Diversos Reciclagem
08 abr 2016

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Neste post vou falar em como arrumar o cantinho de brinquedos para as crianças sendo criativo e gastando pouco. Vou dar dicas e exemplos de soluções práticas usando materiais bem fáceis de conseguir ou que talvez até já se tenha em casa. Lembrando que quanto mais específicos formos em termos de arrumação mais independentes elas serão na hora de escolher suas brincadeiras, e também mais fácil será para guardarem os apetrechos depois.

Pra conseguir organizar os brinquedos da criançada sem se perder é bom fazer bastante uso de nichos, por isso é nele que vamos focar aqui. Hoje em dia, existe mil e uma soluções para deixar a vista os brinquedos sem deixar a casa com cara de desarrumada. Basicamente qualquer tipo de armazenador, seja de pano, plástico, metal, entre outros, tem grande potencial para se encaixar na função de guardar brinquedos. Ah, e não se preocupe com as aparências, porque organizadores também ganham vida própria na decoração basta se planejar o ambiente ja contando com eles.

Algumas sugestões eu mesma criei e outras “emprestei” da web. Todas elas porém se encaixam perfeitamente na ideia de reciclar ou reaproveitar o que se tem em casa na hora de organizar brinquedos.

Bolsas de TNT ou tecido

Você ja pensou em usar aqueles protetores de bolsa de TNT ou tecido que muitas vezes ficam esquecidos no canto do armário? Pois é, eles podem ser usados para armazenar alguns brinquedos. Que tal guardar bonecos de pelúcia ou espadas dentro deles?

Olha como é fácil:

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Imagem: Dea Mendes

O truque aí é colocar um bichinho de pelúcia para fora do saco, para poder sinalizar o que tem dentro dele. A mesma dica, serve para espadas:

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Imagem: Dea Mendes

Para espadas, outra solução também é coloca-las numa lixeira de escritório alta, ou também em um porta guarda-chuvas. Aqui em casa eu já tinha uma lixeira ideal para isso, foi só remaneja-la.

Cestos de Roupas

E que tal resolver de uma vez o problema das bolas juntando elas todas num grande cesto de roupas?

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Imagem: Dea Mendes

Este branquinho ai, emprestei da minha área de serviço. Queria mostrar em foto o resultado e reinforçar a ideia de que muitas vezes temos a solução para nossos problemas na nossa frente e não vemos. Este cesto, bem despojado, talvez fique mais bonito num ambiente aberto, tipo numa varanda ou quintal. Aqui na minha casa, como as bolas ficam guardadas na sala de brinquedo mesmo, optei por outro cesto (também de roupas) da Tok e Stok, que julguei mais interessante por poder fecha-lo com zíper além de dar um colorido na sala.

Bom, se você gostou da idéia mas não tem ou não esta disposto a comprar um novo, uma dica boa e barata é comprar online pelo www.alixepress.com, lá tem boas soluções para isso, veja só:

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Imagem: Aliexpress

E aproveitando que estamos falando em cestos, achei duas imagens no Pinterest que inspiram muito dentro deste tema reciclar. Olha que interessante:

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Imagem: Pinterest

Repare que os dois tipos de cestos não são feitos para serem presos a parede, mas o uso como tal fez toda diferença na hora de expor o conteúdo. O cesto de plástico vermelho que é super simples e bem comum, ficou um charme com a descrição do conteúdo em sua tampa aberta. Poderia também, até servir para colocar brinquedos, como por exemplo bonecas ou dinossauros. Ja imaginou alguns cestos destes dispostos um ao lado do outro na parede? Daria uma arrumação bem despojada e atrativa ao ambiente infantil. Ja o organizador de metal saiu das prateleiras direto para um lugar de destaque na parede. Ficou bem interessante e também pode ser coringa na hora de guardar livros ou brinquedos. E você, será que não tem algum cesto, caixa, saco de TNT ou coisa parecida sobrando aí na sua casa que faça surtir o mesmo efeito?

Organizador de Roupas Suspenso

Outra dica fácil e barata é aquele clássico organizador de roupas feito para armários que não tem gavetas. Bom, para quem ja se aventurou a ter um desses (eu…) sabe que a longo prazo o tal artifício fica inviável, todo troncho basicamente e a roupa não fica assim tão arrumada… Pois é, mas não há mais motivo para se desfazer dele. Olha só esta opção que achei navegando no Pinterest.

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Imagem: Pinterest

Achei tão viável esta ideia, que até compraria novamente só para ter esta finalidade. Como as caixas de jogos são duras, o organizador fica com uma aparência perfeita sem ficar “troncho”. Pra quem não tem estantes o suficientes para colocar jogos, taí uma ótima opção. Coloquei até algumas opções com preços ao lado só para se ter uma ideia. Nada mal não é?

Caixas transparentes multi-uso

Estas caixas também são um ótimo coringa na arrumação, desde que sejam todas do mesmo estilo dá para deixar-las a vista sem problemas. Elas tem um ótimo custo benefício e por serem transparentes ajudam as crianças na hora de brincar e guardar. Elas existem em vários tamanhos e servem para guardar qualquer coisa. Então para remanejá-las de função é muito fácil. O dia que estes brinquedos deixarem de ocupa-las, terão outras finalidades. No momento olha para que estão servindo:

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Imagem: Dea Mendes

Potes de utensílios ou comida

Aqui vão mais duas imagens provenientes do Pinterest que me chamaram a atenção. Quem nunca ganhou de presente ou comprou algum quitute embalado em um grande pote e na hora de jogar fora ficou com pena? Pois é, dependendo do tamanho do pote dá para reaproveitá-lo como um organizador decorativo. Basta escolher um brinquedo (de preferencia o mesmo que será visto dentro do conteúdo do nicho, ex: carrinhos) cola-lo sobre a tampa do pode e pintar tudo da mesma cor (tampa e brinquedo decorativo). Olha que charme que fica:

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Imagem: Pinterest

Lembrando que para manuseio infantil o pote nunca deve ser de vidro. Não posso especificar exatamente qual é o material acima, mas o mesmo serve apenas para exemplificar a ideia.

Organização e sugestões para cestos e caixas.

Não posso negar que sou fã de caixas, especialmente as coloridas e decoradas. Para o quarto de crianças aqui da minha casa optei por caixas coloridas, mas como não tinha um lugar certo para elas, mandei fazer uma banqueta especial para armazená-las. Sim… As caixas vieram antes do móvel, e a partir dele todo restante da decoração do quarto.

Se for procurar por móveis que ajudem a guardar estes nichos, as vezes uma boa ideia e um bom marcineiro resolvem seu problema. Aqui em casa foi assim que surgiu o tal móvel que falei acima. Anotei num papel as medidas das caixas junto com o desenho e entreguei a ele. O resultado esta ai abaixo, foi exatamente o que queria por um preço bem mais em conta que na loja. As vezes com o profissional certo e uma boa ideia se consegue ótimos resultados.

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Imagem: Dea Mendes

Essas caixas coloridas na época comprei na Oba Arquitetura, mas hoje já existem similares na Etna e outras opções online. Por exemplo:

Colagens2122

Ainda falando sobre móveis interessantes na organização dos nichos, existe a opção de reciclar algum móvel da casa. Aqui no blog mesmo tem um post Reaproveitando o Berço que dá ótimas dicas sobre o tema, vale a pena ver!

Finalizando, o sucesso da arrumação vai depender inteiramente do quanto a criança entendeu o que você preparou para ela. Os materiais usados para organizar não precisam ser sofisticados mas devem estar ao alcance dela e conter uma linguagem descritiva fácil. Espero que estas idéias de arrumação sirvam para mostrar como se pode criar um canto de brinquedos organizado usando materiais inusitados à um custo baixo.

Abaixo, algumas imagens de ambientes infantis que usam nichos organizadores com criatividade e bom gosto.

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Imagem: Pinterest

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Imagem: Pinterest

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Imagem: Pinterest

Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

Imagem: Pinterest

By: Andrea Mendes

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Novidades Nestlé!! A nestlé tem duas novidades perfeitas para deixar seu café da manhã ainda mais gostoso: as granolas Crocantes Nescau e Cheerios!!!!
Amei meu presskit! Muito obrigada
#nestlebrasil #nestle #granolacrocantenescau #granolacrocantecheerios
  • Bom dia
  • Boa noite
  • A Baby Gym é a 1a Academia para Bebês.
Na 'academia' as atividades acontecem em forma de brincadeiras para possibilitar o melhor desenvolvimento motor, sensorial, emocional e social do bebê e da criança. As atividades são feitas com a participação de um acompanhante (mãe, pai, baba, vó...) para que os mesmos além de participarem desse desenvolvimento, darem continuidade ao estímulo em casa. @meubabygym.niteroi
YouTube
Se inscreva!