Diversos
25 dez 2014

Natal pelo Mundo

Hoje aqui no Brasil é comemorado o Natal que para os cristãos simboliza no nascimento de Jesus Cristo. Aqui em casa é uma grande festa, somos católicos e esse ano está sendo mais legal ainda porque as crianças vivenciaram mais o espírito do Natal já que estão estudando numa escola católica. Chegaram em casa antes das férias contando várias coisas que aprenderam e estavam bem felizes e ansiosos com o nascimento de Jesus, uma gracinha.

No entanto, como é um feriado marcado pela religião nem todos os países e culturas do mundo celebram a data. Achei interessante fazer um post com algumas culturas que não celebram o Natal. Espero que vocês gostem.

1) Islaminsmo
Os países islâmicos, como Indonésia, Paquistão, Bangladesh, Turquia, Egito, Nigéria, Líbia, Irã, dão maior relevância aos ensinamentos de Maomé, profeta que teria vivido entre os anos 570 e 632 d.C, posteriores a Jesus, e que teria vindo completar a sua mensagem.

Os muçulmanos aceitam a figura de Jesus Cristo como um dos cinco profetas que vieram trazer a palavra de Deus ao homem. Por conta disso, eles mantêm apenas uma relação de respeito com a data, mas ela não é considerada sagrada para seu credo.

2) Budismo
Já os países que adotam o budismo como religião, caso de vários países da Ásia como Vietnã, China, Tibet, Camboja, Coreia do Sul, Butão, Burma, Hong Kong, Japão, Mongólia, Cingapura, Sri Lanka, Tailândia, não se envolvem com a característica particular do nascimento de Jesus Cristo. Eles admiram e respeitam a tradição, mas Jesus para a crença é considerado um “Bodhisattva”, ou seja, um ser de sabedoria elevada, que segue uma prática espiritual que visa remover obstáculos e beneficiar todos os demais seres.

natal pelo mundo - dicas pais e filhos

Imagem: G1

3) Judeus
Os judeus não comemoram nem o Natal nem o Ano Novo nos “moldes” cristãos – apesar de reconhecerem que Jesus existiu, não há uma relação de divindade com ele.

Para essa cultura, principalmente em Israel, a comemoração de fim de ano é o Hanukah, que significa festa das luzes em hebraico e lembram as vitórias contra a opressão, a discriminação e a perseguição religiosa. A data marca a vitória dos judeus sobre os gregos há mais de dois mil anos, na batalha pela liberdade de seguir a sua religião.

natal pelo mundo - dicas pais e filhos

Imagem: G1

4) Hinduísmo
O hinduísmo, cultura tradicionalmente presente na Índia, tem como suas principais celebrações Durga Puja, o Dasara, o Ganesh Puja, o Rama Navami, o Krishna Janmashtami, o Diwali, o Holi e o Baishakhi. São festas relacionadas a energias, danças e cantos e que tem apenas um significado: adorar a “energia Divina”.

natal pelo mundo - dicas pais e filhos

Imagem: G1

Essas são alguma culturas que não celebram o Natal. Mas ainda encontramos outras que também não comemoram a data. E você comemora o Natal com a sua família?

Fonte: G1

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
    10 - IGApiException
    Application does not have permission for this action
YouTube
Se inscreva!