Diversos Vídeo
27 jan 2015

Vídeo: Adaptação Escolar

O primeiro dia na escola é sempre bem difícil. Não é a toa que encontramos vários textos, vídeos e até mesmo livros sobre o assunto. A minha experiência com a adaptação das crianças na escola foi bem tranquila. A Luisa foi para a escola com 1 ano e meio, ficava um período de 3 horas na escolinha. Era uma escola que eu gostava muito e tinha total confiança. A Luisa não teve dificuldade em se adaptar, não me lembro de traumas ou choradeiras sem fim. Ela já fazia uma atividade uma vez por semana nessa escola e isso ajudou muito porque ela já estava completamente ambientada. A Luisa me deu trabalho quando o Antonio Pedro nasceu porque ela não queria mais ir à escola, para ficar comigo e o bebê em casa. Essa fase foi mais difícil até porque eu estava insegura, me sentindo culpada pelo segundo filho e ela acabava se aproveitando da situação. O que ajudou e muito nesse momento foi levar para a escola um brinquedo que a Luisa gostava muito e nesse caso foi o Barney, que ela era alucinada por ele.

O Antonio Pedro foi para a escola com 1 ano certinho, ele fez um ano em janeiro e em fevereiro já estava na escola. Ele foi para a mesma escola da Luisa e isso ajudou muito! A Luisa adorava procurar o irmão para paparicar e quando ele chorava levavam ele para ver a Luisa. A adaptação dele correu super bem! O Pepe sempre foi mais independente e isso ajudou muito.

Essa é a minha experiência com a adaptação dos meus filhos na escola e hoje selecionei algumas dicas que eu realmente acredito que ajudem e muito nesse processo.

1. A primeira delas é que os pais devem estar seguros quanto a opção de colocar o filho na escola e seguros em relação a escola. Se vocês não estiverem seguros, a criança absorve essa ansiedade e tudo fica bem mais complicado.

2. Prepare o seu filho antes dele ir a escola. Não esconda nada, conte a ele quanto tempo ele vai passar na escola, que você não vai estar por perto mas que pessoas muito legais vão estar lá. Fale dos amiguinhos e das atividades que ele vai desempenhar na escola.Mas não exagere para a criança também não ficar frustrada.

3. O tempo mínimo para que o responsável fique na escola é de 2 ou 3 dias. Mas cada criança tem um tempo e a escola deve respeitar esse tempo. A dica importante é que você nunca deve sair da escola sem se despedir do seu filho. Por favor, não saia escondido. A criança precisa saber se você está por perto ou não. A confiança por parte da criança não pode falhar.

4. É fundamental que os pais se envolvam no processo de adaptação. Você deve conhecer bem a escola, as instalações, rotinas, professores, profissionais que vão interagir com o seu filho. Conhecer outros pais ajuda muito seu filho a fazer as novas amizades. Que tal um programa com o amiguinho novo da escola no final de semana?

5. E uma última dica e super importante em diversas idades é estimular a autonomia do seu filho sempre! A autonomia sempre traz mais segurança para a criança em qualquer processo.

No ano de 2014 passei por um novo período de adaptação aqui em casa, porque troquei as crianças de escola. Mas acho que transmiti tanta segurança para eles em relação a nova escola que eles se adaptaram super bem. Mas como o Pepe estava com 4 anos e a Luisa com 5 fui preparando eles ao longo do ano de 2013 para tentar facilitar a adaptação. Estimulei muito a autonomia dos dois, fomos na festa junina da escola, conhecemos algumas pessoas que estudavam na escola antes mesmo do ano letivo começar.

Pais seguros, crianças seguras. Boa sorte!

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Bom dia
YouTube
Se inscreva!