Diversos
17 abr 2017

Tios e sobrinhos: como criar uma relação de confiança e amor

Tios e sobrinhos: como criar uma relação de confiança e amor

A chegada de um bebê é uma alegria para toda a família. Pais, avós, bisavós, tios, primos, amigos íntimos… Todos esperam com ansiedade pelo dia da primeira visita, a hora de conhecer o bebê e de passar momentos deliciosos na companhia da criança amada.

Todos os adultos próximos à criança desempenham papeis fundamentais para a educação, o crescimento saudável e o desenvolvimento das habilidades cognitivas do pequeno. Os pais podem cuidar dos detalhes mais importantes, mas os avós, tios, primos, amigos darão sempre aquela mãozinha e se tornarão pessoas especiais na vida e rotina da criança.

No caso dos tios, o papel é de grande importância e é necessário que haja esta consciência desde o nascimento do sobrinho. Os tios podem se tornar companhias fundamentais e grandes amigos da criança, construindo laços fortes de amor, confiança e amizade. Para isto, é preciso ser um tio ou uma tia presente, acompanhar grandes momentos durante o crescimento do pequeno e dar a atenção ao que a criança precisa e nas formas de ajudar aos pais.

1. Momentos importantes
Os tios podem acompanhar junto aos pais os momentos importantes da vida da criança. Que tal fazer uma visitinha após o primeiro dia na escolinha e levar o sobrinho para passear durante as férias de verão? Seja uma companhia presente e, se possível, ajude a cuidar do sobrinho quando os pais tiverem algum compromisso.

Quanto maior for o convívio com o sobrinho, mais fácil será construir uma relação ideal e se tornar uma referência para a criança, sendo alguém que o pequeno pode contar e confiar além dos pais.

2. Relação leve

Os pais podem ser mais rígidos na educação dos filhos, mas os tios, por outro lado, costumam ser uma presença mais leve e divertida. Se torne o tio brincalhão, aquele que faz a criança chorar de rir e participa das brincadeiras que muitas vezes os pais não estão dispostos a participar.

Que tal brincar com o sobrinho, fazer desenhos juntos, coletar conchas na praia e jogar bola no quintal de casa? Deixe que o pequeno ajude a dar vida para a sua criança interior e com certeza uma relação maravilhosa poderá ser construída. Apresente brincadeiras novas para a criança, incentive a imaginação e ajude a mostrar o mundo para o seu sobrinho.

3. Alguém para se confiar
É muito legal quando os tios se tornam uma presença que vai além dos momentos de brincadeira e diversão. Nem sempre as crianças se sentem confortáveis em contar coisas que aconteceram aos pais e ter outra pessoa para dividir as dúvidas e aflições poderá ser muito lucrativo ao pequeno.

Tente se tornar aquele tio que pode dar conselhos, ajudar o pequeno quando ele se meter em alguma confusão e acompanhar também pequenas coisas que acontecem na rotina escolar.

Desta forma, você será alguém presente durante toda a infância e também na adolescência, oferecendo orientação e um ombro amigo quando for necessário e ajudando aos pais a identificar possíveis problemas relacionados aos filhos.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Muito amor numa foto só! 💖💖
  • Como não compartilhar....
YouTube
Se inscreva!