Brincadeiras Diversão
10 out 2014

Que tal trocar em lugar de ganhar?

Convite Feira de Troca de Brinquedos

Feira de Troca de Brinquedos

Hoje nossa proposta é passar um tempojunto com seus filhos em uma Feira de Troca de Brinquedos. Nada mal nestes tempos em que a ordem é reciclar, reaproveitar, renovar e dar vida útil a tudo que a gente não precisa mais. Além disso, a feira de trocar exercita duas coisas importantes no desenvolvimento de uma criança que vive em sociedade: a negociação e o desapego.

Exitem várias feiras de trocas que acontecerão durante todo o mês de outubro. Nós estaremos e numa delas e depois vamos atualizar este post com o que aconteceu.

Aqui tem dois sites com datas e locais de feiras de trocas em cidades espalhadas por todo o Brasil. Você já pode se programar!

Sesc SP Instituto Alana

O legal é que a participação nestas feiras geram vários tempos juntos! Antes de tudo, explique para seu filho (sobrinho, neto…) o que é uma feira de troca, como acontece e o quanto pode ser legal substituir um brinquedo que já não está entre os “dez mais”, por outro totalmente diferente.

Escolha com a criança quantos e quais brinquedos serão trocados. Incentive o desapego, mas deixe que ele faça suas escolhas. Às vezes, você pode se surpreender com seu filho optando trocar um brinquedo “novinho” e deixar “aquele velhinho, de muitos anos” em casa. Não esqueça de lembrar que uma vez trocado, o brinquedo não poderá ser recuperado.

Nestas feiras, em geral, você chega, recebe uma identificação e é encaminhado para seu espaço (pode ser uma mesinha ou um tapete no chão). Então, é a hora de deixar os brinquedos à mostra e sair para olhar o que as outras crianças estão oferecendo para troca. Gostou de alguma coisa? Então é a hora de oferecer o que você tem e negociar!

Em geral, aconselha-se que até os 6 anos os responsáveis ajudem na negociação. Mas não vale palpitar muito rsrsrs. Desapegue-se você também dos valores que você deu para um brinquedo (em geral relacionado a quanto ele custou) e observe seu filho demonstrando quais são os valores dele para cada coisa.

Muita coisa pode acontecer na feira: uma boa surpresa, uma troca que não deu certo, o brinquedo que ninguém se interessou. Para vocês terem uma ideia, a Patricia Camargo aqui do tempojunto, teve três experiências diferentes em apenas uma feira de troca: o filho mais velho sonhava com um dinossauro. E não é que ele trocou um carrinho de controle remoto do Homem Aranha por uma coleção com 5 dinos? Já a filha do meio olhou, olhou e não trocou seu quebra-cabeças de princesa por nenhuma outra coisa que ofereceram a ela. A mais nova trocou uma boneca de pelúcia por uma de pano. Não gostou muito. Mas acabou ganhando uma bola da Galinha Pintadinha de outra criança que não tinha conseguido trocar a bola, mas também não queria voltar com o brinquedo para casa.

Viu? Dá para fazer diferente. Então, que tal a sugestão? Quem sabe até em lugar de ganhar um presente novo, neste Dia das Crianças o presente venha de uma troca?

E tem mais ideias na no blog Tempojunto que estão a disposição de pais e mães que acreditam na construção do vínculo e no desenvolvimento das crianças pelas das brincadeiras.

Vídeo sobre a Feira de Troca – Vale a pena assistir!

guestpost
Logo_tempojunto_fundoareia

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Veja no blog www.dicaspaisefilhos.com.br algumas dicas de como proteger seus filhos dos perigos do mundo digital. #adolescentesinternet #perigosinternet #perigosonline #perigosdigitais #crimesdigitais #crimesonline #cybercrimes #cyberbullying #cuidadosonline #cresceronline
  • #brincar #criancaprecisabrincar
  • Luisa Mendes, 14 anos, minha filha e suas pinturas inspiradoras. Luisa ama desenhar, pintar e dançar. A arte faz parte da vida dela e me ensinou a pensar sobre a arte na minha vida. Eu e ela caminhos tão diferentes mas sempre tão próximos, cuidando da nossa relação e das individualidades.
Uma boa semana com muita inspiração.
  • #lugardecriançaénaescola
YouTube
Se inscreva!