Diversos
21 abr 2017

Perigos da internet: como controlar e proteger os seus filhos

Perigos da internet: como controlar e proteger os seus filhos

Pixabay

Em muitas famílias, o contato com a tecnologia acontece desde a primeira infância. Os pequenos já estão acostumados com computadores, notebooks, tabletes e smartphones e crescem em um ambiente em que o uso de aparelhos digitais é comum e esperado.

Nesta nova geração, as ferramentas tecnológicas são úteis na educação, na formação das habilidades cognitivas, interação e entretenimento para as crianças. Porém, pais e responsáveis precisam ficar de olho: a internet também oferece conteúdo pouco produtivo e perigos que podem afetar a vida real.

Famílias que não se importam com o conteúdo que os filhos acessam na rede e não se preocupam em orientar as crianças adequadamente, acabam correndo mais riscos. Não é difícil ver casos de pornografia infantil e até sequestros originários de contatos que os pequenos fizeram pela rede.

Para prevenir que a criança se envolva em crimes ou que acesse conteúdo impróprio para a idade, os pais podem contar com a ajuda de ferramentas que já existem nos sistemas de computadores, além de programas a parte que ajudam a manter o controle.

Além disso, é fundamental que a criança aprenda em casa que esses riscos existem. Afinal, mesmo que o computador da família seja controlado, o pequeno ainda poderá acessar máquinas em casas de amigos e correr os mesmos riscos quando os pais não estão por perto. Por isso, as ferramentas digitais são tão importantes quanto às orientações familiares.

Ferramentas
Conte com a ajuda de ferramentas como o “Windows Live Proteção” que permite criar usuários, limitar tempo de acesso e ainda conferir tudo o que foi acessado no computador. Outra opção interessante é o “Desktop Mágico”, um programa que custa R$ 6,90 por mês e permite que a criança acesse apenas os sites escolhidos pelos pais.

Há também alguns aplicativos que fazem este serviço de proteção em tabletes e smartphones. Uma opção interessante é o Net Nanny, um navegador especial disponível para aparelhos IOS e Android. Com o Net Nanny a criança ou adolescente poderá acessar a internet livremente sem riscos de acabar visualizando conteúdo impróprio.

Proteção do Windows: http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/30233.tutorial-de-como-configurar-a-protecao-para-a-familia-no-windows-8-controle-dos-pais.aspx

Desktop Mágico: http://seguranca.uol.com.br/controle-dos-pais/#rmcl

Oriente os seus filhos
Não tenha medo de estar “invadindo” a privacidade do seu filho. Até os 18 anos, você é responsável por ele e tudo o que for necessário para garantir a segurança das crianças e adolescentes precisa ser feito.

Além do uso das ferramentas, um monitoramento constante também é importante. Verifique históricos do computador, tenha as senhas do seu filho e estabeleça um canal de comunicação eficiente dentro de casa.

Tudo será mais fácil se o seu filho tiver liberdade para contar as coisas que acessou, se conheceu alguém pela internet ou se baixou algum programa recentemente. Para que isto funcione, é preciso ter autocontrole e saber orientar a criança de forma tranquila e com respeito.

O seu filho não irá confiar em você se achar que você perde a cabeça facilmente e que irá brigar com ele por algo que fez na rede. Por isso, crie um ambiente familiar em que as crianças se sintam à vontade para contar tudo o que acontece com elas e para pedir conselhos quando tiverem alguma dúvida relacionada ao uso seguro da internet.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Novidades Nestlé!! A nestlé tem duas novidades perfeitas para deixar seu café da manhã ainda mais gostoso: as granolas Crocantes Nescau e Cheerios!!!!
Amei meu presskit! Muito obrigada
#nestlebrasil #nestle #granolacrocantenescau #granolacrocantecheerios
  • Bom dia
  • Boa noite
  • A Baby Gym é a 1a Academia para Bebês.
Na 'academia' as atividades acontecem em forma de brincadeiras para possibilitar o melhor desenvolvimento motor, sensorial, emocional e social do bebê e da criança. As atividades são feitas com a participação de um acompanhante (mãe, pai, baba, vó...) para que os mesmos além de participarem desse desenvolvimento, darem continuidade ao estímulo em casa. @meubabygym.niteroi
YouTube
Se inscreva!