Diversos
21 abr 2017

Perigos da internet: como controlar e proteger os seus filhos

Perigos da internet: como controlar e proteger os seus filhos

Pixabay

Em muitas famílias, o contato com a tecnologia acontece desde a primeira infância. Os pequenos já estão acostumados com computadores, notebooks, tabletes e smartphones e crescem em um ambiente em que o uso de aparelhos digitais é comum e esperado.

Nesta nova geração, as ferramentas tecnológicas são úteis na educação, na formação das habilidades cognitivas, interação e entretenimento para as crianças. Porém, pais e responsáveis precisam ficar de olho: a internet também oferece conteúdo pouco produtivo e perigos que podem afetar a vida real.

Famílias que não se importam com o conteúdo que os filhos acessam na rede e não se preocupam em orientar as crianças adequadamente, acabam correndo mais riscos. Não é difícil ver casos de pornografia infantil e até sequestros originários de contatos que os pequenos fizeram pela rede.

Para prevenir que a criança se envolva em crimes ou que acesse conteúdo impróprio para a idade, os pais podem contar com a ajuda de ferramentas que já existem nos sistemas de computadores, além de programas a parte que ajudam a manter o controle.

Além disso, é fundamental que a criança aprenda em casa que esses riscos existem. Afinal, mesmo que o computador da família seja controlado, o pequeno ainda poderá acessar máquinas em casas de amigos e correr os mesmos riscos quando os pais não estão por perto. Por isso, as ferramentas digitais são tão importantes quanto às orientações familiares.

Ferramentas
Conte com a ajuda de ferramentas como o “Windows Live Proteção” que permite criar usuários, limitar tempo de acesso e ainda conferir tudo o que foi acessado no computador. Outra opção interessante é o “Desktop Mágico”, um programa que custa R$ 6,90 por mês e permite que a criança acesse apenas os sites escolhidos pelos pais.

Há também alguns aplicativos que fazem este serviço de proteção em tabletes e smartphones. Uma opção interessante é o Net Nanny, um navegador especial disponível para aparelhos IOS e Android. Com o Net Nanny a criança ou adolescente poderá acessar a internet livremente sem riscos de acabar visualizando conteúdo impróprio.

Proteção do Windows: http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/30233.tutorial-de-como-configurar-a-protecao-para-a-familia-no-windows-8-controle-dos-pais.aspx

Desktop Mágico: http://seguranca.uol.com.br/controle-dos-pais/#rmcl

Oriente os seus filhos
Não tenha medo de estar “invadindo” a privacidade do seu filho. Até os 18 anos, você é responsável por ele e tudo o que for necessário para garantir a segurança das crianças e adolescentes precisa ser feito.

Além do uso das ferramentas, um monitoramento constante também é importante. Verifique históricos do computador, tenha as senhas do seu filho e estabeleça um canal de comunicação eficiente dentro de casa.

Tudo será mais fácil se o seu filho tiver liberdade para contar as coisas que acessou, se conheceu alguém pela internet ou se baixou algum programa recentemente. Para que isto funcione, é preciso ter autocontrole e saber orientar a criança de forma tranquila e com respeito.

O seu filho não irá confiar em você se achar que você perde a cabeça facilmente e que irá brigar com ele por algo que fez na rede. Por isso, crie um ambiente familiar em que as crianças se sintam à vontade para contar tudo o que acontece com elas e para pedir conselhos quando tiverem alguma dúvida relacionada ao uso seguro da internet.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
1 Comentário
  1. lucas silva
    08/01/20 - 11h40

    proteger os filhos do “mundo virtual” pode até ser um pouco trabalhoso, mas é importante ter esta postura para evitar ou ao menos minimizar transtornos. por isso eu uso o brunoespiao.com.br com ele passo a monitorar meus filhos e alem disso tentar protegê – los dos perigos da internet.

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • #Repost @acirandacirandinha with @make_repost
・・・
Já conhece a campanha #apoieolocal ? A ideia é compartilharmos e apoiarmos negócios locais que estejam na luta aí para se reinventar e poder reabrir quando tudo se acalmar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
〰A você que conhece uma de nossas lojas ou que já comprou conosco online 🎁 nesse ultimo mês pedimos que nos AJUDE a enfrentar esse desafio 🤜🤛. Basta compartilhar esse post nos stories ou pelo direct com amigos e mencionar aqui no comentário 1, 2, 10, 35 ou 57 amigas e amigos que irão curtir conhecer a nossa Ciranda ! 😊
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contamos com vocês!!!💗
#juntossomosmaisfortes⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. 𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗲𝗿𝘀𝗼𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 𝗢𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲 como uma consultoria para te ajudar a escolher o produto direitinho, para você ou um presente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. 𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝟮𝟱 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝗲𝗻𝗱𝗲𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 e famílias envolvidos nesse projeto colaborativo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Oferecemos um 𝗺𝗶𝘅 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝘀 incrível: moda para bebês, meninas e meninos, decoração, brinquedos, acessórios, fantasias, enxoval, roupas de boneca... O que ajuda a resolver muita coisa em um só lugar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. 𝗗𝗲𝗹𝗶𝘃𝗲𝗿𝘆 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 para os aniversariantes que tiveram suas festas adiadas ou os bebês que nasceram ou 'simplesmente' um carinho em um afilhado, uma netinha...
⠀
5. 𝗟𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 de aniversário, chá de bebês... Basta fazer sua lista, tratamos tudo direto com o convidado que se interessar e levamos até vocês os presentes!
⠀
6. E olha que delícia: 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗼𝗻𝗱𝗲 𝘃𝗲𝗺 cada produto! Recebemos das mãos daqueles que criam, projetam, produzem!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
7. O 𝘀𝗲𝗴𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗶𝗻𝗳𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗷𝘂𝘃𝗲𝗻𝗶𝗹 é o nosso forte. Mas tem produtos que agradam até os adultos, por que não? ;)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
ꜱᴇ ᴄᴜɪᴅᴇᴍ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴏꜱ ꜱᴇᴜꜱ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴇ ᴛᴏᴅᴏꜱ! 💚⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
»»——- Cirandinha Online ——-««
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atendimento via whatsapp são : ⠀
📱(21) 97272-5344
📱(21) 99246-4887
⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • #fiqueemcasa
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!