Bebês e Crianças Saúde
06 mar 2015

Como escolher o pediatra da criança?

Como escolher o pediatra

Imagem: Pompom

Nada mais importante para um pai e uma mãe do que a saúde e o bem-estar dos filhos. Durante toda a infância, o pediatra tem um papel fundamental na vida da criança, pois irá acompanhar junto com os pais o desenvolvimento do pequeno. Por isso, a escolha precisa ser feita com muito cuidado e atenção.

O médico pediatra precisa ser de confiança e ter um amplo conhecimento de doenças infantis. É possível analisar o currículo do profissional antes de fazer a escolha, porém, há muitos outros fatores a considerar que vão além da capacidade do médico. Por isso, eleger um pediatra é algo que deve ser feito com paciência e dedicação.

Ao selecionar um médico que pareça adequado, é importante também manter um bom relacionamento e uma comunicação ativa com o profissional. É o pediatra que irá analisar qualquer tipo de problema de saúde da criança, além de dar dicas aos pais sobre o que fazer para prevenir doenças na rotina dos pequenos.

O pediatra aqui de casa adoro! Ele foi meu pediatra e temos total confiança. Não tivemos dúvida na hora da escolha porque além dele ter sido meu pediatra, é um grande amigo do meu pai, e como vocês sabem meu pai é médico.

Indicações

Os pais que já possuem experiência talvez já tenham um pediatra em mente para o filho pequeno. No entanto, quem está no primeiro filho terá muitas dúvidas e inseguranças na hora de eleger um profissional. Neste caso, o melhor método é ainda buscar indicações com outros pais de crianças pequenas.

Quem já tem um pediatra saberá dizer como é o profissional, qual a atenção que ele dedica a criança e etc. Essas informações são úteis para criar confiança na escolha e ter certeza de que a saúde do pequeno estará em boas mãos. Para quem já tem um pediatra mas o médico se aposentou ou se mudou, por exemplo, vale a pena pedir uma indicação de confiança para o próprio profissional.

O que considerar?

A opinião de outras mães com relação ao pediatra é um fator importante na escolha. Porém, há muitos outros detalhes que devem ser considerados. Um deles é o ambiente do consultório, se possui uma estrutura agradável aos pequenos e equipamentos necessários para atender as crianças.

A localização do consultório também é muito importante, pois eleger um local que não seja longe ou de difícil acesso irá facilitar bastante na hora de levar o pequeno ao médico. Conhecer o profissional de perto também é indispensável, pois o médico precisa mostrar-se atencioso, acolhedor e simpático para a criança e os pais.

Muitas crianças não gostam de ter que ir ao médico e possuem medo de ambientes de medicina. Por isso, o local escolhido precisa atrair o pequeno de alguma forma, seja com brinquedos na sala de espera ou com a simpatia do profissional. Veja se o pequeno não mostra nenhuma rejeição ou desconforto com o local escolhido.

Fique atenta!

– Ele é disponível? Você consegue falar com ele a qualquer momento? Atende o celular? Na ausência dele tem um substituto?

– Qual é o estilo do médico? Mais tranquilo? Super atencioso e detalhista?

– Você tem afinidade com o profissional? É preciso um bom relacionamento.

– Localização e custo do médico. O pediatra é um médico que você vai precisar ir muitas vezes!

Quando fazer a escolha?

Quanto mais cedo o pediatra for escolhido, mais segurança e conforto os pais terão. O ideal é que os pais iniciem essa tarefa logo no início da gestação, perguntando para outras mães sobre bons médicos e consultórios nas proximidades. Visite mais de um local para poder comparar e ver qual profissional irá atender melhor o seu filho.

Procure não deixar para fazer essa tarefa de última hora, pois você irá acabar escolhendo o primeiro pediatra que aparecer no caminho. Não espere que o seu filho precise de atendimento para fazer a escolha, já tenha os dados e informações do melhor pediatra anotado para já ter alguém em mente na hora da primeira consulta.

By: Ana Paula Bretschneider Ramos

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Nosso perfil mudou! Agora estou com o perfil @gabriellabrandaoterapeuta 

Te espero lá!
  • Descansar é preciso. Bom final de semana

#terapia #terapiafamiliar #terapiafamiliarsistemica #autoconhecimento
  • A educação parental vem auxiliando e muitos os pais nos desafios da educação dos filhos. Os resultados são impressionantes, sempre com afeto e firmeza
#dicaspaisefilhos #educacaoinfantil #educacaoparental #terapia #terapiafamiliar
  • Algumas dicas para ajudar a ter uma boa comunicação com crianças e adolescentes

- Saiba escutar
- Acalme seu filho
- Fique na altura da criança
- Não interrompa e anote tudo o que seu filho falar
Pequenas mudanças são fundamentais para auxiliar na relação com os nossos jovens. A escuta ativa é fundamental.
#educacaoparental #dicaspaisefilhos #dialogo
YouTube
Se inscreva!