Desenvolvimento
19 dez 2016

Segundo filho: nove motivos para você engravidar de novo

2014-01-10-15-02-25

Ter o segundo filho pode ser a melhor decisão da sua vida e uma grande alegria. Muitas mulheres possuam receios referentes aos gastos e ao cuidado das crianças, principalmente aquelas que ainda estão cuidando de um bebê em casa.

Porém, a boa notícia é que a maioria das preocupações relacionadas a um segundo filho são mitos que, na prática, podem ser facilmente desmentidos.

Você pode pensar que será bagunça em dobro, investimento em dobro e noites mal dormidas. No entanto, a verdade é que o segundo filho trás mais alegrias em dobro do que qualquer problema. Pode acreditar.

Para provar esta tese, confira abaixo dez razões para que você decida encarar uma segunda gravidez e aumentar os membros da família. Lembre-se de que nem tudo são flores, mas a alegria do segundo bebê pode superar todas as dificuldades da gravidez e proporcionar novas maneiras de encarar a vida.

1. Segunda vez
Lembre-se de como foi a escolha do nome do bebê, acompanhar a barriga crescendo e finalmente pegar o seu filho nos braços pela primeira vez. Todos os momentos se repetirão, mas não será exatamente da mesma forma, pois cada pessoa é diferente e o novo bebê também trará alegrias e sensações distintas do primeiro.

Se você pensar em todas as emoções de ser mãe e em toda a felicidade que um filho trouxe na sua vida, encarar a gravidez passar a ser uma segunda oportunidade de viver tudo isto novamente. Claro que os enjoos, as dores nas costas e as dificuldades também aparecerão, mas serão pequenas em comparação aos bons momentos.

2. Mais experiência
Ser mãe pela primeira vez com certeza foi difícil, afinal, você provavelmente não tinha muita ideia sobre como cuidar de um bebê. Agora, com a segunda gravidez, a experiência ira facilitar muitas coisas no dia e a dia e você poderá cuidar da criança com mais tranquilidade e evitar os erros que cometeu com o primeiro filho.

3. Melhor companhia
Ao invés de causar bagunça em dobro, as crianças deixaram você mais livre para realizar as próprias tarefas com o passar do tempo. Os pequenos irão aproveitar a companhia um do outro para brincar juntos e se divertir sem que você fique tão preocupada.
Claro que as brigas podem aparecer durante a infância, mas com certeza não causarão tanto estresse. Quando o filho é único, é possível que ele queira chamar mais a atenção dos pais por falta de uma companhia para brincar nas horas livres.

4. Aprendendo a dividir
Há a ideia de que filhos sem irmãos acabam se tornando mais egoístas, pois não aprendem a dividir nada e possuem a atenção centralizada neles próprios. Claro que nem sempre isto acontece, mas pode ser um problema se os pais não tiverem muitas oportunidades para ensinar a criança a conviver com outras pessoas.
No caso de irmãos, eles terão que dividir os brinquedos e às vezes até o mesmo ambiente para dormir. As crianças terão mais chances de aprender a importância de compartilhar, respeitar o espaço do próximo e principalmente de cuidar uns dos outros.

5. Alegria em casa

Duas crianças com certeza trazem mais alegrias do que apenas uma. Você poderá aproveitar mais a infância dos dois e terá uma rotina mais animada com as crianças brincando por perto. Para os pais, conviver com os pequenos pode ser uma ótima oportunidade de relembrar a própria infância e ter uma rotina mais alegre.

6. Novos aprendizados
Se você acha que já aprendeu muita coisa com o primeiro filho, prepare-se para evoluir ainda mais com a presença do segundo. As crianças são diferentes, possuem personalidades e gostos distintos, o que fará com que você passe por muitas experiências novas.

Enquanto os pais educam e ensinam diversas coisas aos filhos, as crianças também estão ensinando aos pais novos modos de ver a vida. Permita que o seu segundo bebê abra os seus horizontes e renove as suas energias ainda mais, pois este é um dos grandes presentes que as crianças dão aos pais.

7. Orgulho em dobro
Você com certeza terá mais uma cabecinha em casa para se orgulhar. As primeiras palavras e passos, a entrada na escolinha, os primeiros amigos, as primeiras notas. Tudo será novidade e deixará você orgulhosa, mesmo que você já tenha passado por isto com o primeiro filho.

8. Família completa
Um segundo filho poderá vir para completar a família e você sem dúvidas sentirá isto na prática. Mais membros na família significa mais agitação, alegria e atividades para fazer em casa, na companhia das pessoas que são essenciais na sua vida.

Você também terá diversão em dobro quando quiser levar as crianças para passar uma tarde no parque ou fazer uma viagem em família. Ao invés de dar trabalho, os filhos se divertirão juntos e farão com que você aproveite mais o tempo na companhia deles.

9. Gastos controlados
Você estará mais sensata nas compras de produtos necessários para o segundo filho. Provavelmente não irá comprar aquelas roupinhas lindas e caríssimas que o seu primeiro bebê usou duas vezes durante a primeira infância.

Você também saberá que o creme X para assaduras não funciona tão bem e que o produto Y é muito melhor. Esta sabedoria na hora das compras evitará desperdícios e permitirá que você controle melhor os gastos, economizando mais com o segundo filho.

Além disso, muitos produtos que você comprar poderá ser utilizado pelas duas crianças, o que faz com que você aproveite melhor as mercadorias e não jogue produtos fora por validade vencida, por exemplo. Desta forma, dinheiro com certeza deverá ficar longe da lista de desculpas para não enfrentar uma segunda gravidez.

Por: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Nosso perfil mudou! Agora estou com o perfil @gabriellabrandaoterapeuta 

Te espero lá!
  • Descansar é preciso. Bom final de semana

#terapia #terapiafamiliar #terapiafamiliarsistemica #autoconhecimento
  • A educação parental vem auxiliando e muitos os pais nos desafios da educação dos filhos. Os resultados são impressionantes, sempre com afeto e firmeza
#dicaspaisefilhos #educacaoinfantil #educacaoparental #terapia #terapiafamiliar
  • Algumas dicas para ajudar a ter uma boa comunicação com crianças e adolescentes

- Saiba escutar
- Acalme seu filho
- Fique na altura da criança
- Não interrompa e anote tudo o que seu filho falar
Pequenas mudanças são fundamentais para auxiliar na relação com os nossos jovens. A escuta ativa é fundamental.
#educacaoparental #dicaspaisefilhos #dialogo
YouTube
Se inscreva!