Brincadeiras Diversão
30 mar 2015

Receita de massinha de modelar sem glúten!

Receita de massinha de modelar sem glúten!

Os dois posts mais lidos do blog são: Receita de massinha de modelar caseira e Quer fazer massinha de modelar em casa?

Fazer massinha de modelar em casa é uma grande brincadeira e as crianças adoram! Na próxima semana vou divulgar um vídeo fazendo a massinha de modelar em casa, espero que vocês também gostem. Mas observei que todas as receitas que eu já dei aqui no blog as massinhas contém glúten. Muito se discute hoje sobre a inclusão das crianças com alergia a glúten no ambiente escolar e resolvi pesquisar marcas de massinhas sem glúten e também uma receita para fazermos em casa de massinha sem glúten.

É importante estarmos sempre atentos aos ingredientes que estão presentes nos materiais usados com as crianças, já que muitas delas acabam colando massinha, cola, tintas e outros materiais na boca. Fique sempre atenta aos rótulos. Algumas marcas de giz de cera contém glúten! Os fabricantes de massinha de modelar para as crianças celíacas e/ou alérgicas ao trigo são: Acrilex, Maripel e Koala.

Receita de Massinha de modelar sem glúten
Ingredientes:
1 xícara de bicarbonato
1/2 xícara de amido de milho
2/3 xícara de água morna
corante vegetal, tinta guache ou suco em pó.

Modo de fazer:
Misture o bicarbonato e o amido de milho numa panela. Acrescente a água e misture novamente. Ferver até obter a consistência de um purê. Depois, deixe esfriar, amasse e acrescente o corante escolhido.

Uma opção que acabei de pensar é pegar a receita tradicional e substituir a farinha de trigo pela farinha de arroz. Ainda não testei, vou testar e aviso.

Fonte Consultada: Riosemgluten

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
11 Comentários
  1. gabriela
    26/05/15 - 15h45

    Muito massa eu fiz a massinha mas nao a caseira, a caseira é so um pouco diferente

    • 15/06/15 - 11h41

      Gabriela, tudo bem?
      Que bom. Estou a disposição.
      Beijos, Gabi

  2. Kayle
    26/09/15 - 09h42

    Olá. Estou querendo fazer pra mim pois sou alérgica a glúten e tenho que levar pra escola pra fazer um fóssil. Qualquer coisa eu aviso.
    Tchau!

    • 28/09/15 - 17h10

      Kayle, obrigada pela visita.
      Depois me conta.
      beijos, Gabi

  3. […] Massinha caseira sem glúten: http://dicaspaisefilhos.com.br/diversao/brincadeiras/receita-de-massinha-de-modelar-sem-gluten/ […]

  4. Luana
    08/02/16 - 00h38

    Eu testei com farinha de arroz no lugar da receita tradicional com farinha de trigo, e não deu certo… ficou farelenta rapidamente.

  5. Verônica
    14/04/16 - 22h13

    Olá, queria usar a massa de bicarbonato, maisena e agua para fazer uma escultura do pezinho da minha bb, quero saber se ela endurece ou nao :/

    • 21/04/16 - 19h17

      Verônica, tudo bem?
      Não sei te dizer. Ainda não fiz o teste. Nunca fiz post sobre esculturas, daí uma ótima ideia.
      Beijos, Gabriella

  6. Tatiana
    27/01/20 - 21h42

    Oi tudo bem!
    Gostaria de saber se essa macinha tem alguma durabilidade ou é igual a do trigo?

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Você sabe o que é Disciplina Positiva? Ela é uma abordagem de ensino-aprendizagem que foca especialmente no desenvolvimento da resiliência, da disciplina e do respeito. Baseada em pesquisas dos psiquiatras Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, essa teoria se tornou bastante popular nos anos 80, com a publicação do livro Positive Discipline, da Dra. Jane Nelsen. Saiba mais em www.dicaspaisefilhos.com.br 
#disciplinapositiva
  • A utilização dos canais digitais pode trazer uma série de benefícios para as crianças e adolescentes, mas também é preciso estar atento aos malefícios. Por isso, separamos alguns pontos para mantermos a atenção com nossos filhos, confira! 
#mundodigital #internet
  • O uso das telas está aumentando cada vez mais: durante os últimos anos fomos obrigados a interagir, trabalhar e estudar pela tela de um computador ou celular. Se durante a vida adulta já enfrentamos dificuldades de estar conectados às telas o tempo todo, durante a infância e adolescência o problema pode ser ainda maior. Existem algumas dicas para poder manter a utilização saudável das telas durante o desenvolvimento dos filhos, por isso separei algumas orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (www.sbp.com.br) sobre o tempo indicado de tela por faixa etária. Confira em www.dicaspaisefilhos.com.br 
#temponocelular
  • #frasesinspiradoras
YouTube
Se inscreva!