Diversos
12 set 2016

Sete segredos para criar um filho otimista, positivo e determinado

Sete segredos para criar um filho otimista, positivo e determinado

Ver o filho feliz, bem-sucedido e motivado com a realização dos próprios sonhos é o desejo de qualquer mãe e pai. Diferente do que muitas pessoas imaginam, o sucesso não é um privilégio de apenas algumas pessoas, pois todas as conquistas na vida estão ao alcance de quem se esforça.

A educação que uma criança recebe em casa pode contribuir muito para transformá-la em um adulto competente e confiante. Muitas vezes sem saber, os pais cometem deslizes que ferem a autoestima dos filhos e faz com que o pensamento negativo e preocupações desnecessárias ganhem espaço.

Se você quer contribuir para que o seu filho cresça com sabedoria e confiança, pense primeiramente em como você mesma enxerga a vida. Você é uma pessoa otimista e positiva? Como reage com os fracassos e com as conquistas?

Para alcançar esse objetivo, talvez seja necessário que você adote um estilo de vida mais positivo e que também irá influenciar no dia a dia da criança. Veja abaixo algumas dicas fundamentais para que o pensamento positivo, o ânimo e o esforço se tornem regras básicas para a sua família:

1. Valorize o esforço
As crianças precisam ser elogiadas pelo esforço e dedicação e não por serem inteligentes ou ágeis. Não tente criar um gênio em casa e cuide para não fazer com que o seu filho pense que é bom o suficiente para conseguir o que quer e que não necessita de esforço.

Crianças que foram muito valorizadas podem se tornar grandes mentirosos, incapazes de reconhecer as suas próprias fraquezas. Não importa se o seu filho é o mais inteligente da escola, mostre-se orgulhosa apenas quando ele se esforçar, independentemente do resultado ser bom ou ruim.

2. Contribua com a autoestima do seu filho
Não compare o seu filho com outras crianças, com irmãos ou com colegas de aula. Se ele se mostrar desmotivado, ajude a animar e fazer com que a criança sinta-se capaz de realizar conquistas com o esforço próprio. Chamar o seu filho de “burro” é tão negativo quanto chamar de “gênio” e poderá ter grandes consequências.

Para garantir que a autoestima não será um problema, elogie o seu pequeno pelos feitos mais simples. Ele tomou a iniciativa de lavar a louça? Tirou uma nota boa no trabalhinho da escola? Dê atenção para as realizações e procure saber o que houve sempre que ver o seu filho desanimado.

3. Brinque com a imaginação
A imaginação não é apenas uma brincadeira, mas uma força poderosa nas crianças que deve ser fortalecida. O seu filho sonha em ser um super-herói? A sua menina se imagina como uma princesa? Dê corda para esses pequenos sonhos, pois eles fortalecem a autoestima e a motivação das crianças.

Mais do que isso, ensine o seu filho a cultivar os sonhos e mostre que a força para realiza-los está dentro dele mesmo. Lembre-se de sempre falar no esforço, na dignidade e na honestidade, para que as conquistas sejam realizadas por merecimento e com a consciência limpa.

4. Desencoraje a preguiça e a desmotivação
A falta de motivação muitas vezes é fruto de pensamentos negativos ou da incapacidade de ver benefícios nos esforços. Se o seu filho não quer fazer algo ou não se sente disposto, pergunte sempre o motivo e faça com que ele enxergue vantagens em correr atrás do que deseja.

Com um empurrãozinho, o motor chamado motivação pode ser recarregado facilmente. É tarefa dos pais dar sempre este empurrão para que os filhos possam perceber que serão recompensados assim que o esforço der os frutos desejados. Não deixe o seu filho desistir de algum sonho ou acreditar que algo é impossível.

5. Mostre a força do pensamento positivo
O pensamento positivo pode não fazer um carro cair do céu, mas com certeza é capaz de consertar qualquer problema de autoestima. Proíba frases como “eu não posso”, “eu não consigo” ou “eu não sou capaz” em casa. Diga ao seu filho que essas palavras possuem uma mágica forte de fazer o mau para quem pronuncia.

Um exercício interessante é colocar a criança na frente do espelho e fazer com que ela repita e grite frases como “eu posso tudo”, “eu sou linda”, “eu amo todo mundo, eu amo a minha família”. Quando ditas em voz alta, essas frases ajudam a colocar a informação no subconsciente, garantindo resultados positivos no dia a dia.

6. Seja um exemplo
De nada adianta você querer ensinar ao seu filho a ser uma pessoa positiva e determinada se você não é assim. Os pais precisam dar o exemplo, se tornando grandes inspirações de vida aos pequenos. O seu filho com certeza irá se influenciar ao perceber que você só pensa positivo e não tem medo do fracasso.

Se você ainda não se considera uma pessoa positiva e determinada, ainda há tempo de mudar as próprias convicções. Treine consigo mesma a mágica dos bons pensamentos e tome decisões que já deveria ter tomado há muito tempo. O seu poder de ação e decisão ajudará as crianças a perceber que só precisam agir e ter confiança para vencer todas as etapas da vida.

7. Comemore e agradeça cada conquista
Cada conquista deve ser encarada com muita gratidão e comemoração, sejam coisas pequenas ou grandes. Aprenda a se auto recompensar sempre que conseguir algo novo. Por exemplo, se você corre cinco quilômetros todas as semanas e de repente conseguiu avançar e correr 10 quilômetros em um dia, dê um presente a você mesma.

Esta atitude faz com que você valorize o próprio esforço e seja grata pelo o que é capaz de fazer. Com as crianças, o ensinamento deve ser o mesmo: dê uma recompensa ao pequeno sempre que for mais longe e, se for possível, arrume um jeito para que ele mesmo possa se recompensar.

Ensine sempre que a gratidão é um sentimento fundamental para a felicidade. Cada passo deve ser dado com muito amor e gratidão por Deus e pela vida. Quem não sabe ser grato também não sabe desfrutar das próprias realizações.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Bom domingo 💖💖
  • Feliz São João
Card: #humorinteligente
  • É difícil entender que essa luz está conosco e acessa. Mas é preciso. Sem fé não vamos a lugar nenhum....
YouTube
Se inscreva!