Diversos Gravidez
23 dez 2014

Dicas para viajar grávida e aproveitar melhor o fim do ano

Fim de ano tem cheiro, humor e ar festivo, não é mesmo? Mas não é só o Natal e as festas que deixam essa época do ano mais animada. A perspectiva de alguns dias de folga ou até mesmo férias, deixa todo mundo mais feliz e relaxado naturalmente.

Então porque não aproveitar o ritmo de final de ano e viajar mesmo estando grávida? É a oportunidade perfeita para descansar um pouquinho antes do bebê chegar e mudar sua rotina para sempre.

viajando grávida - dicas pais e filhos

Foto: Jamie In Bytown

Em geral, é possível viajar tranquila até o 7º mês de gravidez, mas o melhor é consultar seu médico para ter certeza e para obter melhores orientações em relação às suas férias.Depois é só seguir algumas dessas dicas para planejar sua viagem, olha só:

1 – Escolha bem o seu destino
Viagens internacionais não são recomendadas, pois envolvem normalmente muito tempo viajando. Voos longos podem ser bem desconfortáveis durante a gravidez e com certeza existem bons destinos de viagem mais próximos de onde você mora.

O ideal é escolher um lugar que esteja no máximo há duas ou três horas de avião. Se o destino que você deseja é especial, mas longe de onde você mora, tente desdobrar o trajeto em dois dias e dormir em alguma cidade no meio do caminho. Se for viajar de carro, pode ser a melhor opção.

Se possível, evitar viajar para locais isolados ou que não tenham atendimento médico por perto. Assim, vai ser muito mais fácil relaxar e curtir suas férias sem ter que se preocupar com situações de emergência.

2 – Planeje-se
Se organizar com um pouco de antecedência vai te ajudar a aproveitar ainda mais as suas férias. Faça uma lista de tudo que precisa levar com você, como remédios, o caderninho onde você anota os dados da sua gravidez e telefones de emergência, como os de familiares e da assistência médica no local onde você escolheu viajar.

Lembre-se também de planejar seu roteiro com folga. Inclua nos seusplanos tempo suficiente para ir ao banheiro várias vezes, parar para descansar e até mesmo eventuais atrasos de voos. Aliás, se isso acontecer, leve um travesseiro de viagem para relaxar e tirar uma soneca aonde você estiver.

Se achar que pode precisar ir ao banheiro com mais frequência, leve também lencinhos umedecidos e álcool gel para garantir.

3 – Mala de grávida é diferente
Durante a gravidez, conforto é ainda mais importante. Por isso, na hora de fazer sua mala, escolha bem suas roupas e calçados. Se você sabe que vai andar bastante, leve sapatos confortáveis. Melhor ainda se forem do tipo que você só precisa enfiar o pé, sem ter que se abaixar para amarrar cadarços. Sapatilhas são ótimas para combinar com as roupas mais arrumadas e costumam acomodar bem os pés inchados. Mas não servempara quem planeja andar muito, pois não tem amortecimento. Neste caso, prefira um tênis.

Se as suas férias vão durar mais do que os feriados do final do ano, leve roupas com espaço suficiente para a barriga que não para de crescer. Malhas, maiôs e biquínis não costumam ser um problema, mas roupas de algodão como calças jeans e vestidos, podem não acomodar mais sua barriga daqui duas semanas.

4 – Aproveite a viagem
Não importa qual destino que você escolheu viajar, nem se vai de avião ou de carro. Alguns cuidados são essenciais para que você possa realmente relaxar e aproveitar a viagem.

Tente alongar algumas vezes ao dia para diminuir inchaços, queimações e câimbras. Se possível, levante e dê uma volta pelo corredor do avião de vez em quando. Se estiver de carro, pare para se esticar e caminhar a cada duas horas, por exemplo. Você também pode usar meias de compressão para melhorar a circulação, se preferir.

Se costuma sentir dores nas costas, leve uma pequena almofada de viagem ou enrole um suéter para se apoiar enquanto estiver sentada.

5 – Se alimente bem
Muitas viagens são a oportunidade perfeita de experimentar novos pratos e sabores. Mas não esqueça de se manter saudável durante as férias. Prefira as frutas e verduras para continuar ingerindo vitaminas e sais minerais, além de evitar constipação. Apenas fique alerta à qualidade da água e aos cuidados de higiene local. Evite vegetais crus ou frutas que já foram servidas sem casca.

Aonde for, leve sempre uma garrafa d’água e lanches saudáveis, como frutas secas, barras de cereais e biscoitos integrais. Assim, você sempre vai ter algo à mão se precisar. Se manter hidratada é especialmente importante durante a gravidez e ainda reduz a sensação de náusea.

6 – Relaxe!
Gravidez é a época perfeita para relaxar. Mesmo que você adore viagens de aventura, compras ou conhecer novos lugares, se for viajar durante a gravidez escolha descansar. Ou pelo menos planeje várias pausas durante o dia, de preferência em lugares que você possa sentar e colocar os pés para cima.Tire este tempo para respirar, observar os arredores e recarregar as baterias.

Se caminhar bastante em um dia e se sentir cansada, tire o dia seguinte para ler um livro à beira da piscina, por exemplo. Assim, você repões as energias e fica pronta para mais um dia de passeios.

No mais, aproveite suas férias para descansar em todas as oportunidades. É natural se sentir cansada durante a gravidez, pois o seu corpo está trabalhando a todo vapor para desenvolver o seu bebê.

Por isso, mesmo que você não possa viajar nos feriados do fim do ano, aproveite para ficar em casa, descansar e dormir o máximo que puder. Deixe aquela faxina de fim de ano para outro dia, quando uma amiga ou parente possa te ajudar.Se você descansar bem no feriado, vai se sentir melhor e com mais energias para enfrentar os próximos meses e a ansiedade de esperar o seu bebê.

Fonte: Guest Post

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Novidades Nestlé!! A nestlé tem duas novidades perfeitas para deixar seu café da manhã ainda mais gostoso: as granolas Crocantes Nescau e Cheerios!!!!
Amei meu presskit! Muito obrigada
#nestlebrasil #nestle #granolacrocantenescau #granolacrocantecheerios
  • Bom dia
  • Boa noite
  • A Baby Gym é a 1a Academia para Bebês.
Na 'academia' as atividades acontecem em forma de brincadeiras para possibilitar o melhor desenvolvimento motor, sensorial, emocional e social do bebê e da criança. As atividades são feitas com a participação de um acompanhante (mãe, pai, baba, vó...) para que os mesmos além de participarem desse desenvolvimento, darem continuidade ao estímulo em casa. @meubabygym.niteroi
YouTube
Se inscreva!