Bebês e Crianças
26 mar 2021

O que você precisa saber sobre a volta às Aulas na Pandemia

Com a abertura das escolas, cuidados e orientações devem ser adotados para que os pequenos se adaptem à nova rotina com maior segurança possível.

Com certeza um dos maiores desafios enfrentados pelos pais no período de novo coronavírus será, como adaptar os filhos aos retornos das aulas presenciais, de maneira que esteja os protegendo tanto física quanto mentalmente para o momento de constante incerteza.

Foram meses de desafios em que pais, alunos e professores precisaram aprender a lidar com as aulas virtuais para crianças e adolescentes, além de se adaptarem às mudanças e principalmente à nova realidade do isolamento social. Após longos meses surge uma nova tarefa: Preparar as crianças para o retorno à escola, e ao novo normal.

Sabemos que tempos de incerteza como os que estamos enfrentando, podem desencadear nos pequenos diversos sentimentos iguais aos adultos, como: ansiedade, medo e insegurança. Por isso, alguns cuidados e uma atenção voltada a eles é de extrema necessidade para que os mantenha sempre saudáveis e encorajados a adotarem uma nova rotina.

Como preparar o retorno para a escola?
Comece conversando de forma séria e tranquila com a criança, explicando que a escola está se preparando para retornar, e que apesar dos temores ela vai reencontrar seus amigos que há tanto tempo não vê, lembrando que a escola é um local agradável e de muito aprendizado.

Acalme os pequenos dizendo que com todas as medidas de saúde sendo respeitadas o risco da contaminação se torna baixo, mas nem por isso se deve descuidar da prevenção. Nesse momento é muito bacana reforçar quais são os cuidados com as crianças, através de brincadeiras e orientações que ensinem como se prevenir e fixe de maneira divertida na mente deles a importância de se cuidar.

Ensinando os cuidados:
● Mesmo dentro de casa estimule as crianças a ficarem de máscara por um longo período para que se acostumem ao usarem na escola;
● Instrua os pequenos que todo material e objeto é de uso pessoal e individual, principalmente os que tenham maior contato com áreas de fácil contaminação, por isso nada de dividir copos, canudos e lanche;
● Ensine que mesmo que de maneira atípica, no momento o melhor é ficar
distante dos colegas na escola;
● Estimule o cumprimento de maneira segura com cotovelos;
● Demonstre a importância de ter o hábito de higienizar as mãos e usar álcool em gel constantemente.

Como dar apoio psicológico para a criança?
Como os adultos, as crianças também sofrem os reflexos emocionais do período de isolamento, tendo suas emoções e perspectivas elevadas com a situação. Nesse caso é indicado que os pais conversem com seus filhos sobre seus medos e temores de se separarem dos pais e até mesmo enfrentar a escola durante a pandemia.

Caso a criança demonstre algum temor, ou até mesmo resistência em retornar a rotina escolar, é importante que não seja forçada, respeitando o desejo dela e ajudando os pequenos a entender e assimilar a nova mudança.

Como a escola pode ajudar?
A escola pode ajudar os pais e alunos oferecendo todo o suporte necessário para que essa transição e nova adaptação seja a mais tranquila possível para as crianças. Entre eles:
● Envio de atividades específicas que orientem sobre as novas regras;
● Retorno gradual de alunos e atividades;
● Orientação voltada aos pais sobre como lidar com a mudança de rotina dos alunos.
● Oferecendo suporte de profissionais para identificar e ajudar a criança a cuidar de seus medos e traumas relacionados ao período.
● Promover e orientar sobre o uso de materiais individuais e cuidados.

Com os devidos cuidados e atenção às medidas de saúde, o retorno das crianças à escola será o mais tranquilo possível, se adaptando e adequando a rotina do novo normal.

A sua filha vai retornar às aulas? Que tal a melhor amiga dela também ficar pronta para esse momento? Na Tudo Para Boneca, você encontra uniformes personalizados para bonecas, são réplicas lindas e exclusivas de modelos originais idênticos aos que a sua pequena usa para ir na escola, além de acessórios para o dia a dia que ela vai amar.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Você sabe o que é Disciplina Positiva? Ela é uma abordagem de ensino-aprendizagem que foca especialmente no desenvolvimento da resiliência, da disciplina e do respeito. Baseada em pesquisas dos psiquiatras Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, essa teoria se tornou bastante popular nos anos 80, com a publicação do livro Positive Discipline, da Dra. Jane Nelsen. Saiba mais em www.dicaspaisefilhos.com.br 
#disciplinapositiva
  • A utilização dos canais digitais pode trazer uma série de benefícios para as crianças e adolescentes, mas também é preciso estar atento aos malefícios. Por isso, separamos alguns pontos para mantermos a atenção com nossos filhos, confira! 
#mundodigital #internet
  • O uso das telas está aumentando cada vez mais: durante os últimos anos fomos obrigados a interagir, trabalhar e estudar pela tela de um computador ou celular. Se durante a vida adulta já enfrentamos dificuldades de estar conectados às telas o tempo todo, durante a infância e adolescência o problema pode ser ainda maior. Existem algumas dicas para poder manter a utilização saudável das telas durante o desenvolvimento dos filhos, por isso separei algumas orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (www.sbp.com.br) sobre o tempo indicado de tela por faixa etária. Confira em www.dicaspaisefilhos.com.br 
#temponocelular
  • #frasesinspiradoras
YouTube
Se inscreva!