Gravidez Saúde
02 dez 2014

Citomegalovírus na gestação: saiba o que é e os riscos

Citomegalovírus na gestacao - Dicas Pais e filhos

Imagem: Mundo das Tribos

O período da gestação é uma das épocas mais sensíveis na vida de qualquer mulher. As transformações no organismo e a fragilidade emocional podem causar uma debilitação maior das defesas corporais, o que exige também mais atenção com a saúde. Com a formação de uma nova vida, os cuidados com a organismo tornam-se prioridade, pois a contração de vírus, doenças e infecções apresentam mais riscos para a mãe e para o bebê.

Entre todas as possibilidades negativas, o citomegalovírus se encontra entre as viroses que, quando contraídas na gestação, podem causar sérias sequelas ao bebê. No entanto, o vírus é inofensivo na maioria dos casos, principalmente porque a maioria das mulheres já contraíram antes da gravidez e possuem anticorpos desenvolvidos. Porém,o citomegalovírus não apresenta sintomas e a única maneira de diagnosticar é por um exame de sangue.

Características do citomegalovírus
Parente da já conhecida herpes e muito comum na população em geral, o citomegalovírus é um vírus que atinge pelo menos 50% das mulheres antes da primeira gravidez. Fácil de contrair e silencioso, muitas pessoas nem sabem que já estiveram infectadas, pois o organismo não demonstra nenhum sinal. Quando a infecção ocorre antes da gravidez, a mulher desenvolve anticorpos suficientes e, por isso, é muito raro que o vírus seja passado ao feto.

No entanto, o problema ocorre quando a mulher contrai o vírus pela primeira vez durante a gravidez. Pela falta de anticorpos já formados, os riscos de afetar o bebê são maiores. No entanto, há muitas crianças que nascem com o vírus e não desenvolvem nenhum problema de saúde. Nos casos em que as sequelas são identificadas, a doença é diagnosticada como citomegalovirose congênita.

Riscos para o bebê
A citomegalovirose congênita é uma doença pouco comum, porém, quando ocorre, pode causar anomalias no organismo do pequeno e até mesmo levar a morte da criança. A maneira como o vírus age no organismo infantil varia muito, tendo casos de crianças que já nasceram com alguma sequela e outras que apresentaram anomalias anos após o nascimento.

De todas as crianças que contraem o vírus, o número das que desenvolvem sequelas não chega a 15%. Porém, quando ocorre, é possível que a criança tenha problemas como perda da audição, crescimento limitado, irritações na pele, alteração no tamanho dos órgãos e até distúrbios psicológicos. Mesmo que seja algo raro, é importante tomar alguns cuidados durante a gravidez, principalmente as mamães que nunca contraíram o vírus.

Como prevenir
O citomegalovírus é tão comum que pode ser contraído até mesmo por beber no copo de outra pessoa. A transmissão ocorre através do contato direto a secreções e fluidos do corpo de uma pessoa contaminada. Coisas simples como limpar o nariz de uma criança ou dar um beijo na boca podem ser suficientes para contrair o vírus.

Como a maioria das pessoas já se infectaram alguma vez na vida, as grávidas que nunca foram vítimas do vírus devem tomar mais cuidados. Durante a gestação, redobre os cuidados com higiene, lave bem as mãos com frequência e evite compartilhar talheres ou copos com outras pessoas.

By: Ana Paula Bretschneider Ramos

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
2 Comentários
  1. Natália Araújo
    09/12/14 - 20h29

    Tive esse problema.
    Meu filho tem desenvolvimento um pouco atrasado.
    Endureceu o pescoço depois dos seis meses, sentou-se sozinho depois dos dez e agora com 1 ano e 9 meses esta engatiando.
    Tudo no tempo dele, mas tenho Fé qu tudo dará certo!

    • 10/12/14 - 09h07

      Natália, bom dia!
      Obrigada por acompanhar o Dicas Pais e Filhos e ter contribuído.
      Tenha fé sim e ele vai fazendo tudo no tempo dele. É preciso respeitar o tempo de cada um.
      Volte sempre. Beijos, Gabi

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Muito amor numa foto só! 💖💖
  • Como não compartilhar....
YouTube
Se inscreva!