Diversos Festas
22 out 2013

Preparando o batizado

Normalmente o batizado do bebê é a primeira grande comemoração, evento desde o nascimento da criança. Por ser o primeiro grande evento e uma cerimônia religiosa, as mamães costumam preparar tudo com muito cuidado para não fazer feio.

O batizado dos meus dois filhos foi preparado com bastante antecedência, não gosto de nada correndo, e foram maravilhosos! Me emocionei demais e foi sem dúvida alguma um marco muito importante. Vou dividir com você algumas dicas de como preparar um batizado, colocar umas fotos do batizado das crianças no final e falar um pouco do significado do batismo.

O batizado é muito celebrado pelas famílias do Brasil, o maior país católico do mundo, segundo o IBGE.

Na celebração do batismo, o padrinho e a madrinha se comprometem a acompanhar a criança em seu crescimento na vida cristã. No início da cerimônia, o padre exige dos pais o compromisso de educar o filho ou a filha na fé. E do padrinho e da madrinha exige o compromisso de ajudar o afilhado, com a palavra e com o exemplo, a viver sua vida cristã.

Os padrinhos representam o exemplo a ser seguido na fé cristã. Cabe aos padrinhos, tanto quanto possível, acompanhar o afilhado na iniciação cristã, juntamente com os pais. Os padrinhos tem que ser batizados, católicos, fiéis aos preceitos da Igreja e terem 16 anos completos ou maturidade suficiente para assumir tal responsabilidade.

O batismo é o sacramento que torna a pessoa um Filho de Deus, Discípulo de Cristo, Templo do Espírito Santo, Membro da Igreja. “É o primeiro dos sete sacramentos, a porta de entrada para a vida cristã. Não se recebe nenhum outro sacramento sem o batismo”, diz o Padre Antonio Aparecido Pereira.

O padre unge o peito de cada criança que está no colo da madrinha com o óleo dos catecúmenos, pedindo que a força de Cristo penetre na vida dela, como aquele óleo, em seu peito. No momento do batizado, a madrinha segura a criança e o padrinho fica ao lado. E, após o ritual, o padrinho entrega simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: `Recebe a luz de Cristo´. Essa vela grande é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo. A criança é levada pela madrinha à pia batismal, o padre derrama água em sua cabeça e diz: eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Ao final da cerimônia, o padre lembra que, pelo batismo, a criança recebeu a vida nova da graça simbolizada naquela veste branca.

Algumas dicas para se ter sucesso no batizado do seu filho:

1. Igreja
Escolha a paróquia de sua preferência e se informe sobre quando são realizados os batizados e com quanta antecedência precisa ser agendado. Isso varia de acordo com o lugar. Não deixe para a última hora! Verifique também se a cerimônia será coletiva ou individual.

2. Padrinhos
Organize a vida dos padrinhos. Eles precisam participar dos encontros preparatórios (cursinhos de batismo) e separar a documentação necessária.
Os padrinhos podem dar para a criança o kit batismo que é composto da vela, toalha e medalha para o berço com o Divino Espírito Santo, uma ótima opção de presente, uma recordação para a vida toda, lindo!

Zilda Alves Bebê

Zilda Alves Bebê

Zilda Alves Bebê

Zilda Alves Bebê

Zilda Alves Bebê

Zilda Alves Bebê

3. Fotografia
Escolha o fotógrafo e combine que imagens você quer para lembrar esse dia tão importante.

4. Convite
O convite deve ser impresso e entregue em mãos. Se preferir não entregar convite impresso, um convite pessoal é a alternativa. Hoje em dia encontramos convites maravilhosos para o batismo, lembre-se que normalmente é uma cerimônia mais íntima da família.

Flavia Mendes Design

Flavia Mendes Design

Flavia Mendes Design

Flavia Mendes Design

5. Roupa do Bebê
Escolha a roupa do bebê. Tradicionalmente, ela é oferecida pela madrinha, mas isso não é obrigatório. O modelo deve ser branco (a cor faz parte do ritual). A zilda Alves Bebê tem vários vestidos lindos.

Zilda Alves Bebê

Zilda Alves Bebê

Zilda Alves Bebê

Zilda Alves Bebê

6. No dia
– Chegue à igreja com meia hora de antecedência, no mínimo, e peça que os padrinhos façam o mesmo.
– É simpático oferecer um café da manhã ou um brunch após a cerimônia, já que a maioria dos batismos acontece na parte da manhã.
– As lembrancinhas devem ser bem “clean”, lembre-se que se trata apenas de lembrancinha para recordação e não presente para os convidados.

Algumas idéias inspiradoras:

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Flávia Mendes Design

Flávia Mendes Design

Flavia Mendes Design

Flavia Mendes Design

Flavia Mendes Design

Flavia Mendes Design

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
18 Comentários
  1. Evelyne Fraga
    12/09/14 - 11h06

    Olá, Gabriella

    Sou Evelyne, mulher do Pablo. como vai?
    Iremos ao Brasil e outubro/novembro, e gostaríamos de fazer o batizado da Luisa.
    Mas, Pablo não é batizado na igreja católica e eu sim.
    Pensei em fazer o batismo em Aparecida do Norte. MAs, também queria fazer uma comemoração, e sendo lá, ficaria complicado, já que minha família mora em volta redonda e minha sogra no rio.
    você tem alguma dica para que eu faça no rio. Uma vez me disseram que tem a Igreja brasileira, que não tem problemas com as religiões dos pais.
    Um beijo
    EVelyne e Luisa

    • 12/09/14 - 12h50

      Oi Evelyne, tudo bem? Que prazer ter você aqui.
      Tenho que pesquisar essa questão, realmente não conheço igreja aqui no Rio que faça batismo dos filhos se um dos dois não for batizado.
      Você sabe alguma informação a mais sobre a Igreja Brasileira (localização?) O Pablo não quer se batizar? Porque ai ficaria mais fácil.
      Vou procurar saber. Qualquer coisa manda email direto para gabriellabrandao@dicaspaisefilhos.com.br
      Obrigada por acompanhar o Dicas Pais e Filhos. Beijos e, todos!!

    • Dayane
      23/10/14 - 20h21

      Oie Evelyne essa igreja brasileira não existe mais já há algum tempo .. E seus batizados não eram válidos perante a igreja católica .. Inclusive quem foi batizado por ela teve q se batizar novamente .. Foi o q aconteceu comigo e meus irmãos que acabamos por ser batizados novamente já adolescentes

      • 23/10/14 - 22h30

        Dayane,
        Muito obrigada pela ajuda e por acompanhar o Dicas Pais e Filhos.
        Beijos, Gabi

  2. Dayane Leal
    09/12/14 - 01h45

    Boa noite,tudo bem? Então, vou batizar minha princesa Sofia neste domingo e vou fazer um almoço depois da cerimônia, e queria saber que tipo de música deve passar, sendo que na ocasião também é o aniversário dela. Vc pode me orientar? Obrigada!!

    • 10/12/14 - 09h11

      Dayane,
      Bom dia! Tudo bem?
      Desculpa a demora em responder! Sendo aniversário acho que você deve colocar as músicas que ela gosta. Ela tem preferência de música? No aniversário de 1 ano das crianças coloquei música de criança mesmo.
      Estou a disposição. Muito obrigada, beijos

  3. Eliete
    26/04/15 - 17h58

    oi, boa tar minhas filha vai fazer 5 anos gostaria de saber a roupa ideal para essa idade

    • 27/04/15 - 16h20

      oi Eliete, tudo bem?
      Eu colocaria um vestido branco liso.
      Você pensou em que?
      Beijos e obrigada
      Gabi

  4. Samara medeiros
    07/01/16 - 00h26

    Olá, muito boas suas dicas, mas tenho 2 dúvidas, podes me ajudar?
    1- sabes me informar se durante a festa de batizado existe alguma cerimônia a ser feita
    Por exemplo antes de servir o almoço ou antes de cortar o bolo e servir os doces, como e em q momento eu sirvo o bolo, e se tem algum “cerimonial” antes?

    2-qual trilha sonora posso usar na festa de batizado, meu filho tem apenas 8 meses?

    • 15/01/16 - 23h35

      Samara, tudo bem? Muito obrigada por acompanhar o blog.
      Eu não fiz nada na festa de batizado das crianças. A trilha sonora eu coloquei algo só instrumental bem baixinho.
      Beijos, Gabi

  5. 18/03/16 - 23h30

    Que vestido de 11 anos eu usaria ?????

    • 25/03/16 - 14h24

      Boa tarde, favor entrar em contato com a loja do post.
      Obrigada, beijos Gabi

  6. jacinta
    06/05/16 - 18h15

    Eu vou batizar n próximo ano e nao sei o que preparar.pesso dicas?

    • 08/05/16 - 22h18

      Boa noite. Que tipo de dicas você precisa? Beijos Gabi

  7. Sonia
    17/10/16 - 16h14

    Que tipo de roupa poderia usar no batizado em uma menina de 13 anos

  8. Viviane
    18/11/16 - 10h31

    Oi queria uma ajuda o batizado dos meus filhoa será em breve. E quero saber se quem oferece o almoço são os pais ou os padrinhos? Com irgencia por favor, e obrigado desde ja!

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Sem palavras! Amor maior do mundo!
  • Blocos de montar POKEMON!! Que máximo. Adoramos o #presskit da Mattel!! Mega blocks Pokemon da Mattel!! #post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade #mattel #pokemon
  • Bem assim. Já vivi isso.
YouTube
Se inscreva!