Brincadeiras Diversos
10 jun 2016

Para recordar: cinco brincadeiras tradicionais que marcaram gerações

Para recordar: cinco brincadeiras tradicionais que marcaram gerações

Amarelinha

A infância das gerações passadas foi regada a brincadeiras de rua, jogos físicos e cantigas em roda. Hoje em dia, a evolução tecnologia, acesso aos jogos, aplicativos e videogames está transformando a maneira como as crianças passam o tempo, se divertem e interagem entre si.

No entanto, isto não significa que as brincadeiras antigas estejam alcançando o fim de uma era. Para muitos pais que querem proporcionar oportunidades de interação social e atividade física para os filhos, estimular o interesse nas brincadeiras e o convívio próximo a outras crianças é a melhor opção.

Por mais que a tecnologia ofereça os melhores jogos digitais, as brincadeiras manuais continuam encantando as crianças e é muito difícil que os pequenos não se divirtam com as atividades tradicionais. Há inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar das crianças, principalmente no que se refere ao desenvolvimento das habilidades de comunicação e coordenação motora.

Tente se lembrar das brincadeiras que você mais gostava na infância e ensine aos seus filhos. Além de divertir a família toda, esta é a única maneira de garantir que o conhecimento antigo se perpetuará também nas novas gerações. Confira abaixo uma lista com cinco brincadeiras tradicionais que atravessaram décadas e continuam fazendo muito sucesso nos tempos atuais:

1. Esconde-esconde: nesta brincadeira, um participante é escolhido para encontrar os outros jogadores. O participante deverá fechar os olhos e contar até 50 (ou outro número) em um local determinado. Enquanto isso, todos procuram lugares para se esconder. Após a contagem, o participante deverá encontrar os jogadores escondidos e vigiar a base onde foi feita a contagem. Se um jogador tocar na base sem ser pego, ganhará o jogo.

2. Gato mia: de olhos vendados e em um quarto escuro, um dos participantes deverá procurar os outros jogadores. Ao tocar, o jogador capturado deverá reproduzir um som semelhante ao miado de um gato e o participante de olhos vendados deve adivinhar quem foi pego para vencer o jogo.

3. Amarelinha: o clássico jogo encantou gerações passada e ainda é muito visto hoje em dia. Com um giz, a criança ou o adulto desenham quadrados com números no chão e o um espaço chamado de “céu” na ponta. Ao jogar pedras, o participante deverá pular com um pé só nas casas separadas e com os dois nas duplas, evitando o local onde a pedrinha estiver exposta.

4. Estátua: um dos jogadores se torna o mestre e coloca uma música para tocar. No momento desejado, o jogador para a música e os participantes, que estavam dançando, devem parar em posição de estátua. O mestre provoca os jogadores, que não podem trocar de posição. Quem resistir mais tempo é o próximo mestre.

5. Passa anel: as crianças formam uma roda e posicionam as mãos em forma de conchinha. Um participante esconde um anel, toca em todas as mãos e deve jogá-lo discretamente na mão de uma das crianças. Ganha o jogador que descobrir com quem está o anel.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • #Repost @acirandacirandinha with @make_repost
・・・
Já conhece a campanha #apoieolocal ? A ideia é compartilharmos e apoiarmos negócios locais que estejam na luta aí para se reinventar e poder reabrir quando tudo se acalmar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
〰A você que conhece uma de nossas lojas ou que já comprou conosco online 🎁 nesse ultimo mês pedimos que nos AJUDE a enfrentar esse desafio 🤜🤛. Basta compartilhar esse post nos stories ou pelo direct com amigos e mencionar aqui no comentário 1, 2, 10, 35 ou 57 amigas e amigos que irão curtir conhecer a nossa Ciranda ! 😊
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contamos com vocês!!!💗
#juntossomosmaisfortes⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. 𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗲𝗿𝘀𝗼𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 𝗢𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲 como uma consultoria para te ajudar a escolher o produto direitinho, para você ou um presente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. 𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝟮𝟱 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝗲𝗻𝗱𝗲𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 e famílias envolvidos nesse projeto colaborativo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Oferecemos um 𝗺𝗶𝘅 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝘀 incrível: moda para bebês, meninas e meninos, decoração, brinquedos, acessórios, fantasias, enxoval, roupas de boneca... O que ajuda a resolver muita coisa em um só lugar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. 𝗗𝗲𝗹𝗶𝘃𝗲𝗿𝘆 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 para os aniversariantes que tiveram suas festas adiadas ou os bebês que nasceram ou 'simplesmente' um carinho em um afilhado, uma netinha...
⠀
5. 𝗟𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 de aniversário, chá de bebês... Basta fazer sua lista, tratamos tudo direto com o convidado que se interessar e levamos até vocês os presentes!
⠀
6. E olha que delícia: 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗼𝗻𝗱𝗲 𝘃𝗲𝗺 cada produto! Recebemos das mãos daqueles que criam, projetam, produzem!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
7. O 𝘀𝗲𝗴𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗶𝗻𝗳𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗷𝘂𝘃𝗲𝗻𝗶𝗹 é o nosso forte. Mas tem produtos que agradam até os adultos, por que não? ;)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
ꜱᴇ ᴄᴜɪᴅᴇᴍ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴏꜱ ꜱᴇᴜꜱ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴇ ᴛᴏᴅᴏꜱ! 💚⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
»»——- Cirandinha Online ——-««
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atendimento via whatsapp são : ⠀
📱(21) 97272-5344
📱(21) 99246-4887
⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • #fiqueemcasa
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!