Educação
03 maio 2013

Forme seu filho como cidadão do século XXII

download (1)


Lendo um novo livro sobre Pais e Filhos, me deparei com uma lenda chinesa muito antiga, mas que achei que vocês vão gostar muito. Pode deixar que assim que eu acabar de ler o livro, comento o livro e digo se vale a pena a leitura.

“Diz uma antiga lenda chinesa que um discípulo perguntou ao mestre:

 – Qual a diferença entre o céu e o inferno?

E o mestre respondeu:
 – É muito pequena e, no entanto, tem grandes consequências. Venha, vou lhe mostrar o inferno.

Entraram em uma casa onde havia algumas pessoas sentadas ao redor de uma grande panela de arroz. Todas estavam famintas e desesperadas. Cada uma delas tinha uma colher presa pela ponta do cabo à mão, que chegava até a panela. Mas os cabos eram tão compridos que elas não podiam levas as colheres à boca. O desespero e o sofrimento eram terríveis.

 – Venha – disse o mestre, passado uns instantes. – Agora vou lhe mostrar o céu.

Entraram em outra casa, idêntica à primeira. Ali também havia uma panela de arroz, algumas pessoas e as mesmas colheres compridas, mas todos estavam felizes e alimentados.

– Não entendo – disse o discípulo. Por que estão muito mais felizes que as pessoas da outra casa, se têm exatamente o mesmo?

– Não percebeu? – sorriu o mestre. – Como o cabo da colher é muito comprido, é impossível levar a comida à própria boca com ela. Mas aqui eles aprenderam a alimentar uns aos outros.”

Allan Percy, escritor e especialista em coaching, em Nietzche para estressados 

Essa lenda chinesa resume bem uma das coisas que devemos ensinar os nossos filhos, além do espírito da solidariedade, coletividade, ensinar a olhar uma mesma situação de formas diferentes. O mundo de hoje nos exige trabalhar em equipe, em conexão com os colegas, de forma colaborativa. O isolamento é uma barreira, e a interação é essencial.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Veja no blog www.dicaspaisefilhos.com.br algumas dicas de como proteger seus filhos dos perigos do mundo digital. #adolescentesinternet #perigosinternet #perigosonline #perigosdigitais #crimesdigitais #crimesonline #cybercrimes #cyberbullying #cuidadosonline #cresceronline
  • #brincar #criancaprecisabrincar
  • Luisa Mendes, 14 anos, minha filha e suas pinturas inspiradoras. Luisa ama desenhar, pintar e dançar. A arte faz parte da vida dela e me ensinou a pensar sobre a arte na minha vida. Eu e ela caminhos tão diferentes mas sempre tão próximos, cuidando da nossa relação e das individualidades.
Uma boa semana com muita inspiração.
  • #lugardecriançaénaescola
YouTube
Se inscreva!