Educação Leitura Para Filhos Para Pais
11 nov 2014

Preocupação com o Meio Ambiente – Almanaque Ecológico do Lucas

Almanaque Ecológico do Lucas - Dicas Pais e Filhos

Almanaque Ecológico do Lucas


Ganhei de presente no mês passado um livro que despertou bastante a minha curiosidade, mas só conheci ler mesmo esse final de semana apesar de ser um livro super rápido de ler. O nome do livro é Almanaque Ecológico do Lucas! Estamos numa luta constante de aumentar a conscientização sobre as preocupações com o Meio Ambiente e esse livro se encaixa perfeitamente nesse processo de educação que temos com os nossos filhos e também com adultos a nossa volta.

É impressionante como a consciência das crianças vêm aumentando sobre as questões ambientais e como ainda convivemos com tantos adultos que parecem não acreditar nos problemas a nossa volta. As crianças aqui em casa estudaram numa escola que trabalhava muito reciclagem e Meio Ambiente e hoje vejo como alguns hábitos são muito bacanas no dia a dia deles. A preocupação deles com a água e o lixo é algo que impressionada, a Luisa por exemplo brincamos que ela é a maior defensora do Planeta, sempre chamando atenção para a preocupação com a água do Planeta. E todo esse trabalho com as crianças continua em casa e nas escolas que eles estão hoje, mas vejo que a educação ambiental quando muito pequenos planta aquela sementinha do bem!

O Almanaque Ecológico do Lucas chama muito atenção para as questões ambientais e começa com uma frase bem impactante: “Todos nós influenciamos e aletramos a vida no nosso planeta. Daía importância de conhecermos muito bem o que podemos e devemos fazer pela nossa casa, a Terra.” Impactante porque é maioria do ser humano acha que não é problema dele e sim do outro ao lado. E na verdade precisamos mudar urgente essa mentalidade do nosso país que acaba acontecendo em várias situações. Lembre-se a mudança está sim em nossas mãos, cada um fazendo um pouquinho.

O livro percorre vários assuntos de maneira muito didática, tão legal que vou levar para a escola que trabalho e para a escola dos meus filhos. Fala sobre: Meio Ambiente, Clima, Água, Energia, Poluição, Queimada, Desmatamento, Reciclagem, Direito do Animais, Alimentos que curam, Fazendo Arte com PET, Dicas Ecológicas e etc.

Aqui vou compartilhar com vocês a parte de Fazendo Arte com Garrafa PET que adoro e já ensinei aqui no blog alguns brinquedos reciclados para fazermos com as crianças.

Fazendo Arte com Garrafa PET

As embalagens PET são 100% recicláveis e sua composição é totalmente inerte: não libera qualquer produto químico na natureza. Cada pessoa que compra um produto engarrafado em PET pode colaborar para que a reciclagem seja o destino de todas essas embalagens. Busque os postos de reciclagem mais próximos de vocês.

1) Porta Lápis Reciclado
Aqui você deve usar uma garrafa de tamanho médio ou pequeno, de modo que seu porta lápis fique mais delicado. Cortar a garrafa PET ao meio e passe fita isolante ou um elástico na borda para que o porta lápis fique caprichado.

Porta Lápis Garrafa Pet

Porta Lápis Garrafa Pet – Pinterest

2) Vaso Reciclado
Aqui o trabalho é como no caso do porta lápis, a diferença é que você pode usar garrafas maiores. Dependendo do tamanho das flores (e da quantidade) ou do tamanho do arranjo que você quer será o tamanho da garrafa que você irá usar.

Vaso de Garrafa Pet

Imagem: http://danielapereiracangiani.blogspot.com.br

Importante: Antes de fazer qualquer artesanato com garrafa PET você deve lavá-las bem e deixá-las secar, pra que não fique com restos de bebida que estraguem o seu artesanato.

Fonte: Almanaque Ecológico do Lucas – Autor: Léo Valença – PoD Editora
Onde Comprar: Site da PoD Editora

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Sem palavras! Amor maior do mundo!
  • Blocos de montar POKEMON!! Que máximo. Adoramos o #presskit da Mattel!! Mega blocks Pokemon da Mattel!! #post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade #mattel #pokemon
  • Bem assim. Já vivi isso.
YouTube
Se inscreva!