Saúde
29 dez 2015

Meditação de Final de Ano

Meditação de Final de Ano

Meditação de Final de Ano

O ano está quase acabando. Ufa! Quantas realizações!!! As crianças terminando mais um ano escolar, as festas de fim de ano se aproximando, é hora de relaxar um pouco, reconhecer nossas conquistas e pisar no freio. Afinal, merecemos um descanso corpo e mente.

Já pensou em criar um momento relax em família colorindo Mandalas? Pode ser divertido, além do potencial calmante que esta atividade trás em si.

Mas antes de começarmos a colorir, vamos aprender um pouco sobre essas formas.

Leia também: Meditação para crianças e adultos.

AS MANDALAS
Mandalas são imagens geométricas que proporcionam foco e elevam nossas mentes. Enquanto desenhamos, colorimos ou apenas observamos uma Mandala, sem pensar ou analisás-la muito, ou ainda sem intenção de atingir um estado em particular, podemos entrar em um estado meditativo.

As crianças adoram desenhar e pintar, colorir Mandalas pode ser uma das melhores maneiras de aproveitar este passatempo favorito para inserir esta prática de yoga – de meditação.

O QUE QUER DIZER MANDALA?
A origem da palavra Mandala vem do Sânscrito, língua ancestral da Índia, e quer dizer uma forma circular com um significado simbólico. Ela representa o todo e a vida, e é possível encontra-la em várias tradições, como o Budismo, o Cristianismo, Islamismo, tradições norte-americanas, no judaísmo, entre outras.

Mandalas são círculos. As Mandalas simbolizam a essência de nossa existência porque podemos encontra-la em tudo, nos níveis micro e macro de nossas vidas.

Elas existem em todos os lugares a nossa volta: nas flores, nas conchas, nas frutas, nos flocos de neve… Em toda parte, em tudo que tem um centro que irradia de dentro para fora existe esta forma chamada Mandala.

APRESENTANDO MANDALAS PARA AS CRIANÇAS

Quando propomos colorir Mandalas para as crianças, é bom sempre explicar o que esses desenhos circulares. Por exemplo, podemos dizer: Mandalas são círculos. Onde vocês podem observar Mandalas nesta sala? Na natureza? Estamos sentados em círculo? Então estamos formando uma Mandala. O fundo de sua garrafa d’água é uma Mandala, seus brincos, etc.

Podemos perguntar às crianças quais partes do corpo humano podem ser vistas como Mandalas. Os olhos, o topo da cabeça, o umbigo? Nosso corpo todo é uma Mandala, e o umbigo é o centro dela!

Nas aulas de ioga, mostro para meus alunos uma Mandala em uma flor, como um girassol, ou levo um kiwi ou uma laranja e corto ao meio para mostrar a forma circular lá dentro.

COLORINDO MANDALAS COM CRIANÇAS
Com música calma ao fundo, todos sentados ao chão, em círculo (para mim, a postura mais confortável que descobri para colorir no chão é a da criança), cada um pode colorir sua própria Mandala variando o nível de dificuldade e detalhe de acordo com a idade, pode ser com caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, o que tiver à mão.

É importante apresentar as seguintes regras antes de começar:

1. Não falar/conversar enquanto colorir – brincar de silêncio profundo;
2. Não vale olhar a Mandala do outro antes de terminar. Caso a crianças queira mostrar para os outros depois de terminada a pintura, tudo bem, caso queira guardar somente para si, respeitamos;
3. Não existe certo ou errado, bonito ou feio – afinal, trata-se da SUA arte;
4. Não apressar as crianças para concluir logo, a indicação é colorir o mais lentamente possível, sem qualquer pressa. Se cansar, deixa para outro dia. Se acabar o tempo, deixa para continuar em outra hora.

Normalmente, colorir uma Mandala leva de 45 a 60 minutos, dessa forma, durante as aulas de ioga, deixamos 10 ou 15 minutos ao final (antes do relaxamento ou no lugar do relaxamento) para fazer esta prática. Então, vale colocar o nome atrás do papel para saber de quem é aquela Mandala e continuar em outras aulas ou em outros momentos até concluir a pintura.

Quando todos tiverem concluído, pode-se fazer uma galeria, uma exposição, pendurando a arte em algum lugar de fácil visibilidade em casa ou na sala de aula e utilizá-la como uma ferramenta para meditação, como forma para focar e acalmar. Neste caso, podemos guiar as crianças para que respirem profundamente, puxando o ar de maneira mais intensa e demorada pelo nariz e lentamente ir soltando o ar até a barriga esvaziar enquanto concentramos o olhar bem no centro da Mandala, deixando todos os pensamentos e emoções passarem, sem segui-los. Lentamente, nos concentramos mais profundamente nas formas da Mandala, em seu centro e na harmonia que ela representa – tudo muito naturalmente (cada um observa o tempo que achar suficiente).

UMA IDEIA BEM LEGAL
Uma maneira de organizar uma atividade para colorir Mandalas bem interessante é imprimir uma versão bem grande e pintar coletivamente, todos juntos. Embora esta atividade proporcione menos foco e concentração do que colorir individualmente é uma ótima oportunidade de trabalhar em equipe, decidir que cores usar, por onde começar, quem colore o quê… e neste caso, vale conversar, deixar as ideias saírem, os pensamentos fluírem.

Fica a dica!

Ana Corazza
Jornalista, mãe de um menino de 9 anos e professora de Ioga para Crianças. É embaixadora da Rainbow Kids Yoga no Rio de Janeiro. Para saber onde praticar Ioga Pais e Filhos acesse: www.facebook.com/namastekidsyogarj. Para entrar em contato com a Ana: namaste.kids.yoga.rj@gmail.com

(Fonte: este texto é inspirado, e é uma tradução livre do artigo de Gopala Amir-Yaffe, fundador do método de ensino de ioga para crianças Rainbow Kids Yoga, e poder ser lido na integra aqui: http://www.doyouyoga.com/mandala-coloring-meditation-for-kids-96460)

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
  • Boa reflexão
YouTube
Se inscreva!