Gravidez
21 ago 2015

Diástase pós gravidez: exercícios para deixar a barriga reta após o parto

Diástase pós gravidez: exercícios para deixar a barriga reta após o parto

Ter um filho é um dos momentos mais especiais na vida de qualquer mulher, mas a gestação não é feita apenas de alegrias e emoções, principalmente no que envolve os sintomas e transformação do corpo. Uma das piores consequências da gravidez, para muitas mães, é o fato do corpo não sair ileso aos meses de gestação, ocasionando um ganho de peso, flacidez e até mesmo complicações de saúde.

A diástase corresponde a um problema super comum durante a gravidez, que é a separação dos músculos do abdômen. Esta separação costuma ocorrer após o 5¬º mês de gestação, formando espécies de “buracos” entre a musculatura. O diagnóstico, feito por um fisioterapeuta, pode ser dado facilmente através do toque na região do abdômen.

O problema não ocorre com todas as mulheres e é mais comum naquelas que não estão acostumadas a fazer exercícios abdominais antes da gravidez. Em alguns casos, a musculatura volta rapidamente ao normal devido a fatores genéticos, enquanto que em outros, o processo pode ser lento e exigir muito esforço próprio.

Para acabar com a diástase e recuperar a barriga de antes da gravidez, é preciso apostar em uma série de exercícios que trabalham a musculatura, através do acompanhamento de um fisioterapeuta. Cada caso apresenta variação no nível do problema e necessidades diferentes de exercícios.

No entanto, algumas atividades de fortalecimento poderão ser feitas em casa para ajudar no processo de recuperação da barriga. Além disso, não esqueça também de cuidar da alimentação, que é fundamental para quem quer perder peso após a gravidez. Veja alguns exercícios para fazer em casa e não deixe de um consultar um fisioterapeuta para avaliar o seu caso:

Abdominal encolhida
Para fazer este exercício, basta deitar de costas, flexionar os joelhos, apoiar os pés no chão e manter os braços dobrados atrás da cabeça. Leve a cabeça e as pernas em direção ao peito, deitando em forma de “u”.
Este exercício deve ser feito com um mínimo de cinco repetições e um máximo de 20 ao dia. A atividade mexe com toda a musculatura abdominal, sendo um exercício completo para trabalhar a região do abdômen.

Fortalecimento da pélvis
Deite, flexione os joelhos e coloque as mãos cruzadas sobre o abdômen (próximo a virilha). Respire e expire com calma enquanto levanta a cabeça lentamente, puxando a musculatura com as mãos.
O exercício deverá ser feito até 50 vezes ao dia e ajuda a trabalhar os músculos do abdômen e do assoalho pélvico ao mesmo tempo, sendo excelente para a recuperação do corpo no período pós-parto.

Exercícios de Kegel
Muito adotado no período pós-parto, os exercícios de Kegel ajudam no fortalecimento da pélvis e também no combate a incontinência urinária. A atividade contribui para a recuperação do corpo e, quando feita durante a gravidez, pode ajudar também a facilitar o processo do parto.
Para realizar o exercício é bem fácil, basta deitar com os joelhos flexionados e elevar o quadril, fazendo com que as pernas e joelhos formem um ângulo de 90°. Faça o exercício lentamente, controlando a respiração e se possível ao som de uma música calma, transformando o momento da atividade também em um processo de relaxamento do organismo.

Eu sofri muito com a diástase depois da gravidez do Pepe e muitas pessoas me falaram que a situação piora quando a pessoa têm dois filhos muito perto um do outro. Até hoje acho a minha barriga ruim 🙁 mas com certeza valeu muito a pena. Não tem coisa melhor na vida de uma mulher que a maternidade.

by: Ana Paula Bretschneider

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