Diversos
18 abr 2014

Maternidade: mudança de foco e valores

Desenho

O post de hoje é mais um da “coluna” Mãe Amiga! A mãe amiga de hoje é a querida Joyce do blog Rio Kids que eu adoro e o blog é super parceiro do Dicas Pais e Filhos. A Joyce é mãe da Marina que está com 3 anos e 7 meses e vai falar um pouco sobre a mudança de foco e valores depois da maternidade. Vamos ao depoimento…

Eu fui criada com todo o carinho e infraestrutura necessária para o meu desenvolvimento. A base de tudo foi a educação e o esporte. Eu estudei nos melhores colégios e fiz muitas atividades extra curriculares como inglês, francês, ballet, tênis, natação… Ao longo do meu crescimento, sempre fui incentivada a ter uma profissão e ser independente e o meu sonho sempre foi ser bem sucedida na minha profissão. Sabe aquela imagem de uma executiva bem arrumada, com um terninho chique, em uma sala linda? Sempre foi meu ideal! Estudei na melhor universidade do país, a USP, onde tive a oportunidade de fazer parte do curso na França, me formando em Engenharia. Logo comecei a trabalhar e tem sido assim até hoje.

Porém, após o nascimento da Marina a minha visão de mulher bem sucedida mudou e percebo, ao conversar com muitas amigas, que essa mudança acontece com todas. Após o nascimento de um filho, o foco muda totalmente! As mais “radicais” trocam tudo e decidem se dedicar totalmente à vida de mãe, mesmo tendo dedicado anos aos estudos e à uma carreira de sucesso. Outras, assim como eu, tentam conciliar a carreira com a maternidade e vivem o eterno dilema da mulher de hoje, como balancear tudo: ser profissional, ser mulher, ser mãe, ser dona de casa …

Confesso que não é fácil e eu sei que não tenho perfil para ser totalmente do lar, mas muita coisa mudou em mim. Além disso, a decisão de trocar tudo pelo papel exclusivo de mãe depende de muitos fatores como a questão financeira, o apoio do marido e de outros familiares, a infra-estrutura em casa, entre outros.

Outro dia, conversando com uma amiga ela falou uma coisa engraçada, me disse que ela é super competente e dedicada ao trabalho, mas que não queria ser promovida e assumir um cargo de gerência da área em que trabalha para não ter que passar ainda menos tempo com os filhos. É uma questão difícil e polêmica! O fato é que muitas acabam encontrando uma atividade que remunera menos, mas que permite maior flexibilidade de horário e deixam aquele velho sonho de uma “carreira de sucesso” de lado.

No meu caso, estou tentando conciliar as coisas, ora sacrifico em casa, ora sacrifico o trabalho e assim vou levando. Além disso, tenho grande ajuda do meu marido e da minha mãe, que quando necessário, me apoiam. A verdade é que desde quando estava grávida já comecei a me interessar por assuntos e atividades que não me despertavam o interesse havia muito tempo e comecei a resgatar habilidades que eu tinha deixado de lado desde a minha infância! Uma dessas habilidades foi o crochê! Naquela época, eu adorava fazer tapetes e almofadas para minha casinha de boneca e hoje faço cachecol para a Marina! Outra habilidade é o desenho, que quando criança adorava criar pequenas histórias que aconteciam dentro de casa e hoje estou desenhando para o meu site, o Rio Kids! Aliás, o Rio Kids é a síntese de todas essas mudanças! Uma vontade de continuar criando e sendo produtiva e, ao mesmo tempo, de estar mais perto da minha filha e do mundo infantil!

No fim das contas, as mulheres conseguem fazer mil coisas ao mesmo tempo e se reinventam várias vezes por dia e, pensando bem, qual a graça da vida sem isso tudo?

Foto
mae_amiga_header1

Se quiser participar da Coluna Mãe Amiga, mande seu relato para dicaspaisefilhos@gmail.com será um prazer! Estarei aqui com a coluna mãe amiga sexta feira de quinze em quinze dias. Até o próximo relato. Beijos

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • É difícil entender que essa luz está conosco e acessa. Mas é preciso. Sem fé não vamos a lugar nenhum....
  • A @tudo_para_boneca estará lá cheia de novidades e promoção!! Não perca
  • Boa noite
  • Bom dia!!! Boa semana 🕊🕊
YouTube
Se inscreva!