Diversos
05 ago 2016

Transição do quarto infantil – Como lidar com as mudanças

Uma intensa correria acompanha o espaço de nove meses da espera do bebê. As cores claras imperam num padrão repetido por muitas famílias, e tornando o quarto do bebê um local onde imperam os temas infantis na decoração, desde o papel de parede até a mobília utilizada.

A partir dos dois anos e meio, quando eles já andam e são capazes de sair de seus próprios berços, é chegada a hora de novas mudanças. O que deve mudar ou permanecer nesse novo ambiente? Sabemos que as casas sejam elas próprias ou alugadas adquirem a personalidade de quem as frequenta. Os quartos destinados às crianças seguem o mesmo movimento.

Transição do quarto infantil – Como lidar com as mudanças

O berço já é uma lembrança daquele tempo em que eles necessitavam de maior proteção e fazerem a transição para a cama se configura em um momento mais tenso para os pais do que para os pequenos, que provavelmente já conseguem descer dos mesmos sozinhos e necessitam de mais espaço para se aventurar. A poltrona, bastante utilizada nos primeiros tempos pode permanecer no local. Isso porque esses móveis são itens versáteis e que cumprem com um papel tanto decorativo quanto funcional, segundo o site www.agenteimovel.com.br. Além disso, segundo o mesmo portal, eles conferem um tom de personalidade à decoração.

Muitas pessoas costumam investir no ambiente desde a compra de uma casa nova, optando por aquelas que trazem segurança. É importante verificar que mesmo com as crianças crescendo não abrir mão da segurança, sendo sempre bom manter remédios e objetos perigosos em locais de difícil acesso.

Alguns pais, nesse processo, preferem ir incorporando as diferenças aos poucos, optando por ir retirando as grades, para em seguida trocá-las por camas. O enxoval também sofrerá uma mudança, com a chegada de novos que lembrem o universo vivido pelo seu filho no momento, podendo-se investir em temas que eles curtam. As cores podem ir aos poucos deixando de ser neutras, e passando a ter tons mais vibrantes.

Transição do quarto infantil – Como lidar com as mudanças

Os brinquedos podem ser organizados de maneira que eles os encontrem facilmente, afinal, à priori não são itens decorativos e sim práticos. Aqueles que não são mais usados podem ser doados, abrindo espaço para novos. Uma boa sugestão na hora de renová-los é investir nos jogos educativos e de montar, que agregam um conteúdo lúdico e didático ao mesmo tempo. Eles podem ser guardados em baús de fácil acesso.

Aos três anos a grande maioria das crianças já começa a frequentar as escolas e a aprenderem suas primeiras letrinhas. Que tal incorporar uma mesa onde eles possam se adaptar a essa fase, desenhando e pintando? Uma prateleira de livros para sua faixa etária também ajudará e poderá ser útil de colocada à uma altura em que o pequeno alcance. Assim ele poderá explorar sua “biblioteca” particular bem à vontade.

Transição do quarto infantil – Como lidar com as mudanças

Antes de mais nada é necessário que as crianças se sintam parte do processo, sendo comunicadas antecipadamente sobre alterações num cantinho da casa que elas aprenderam a amar e são de fato seus. Dessa maneira, com amor e criatividade, é possível continuar o processo de crescimento, que mais na frente terá outras etapas tão importantes quanto esta.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/4/41/c0/site1374371703/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 282
YouTube
Se inscreva!

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0