Diversos
13 jul 2015

10 regras de etiqueta fundamentais para visitar um recém-nascido

10 regras de etiqueta fundamentais para visitar um recém-nascido

Quando um bebê nasce, a alegria dos pais, familiares e amigos é contagiante e pode ser percebida instantaneamente. Todos ficam ansiosos para conhecer o bebê, parabenizar os pais, descobrir como está sendo a rotina e passar alguns momentos admirando o pequeno que acabou de chegar ao mundo.

No entanto, a visita não pode ser feita de qualquer jeito, mesmo que você tenha a maior intimidade do mundo com o casal. Seja um parente íntimo ou um amigo próximo a família, é preciso ter o máximo de compreensão possível neste momento e entender que a chegada de uma criança representa uma fase muito delicada ao pais.

Algumas dicas podem ajudar a não cometer gafes na primeira visita, no entanto, muitas coisas também podem partir do próprio bom senso. Para ajudar, tente se colocar no lugar da mãe e imagine o quanto a sua rotina mudaria com o nascimento de um bebê.

Por isso, há famílias que preferem ficar sozinhas no início para se acostumar com a presença do bebê e a nova rotina. Porém, há mães que preferem receber visitas no hospital por ter menos preocupações e outras que preferem fazer uma pequena confraternização em casa para apresentar o bebê a todos de uma só vez.

Tente conversar com os pais da criança e descubra qual é ideia deles e como proceder a visita neste momento. Na hora de ver um recém-nascido pela primeira vez, é preciso ter cuidado, bom senso e um alto nível de compreensão para ser uma companhia agradável a família. Veja 10 dicas e descubra o que você deve fazer e o que é preciso evitar antes e durante a visita:

1. Espere o momento certo
Há um momento certo para visitar um bebê recém-nascido e quem deve decidir isto são os pais da criança e não você. Se a mãe preferir receber visitar na maternidade, aproveite este momento para conhecer o pequeno. Se os pais resolverem que é melhor visitar após dois ou três meses, respeite a decisão.

Para não errar nesta parte, ligue para os pais da criança e converse abertamente sobre o assunto. Diga que adoraria visitar o bebê mas sabe que é um período difícil e que não gostaria de causar transtorno. Pergunte qual é o melhor momento para a visita e, se for muito próximo, se ofereça também para ajudar no que for preciso.

2. Marque a visita
Após descobrir com os pais qual é o melhor momento para visitar a criança, não deixe de marcar dia e hora. Se você perceber que a visita só ocorrerá daqui a um, dois ou três meses, deixe para fazer uma nova ligação mais tarde para marcar.

Nunca apareça de surpresa, mesmo que você seja a avó ou a tia do bebê. Você pode ter ido mil vezes na casa da família sem avisar, no entanto, com a chegada do bebê, tudo muda. Uma visita inesperada por causar transtornos ao casal e atrapalhar a rotina do recém-nascido.

3. Evite horários de refeições
Lembre-se que a rotina da família pode ter se tornado um verdadeiro caos e, por isso, talvez eles não estejam dando conta de fazer as refeições com calma ou de preparar algo mais elaborado para comer. Com uma visita no almoço ou na janta, o transtorno será maior ainda, pois o casal pode querer preparar algo melhor para servir.

De preferência, coma algo antes de fazer a visita e, se for muito íntimo, você pode até se oferecer para cozinhar algo a eles ou trazer uma comida pronta. Não fazer com que eles se preocupem com você, além de se preocuparem com o bebê, é a melhor ajuda que você pode dar ao casal.

4. Capriche na higienização
Bebês recém-nascidos possuem o sistema imunológico fragilizado e, por isso, cuidados de higiene são fundamentais na hora da visita. Lave bem as mãos antes de tocar no bebê ou limpe com álcool gel se o casal tiver para oferecer. Se você tiver em casa, leve o produto para fazer a higienização durante a visita.

Se a mãe autorizar a tocar ou pegar o bebê, faça isso com muito cuidado, evitando encostar no rosto e áreas sensíveis. Tenha preferência pelos pés e barriga na hora de fazer carinho.

5. Leve um mimo
A atitude não é obrigatória, no entanto, trazer algum presentinho na hora da visita pode ser agradável e até auxiliar os pais de alguma forma. Pense no que o casal possa estar precisando no momento e leve algo que ajude nos cuidados do bebê.

Um pacote de fraldas, uma mantinha, uma roupa para recém-nascido ou um brinquedo poderão ser bem-vindos. Lembre-se apenas de não errar no tamanho na hora de comprar algo.

6. Ajude como puder
Se você for íntimo do casal, se ofereça também para ajudar em alguma coisa dentro de casa, principalmente se perceber que a situação é realmente caótica. Lavar uma louça, passar um pano no chão, arrumar uma cama, recolher as roupas estendidas.

Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença para uma família com recém-nascido em casa.

7. Respeite a privacidade
Não faça perguntas indiscretas, não fique observando a mãe da criança no momento da amamentação e não faça comentários referentes ao estilo ou a forma que a mãe está cuidando do bebê. Na primeira visita, elogios e dicas úteis e válidas, se você for experiente em cuidar de crianças, são bem-vindas.

Se perceber que a mãe quer amamentar e está constrangida, talvez seja este o momento ideal para encerrar a visita. Se acabou de chegar, dê liberdade para que a mãe possa amamentar em um local sossegado e sozinha se assim preferir.

8. Não leve crianças
Nunca leve crianças para visitar um recém-nascido. É natural que os pequenos falem alto, façam bagunça, queiram tocar o bebê e deixem os pais preocupados e sem saber como agir. Levar crianças cria transtornos desnecessários e pode fazer com que a sua visita acabe sendo frustrante.

9. Não faça nada sem autorização
Não se dê a liberdade de tocar o bebê, pegar ou fazer qualquer outra coisa sem a autorização dos pais. Aceite qualquer instrução que for dada e só prossiga quando perceber que eles estão confortáveis. É comum que os pais da criança sejam muito cuidadosos neste momento e, por isso, é importantíssimo respeitar a vontade deles.

10. Não crie preocupações
Dar palpite durante a visita a um recém-nascido pode ser mal-educado e criar preocupações desnecessárias. Se a mulher for mãe de primeira viagem, talvez esteja desajeitada e um pouco confusa com a nova rotina.

Tenha delicadeza e respeite o estilo da mãe de pegar e cuidar do bebê. Se manifeste apenas quando a sua opinião for solicitada, mas com muito cuidado para não criar preocupações ou dar conselhos errados.

By: Ana Paula Bretschneider Ramos

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Nosso perfil mudou! Agora estou com o perfil @gabriellabrandaoterapeuta 

Te espero lá!
  • Descansar é preciso. Bom final de semana

#terapia #terapiafamiliar #terapiafamiliarsistemica #autoconhecimento
  • A educação parental vem auxiliando e muitos os pais nos desafios da educação dos filhos. Os resultados são impressionantes, sempre com afeto e firmeza
#dicaspaisefilhos #educacaoinfantil #educacaoparental #terapia #terapiafamiliar
  • Algumas dicas para ajudar a ter uma boa comunicação com crianças e adolescentes

- Saiba escutar
- Acalme seu filho
- Fique na altura da criança
- Não interrompa e anote tudo o que seu filho falar
Pequenas mudanças são fundamentais para auxiliar na relação com os nossos jovens. A escuta ativa é fundamental.
#educacaoparental #dicaspaisefilhos #dialogo
YouTube
Se inscreva!