Bem Estar Diversos Gravidez
09 maio 2014

As vitaminas fundamentais na Gravidez

vitaminasgestacao

O post de hoje é sugestão de uma querida leitora do blog que pediu para falar sobre as vitaminas importantes na Gravidez. Manter uma alimentação saudável durante a gestação é fundamental para garantir que o bebê se desenvolva de maneira saudável enquanto ainda está dentro da sua barriga. A formação inicial de sua estrutura física e cerebral fará diferença no seu desenvolvimento a longo prazo.

As vitaminas são muito importantes durante a gravidez, neste período a mulher deve reforçar as doses de algumas delas para garantir o bom desenvolvimento do bebé e da mãe, mesmo antes de engravidar ou logo que descubra a gravidez deve começar a ácido fólico, uma vitamina extremamente importante na formação do feto e no desenvolvimento normal do tubo neural.
A partir do segundo semestre, o seu médico deve receitar um complemento vitamínico próprio para grávidas, já com as quantidades necessárias para uma gestação saudável. Mas isso tudo é muito relativo.

Nas duas gestações que tive, só tomei ácido fólico no primeiro trimestre e depois não fiz mais uso de vitaminas. Fazia meu pré natal certinho, mas o médico não indicou o uso de nenhum complemento vitamínico. É importante acompanhar toda a gestação e com um médico de confiança.

Vitaminas para grávidas

Durante a gravidez e durante a amamentação as necessidades de vitaminas aumentam, a ingestão das quantidades de algumas vitaminas e minerais na gravidez são importantes para o desenvolvimento saudável do feto. As vitaminas para grávidas normalmente contém:

– Ácido fólico
– Ferro
– Cálcio
– Vitamina D
– Zinco
– Vitamina B6
– Vitamina C
– Cobre
– Ácidos graxos ômega 3
– Vitamina A
– Vitamina E

VITAMINA A
Participa do desenvolvimento das células, coração, aparelho circulatório e digestivo do bebê.
Onde encontrar: Óleos de peixe, gema de ovo, frutas vermelhas e amarelas, vegetais amarelos, vermelhos e verde escuros.

COMPLEXO B
Essa família inclui as vitaminas B1, B2, B3, B6, B12 e o ácido fólico. Elas contribuem para a formação de células novas. A vitamina B6 ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e a B12 é importante para a produção de células vermelhas no sangue.
Onde encontrar: Vegetais, grãos integrais, carne, peixe e leite.

VITAMINA C
Essa vitamina ajuda a produzir tecidos novos, portanto é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Além disso, ela ajuda o organismo a absorver o ferro dos alimentos.
Onde encontrar: Frutas cítricas, papaia, vegetais verdes e batatas

VITAMINA D
É fundamental para a absorção do cálcio e para o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê.
Onde encontrar: Peixes de carne gordurosa, como salmão, ovos, margarina e manteiga. Mas lembre-se: tomar banho de sol nos braços e pernas por 15 minutos sem protetor é fundamental para sintetizar essa vitamina.

VITAMINA E
É antioxidante que ajuda a defender as células.
Onde encontrar: Germe de trigo, gema de ovo, sementes, margarinas, nozes e vegetais verdes.

Alguns exemplos de complexos vitamínicos para grávidas:

– Femme (laboratório Aché)
– Materna (laboratório Wyeth)
– Nativit (laboratório Sigma Pharma)
– Damater (Laboratório Shering Plough)

O Damater foi o primeiro suplemento vitamínico-mineral indicado para os períodos de pré-concepção, gestação e amamentação, com a dose de ácido fólico – 2mg por dia – recomendada pela FEBRASGO.

Vamos lembrar que cada gestação é uma gestação. E que cada pessoa tem uma necessidade especial. A gestação deve ser acompanhada regularmente por um médico de sua confiança.

Qual vitamina que vocês grávidas estão tomando?

Fontes: Revista Crescer

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
7 Comentários
  1. 09/05/14 - 16h52

    Muito bom! Importantíssimo estarmos atentas ao que ingerimos durante a nossa gestação. É preciso muito cuidado com a alimentação, já que o que comemos interfere diretamente no desenvolvimento dos nossos bebês. Eu (Carol) tomei “Materna” como suplemento alimentar durante a minha gravidez e amamentação =). Bjos

  2. Michelle
    22/02/16 - 12h48

    Vou começar a tentativa de engravidar e estou tomando DTN-Fol. A ginecologista disse que posso iniciar já e durante a gravidez também devo tomar.
    Antes, por uns 4 meses, eu estava tomando o Lavitan Mulher.

    • 28/02/16 - 12h43

      Michelle, é sempre bom seguir as orientações do médico.
      Boa gravidez! Beijos e obrigada Gabi

  3. SulaBlanc
    05/07/16 - 14h50

    Olá gostaria de saber se faz mal tomar a Damater nas primeiras semanas de 1 a 8 semanas no caso? pois geralmente os Ginecologistas indicam que se tome a partir de 10 semanas mais ou menos.
    E se por exemplo a pessoa já esta tomando no período pré-concepção e então descobre que esta grávida a pessoa deve parar de tomar ?

    • 18/07/16 - 16h34

      Só realmente procurando um especialista.
      Beijos Gabriella

  4. Andreza Carmo
    14/11/16 - 12h57

    Boa tarde

    Estou querendo me preparar para ser mãe, minha gine me receitou o dtn fol
    Mas esqueci de perguntar ela, se tenho q parar com anticoncepcional e já começo com dtn FOL… Alguém sabe me dizer como funciona????

  5. Bianca
    04/10/17 - 21h05

    Olá!
    Estou com 26 semanas de gestação e espero um lindo menino!
    Comecei meu pré natal com uma médica, mas a mesma entrou de licença maternidade e não pude continuar o pré natal. Ela me passou um remédio chamado ‘natele’ que venho tomando desde então. Porém hoje fui a farmácia e o farmacêutico me indicou “lavitan mulher” disse que são as mesmas vitaminas e o preço é mais em conta. Alguém já tomou essa vitamina ? É recomendável ?
    Estou fazendo o pré natal com um médico do sus e ele me indicou apenas sulfato ferroso. O que é insuficiente.

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
  • Boa reflexão
YouTube
Se inscreva!