Gravidez Saúde
19 abr 2016

Qual repelente as grávidas podem usar?

Qual repelente as grávidas podem usar?

Atualmente, com a epidemia de doenças relacionadas às picadas de mosquitos, como o vírus Zika e a temida relação com a microcefalia, muito se fala em proteção para gestantes. Os cuidados orientados pelos médicos obstetras são variados, desde usar roupas longas, que cubram totalmente os braços e as pernas da futura mamãe até o uso de repelentes 24 horas por dia. É nesse momento que muitas gestantes têm dúvidas, como: Existe repelente que faz mal à gestação? Quais eu posso usar? Posso aplicar na barriga? Confira agora alguns esclarecimentos sobre essas questões.

Existe repelente que faz mal à gestação?
A resposta inicial é não. De acordo com o informativo transmitido pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância, não há impedimento para utilizar repelentes durante a gestação. No entanto, para os casos de produtos que não estão devidamente registrados na Agência, não há como garantir que não são prejudiciais.

Contudo, há restrição do uso desses produtos para crianças menores de dois anos e, para as que se encontram na faixa etária entre 2 e 12 anos, é recomendada a aplicação de, no máximo, três vezes ao dia.

Quais repelentes os obstetras recomendam usar?
Assim como toda e qualquer medicação ou produto, durante a gestação, é indicado consultar sempre o especialista em obstetrícia que esteja acompanhando a gestação para esclarecer dúvidas e conhecer as instruções de uso para o caso.

Com os repelentes não é diferente, apesar de a ANVISA conter uma lista de produtos cadastrados, os quais afirma não haver contraindicações, (É possível realizar uma consulta dos produtos devidamente cadastrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária clicando aqui) existem outras questões que devem ser levadas em consideração, como alergias da gestante à determinados produtos, que podem implicar em inflamações e tornarem-se incômodos à gestação. Por isso, assim que descobrir ou estiver planejando a gestação, consulte o ginecologista obstetra e informe-se sobre o repelente ideal para você.

O repelente pode ser aplicado diretamente na barriga?
Sim. Contudo, a indicação ideal é que o repelente seja aplicado nas áreas expostas do corpo, mas, caso a barriga fique exposta em determinados momentos, é essencial a aplicação do produto na região.

De uma maneira geral, o ideal é que o repelente seja o último produto a ser aplicado, não havendo problemas em utilizá-lo por cima de outros cosméticos já utilizados pela gestante, desde que esses estejam autorizados pelo obstetra. A intenção é que o repelente funcione como uma fina barreira protetora para a futura mãe.

Fonte: Clínica Bed Med

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Amigos da vida 💖
70 anos da Tia Rutinha!!
  • Bom dia 💖💖💖🙏🏻🙏🏻
  • Boa semana
YouTube
Se inscreva!