Bebês e Crianças Desenvolvimento Gravidez
06 maio 2014

Como escolher o nome do bebê?

Imagem: Biramar blog

Imagem: Biramar blog

A primeira grande escolha dos pais após decidirem ter um filho, é a escolha do nome. Sem dúvida alguma a escolha do nome é muito complicada, até mesmo porque é uma escolha que será para a vida toda.

A minha experiência com a escolha do nome foi tranquila. A primeira gravidez foi de uma linda menina e logo nos surgiu a ideia de dois nomes, Luisa e Isabella. Acabamos optando por Luisa porque achamos um lindo nome e deixamos o Isabella reservado para a próxima menina que até hoje não veio.

A segunda gravidez foi de um menino, a escolha foi difícil. Inicialmente eu queria Antonio e meu marido gostava muito de Pedro, mas a Luisa já tinha tantos amigos Pedro que não queria colocar o nome no nosso filho. Até que um dia surgiu a ideia de colocar um nome composto, Antonio Pedro.

Para a escolha do nome alguns aspectos são fundamentais e considero o mais importante deles, o diálogo. Não gosto de nomes quem fazem homenagem a familiares pelo simples fato de que muitas vezes gera comparação e acho de extrema importância que cada pessoa tenha sua identidade e não seja comparada com as outras.

Algumas dicas valiosas:

1) Pense na grafia
Leve em consideração que o nome do seu filho (a) será escrito por diversas pessoas, em vários lugares. Procure uma grafia que seja simples e evite acrescentar vogais ou consoantes somente por modismo ou numerologia. O bom é que o nome seja sempre escrito de maneira correta.

2) Cuidados com as Homenagens
Pense se o motivo do motivo do nome não é apenas vaidade. O bem estar da criança vem em primeiro lugar. É preciso ter bom senso, cuidado com as homenagens aos artistas, atletas, cantores ou com as junções de nomes.

3) Nomes Compostos
Os nomes compostos são normalmente lindos mas fique atento porque na maioria das vezes as pessoas só chamam pelo apelido ou por um dos nomes.

4) Pense nos possíveis apelidos
Cuidado para não colocar um nome que possa gerar um apelido pejorativo.

5) Nomes fora de moda
Não se preocupe se o nome do seu filho está na moda. A moda vai e volta, muitos nomes que não estão na moda hoje, podem estar daqui a 3 anos e vice versa.
Para terminar recomendo também olhar o significado do nome. Hoje com a internet o significado do nome pode ser verificado muito rápido. Mas no mercado você encontra muitos livros com uma infinidade de nomes que também pode ajudar bastante.

Matéria publicada na Revista Travessura de fevereiro escrita pelo Dicas Pais e Filhos!

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Veja no blog www.dicaspaisefilhos.com.br algumas dicas de como proteger seus filhos dos perigos do mundo digital. #adolescentesinternet #perigosinternet #perigosonline #perigosdigitais #crimesdigitais #crimesonline #cybercrimes #cyberbullying #cuidadosonline #cresceronline
  • #brincar #criancaprecisabrincar
  • Luisa Mendes, 14 anos, minha filha e suas pinturas inspiradoras. Luisa ama desenhar, pintar e dançar. A arte faz parte da vida dela e me ensinou a pensar sobre a arte na minha vida. Eu e ela caminhos tão diferentes mas sempre tão próximos, cuidando da nossa relação e das individualidades.
Uma boa semana com muita inspiração.
  • #lugardecriançaénaescola
YouTube
Se inscreva!