de amido, uma opção é que isso aconteça logo após as refeições (seguido de escovação), já que esses alimentos são os principais causadores de cárie.

A mãe ainda deve ter consciência da importância de uma alimentação saudável e, sempre que possível, oferecer opções como frutas, verduras, cereais com leite, suco sem açúcar, entre outros, para os filhos. Assim, incentiva-se o hábito de consumir alimentos bons para a saúde da criança.

As crianças aqui de casa tem dificuldade de escovar os dentes com algumas pastas disponíveis no mercado devido ao gosto que elas tem. Acabamos de experimentar nesse último final de semana a pasta de dente da Colgate e eles amaram. A Luisa já usa a pasta dental com flúor, mas mesmo assim acabou experimentando e adorou. É muito bom poder com mais uma opção de gel dental no mercado.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Nosso perfil mudou! Agora estou com o perfil @gabriellabrandaoterapeuta 

Te espero lá!
  • Descansar é preciso. Bom final de semana

#terapia #terapiafamiliar #terapiafamiliarsistemica #autoconhecimento
  • A educação parental vem auxiliando e muitos os pais nos desafios da educação dos filhos. Os resultados são impressionantes, sempre com afeto e firmeza
#dicaspaisefilhos #educacaoinfantil #educacaoparental #terapia #terapiafamiliar
  • Algumas dicas para ajudar a ter uma boa comunicação com crianças e adolescentes

- Saiba escutar
- Acalme seu filho
- Fique na altura da criança
- Não interrompa e anote tudo o que seu filho falar
Pequenas mudanças são fundamentais para auxiliar na relação com os nossos jovens. A escuta ativa é fundamental.
#educacaoparental #dicaspaisefilhos #dialogo
YouTube
Se inscreva!