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21 set 2015

Linhas Pedagógicas

Linhas Pedagógicas

Quando as crianças entram em idade escolar e chega o momento de enfrentar uma sala de aula, a ansiedade pode ser verificada tanto nos pequenos quanto nos adultos. Enquanto que as crianças se preocupam com a nova rotina e sentem medo do que irá ocorrer na escola, os pais podem se sentir inseguros e confusos com a escolha da instituição.

No geral, as escolas brasileiras adotam uma linha pedagógica, que pode ser individual ou uma mistura de diferentes ideias. Saber mais sobre como funciona cada linha, quais são os objetivos e que parte da teoria realmente pode ser vista na prática escolar é fundamental para que os pais escolham a instituição através de bons critérios educativos.

Além de se preocupar com a linha pedagógica, vale a pena conferir de perto o funcionamento da escola, projetos, atividades práticas, valorização dos profissionais e também a opinião e experiência de outras mães que já matricularam os filhos nas instituições há alguns anos, se for possível.

Com um pouco de atenção, questionamentos e interesse por parte dos pais, é possível escolher a melhor escola para os filhos e ter certeza de que as crianças irão se desenvolver em um ambiente adequado e profissionalizado. Para ajudar nesta difícil tarefa, veja abaixo um pouco sobre as principais linhas pedagógicas e pontos importantes para questionar em uma visita a escola:

1. Escola tradicional
Uma das linhas mais comuns e presentes nas escolas brasileiras, seja de maneira única ou de forma mínima, o tradicionalismo segue o modelo que coloca o professor na figura central da sala de aula e acredita que o conhecimento deve ser absorvido ao máximo possível para a formação de alunos com senso crítico e possibilidades ilimitadas.

Com muita teoria, provas que medem o quanto o aluno absorveu de conhecimento e exercícios repetitivos, esta linha pedagógica prepara também o aluno para provas de vestibular desde o início da vida escolar. Embora seja um método considerado “ultrapassado” por muitos críticos, ainda é uma das linhas mais usadas.

2. Escola montessoriana
Uma metodologia prática e que fortalece a liberdade do aluno está presente nas escolas que adotaram a linha pedagógica montessoriana, concretizada pela italiana Maria Montessori. Nestas escolas, as salas são formadas por menos alunos e tendem a não passar de 20 pessoas por turma.

Pode ocorrer de os alunos serem divididos por séries ou não, com a presença de crianças de idades diferentes na mesma turma. Ao invés do professor passar as lições como ocorre no ensino tradicional, os alunos possuem diversas atividades disponíveis e escolhem através dos próprios critérios o que fazer no dia.

Essas escolas possuem módulos esquematizados para que o aluno avance e podem ter provas ou não. Há casos em que a avaliação ocorre de acordo com a produção do aluno, observada constantemente pelo professor.

3. Escola construtivista
Para as escolas que seguem esta linha, o objetivo principal é proporcionar um ambiente que permite que as crianças construam o conhecimento, em um processo inverso a escola tradicional. Este processo ocorre através da busca por soluções para os problemas e formulação de teorias e hipóteses, onde a autonomia do aluno é que ganha destaque.

Esta metodologia de ensino costuma ser mais prática do que teórica e as avaliações podem ocorrer de forma tradicional ou não, dependendo dos critérios de cada instituição.

4. Escola democrática
A linha pedagógica que mais critica o sistema tradicional de ensino é a democrática, baseada na Escola Summerhill da Inglaterra. Nesta linha, os alunos possuem liberdade para escolher as atividades que gostariam de realizar de acordo com os próprios interesses.

Não há lições de casas e provas sistemáticas para as avaliações, como ocorre na escola tradicional. No método democrático, as avaliações ocorrem através de trabalhos práticos, artísticos e criativos, que exploram diversas capacitações e interesses dos alunos.

5. Escola Waldorf
Desenvolver as habilidades dos alunos é a principal preocupação em uma escola que utiliza a linha pedagógica Waldorf. Neste sistema de origem alemã, a teoria anda de mãos dadas com a prática e as crianças possuem infinitas possibilidades para a realização de trabalhos manuais e artísticos, que permitam a expansão da criatividade e raciocínio.

Divididas em ciclos de sete anos, a vida escolar da criança é acompanhada por apenas um tutor por etapa. Até os 7 anos de idade, as atividades são puramente lúdicas, até os 14 anos, o foco da aprendizagem é na maturidade emocional e, no período respectivo ao ensino médio, os alunos concretizam linhas de raciocínio e formas de pensamento.

Encontro com a coordenação escolar
Visitar todas as escolas candidatas para matricular o filho é fundamental para fazer a escolha certa. Neste dia, não basta apenas caminhar pelos corredores, espiar as salas de aula e observar a educação e simpatia dos profissionais. Para ter certeza de que o processo educativo é o mais adequado, é preciso ir mais longe durante a visita.

Algumas perguntas devem ser feitas para a coordenação, principalmente no que se refere a linha pedagógica adotada e como esta linha funciona na prática. Questione a instituição sobre o número de professores no quadro e se há profissionais antigos, o que pode ser um sinal de satisfação da equipe de trabalho com a escola em questão.

Não deixe de lado também os aspectos práticos da instituição, como o número de projetos, atividades extracurriculares e o incentivo para que os alunos participem de atividades práticas. Quanto mais recheada de projetos a instituição for, mais oportunidades os alunos terão para desenvolver capacitações como habilidades de comunicação e liderança.

Verifique também o quanto a escola se importa com a opinião e satisfação dos alunos com relação aos métodos aplicados. Instituições que dão mais oportunidade para os alunos se manifestarem e buscam construir um ambiente escolar satisfatório e motivador para os estudantes são também as melhores para o bom desenvolvimento dos pequenos.

Ao tirar essas dúvidas, você poderá ter uma ideia mais clara se a instituição possui uma proposta interessante para a educação do seu filho ou se deixa a desejar em alguns aspectos.

Por: Ana Paula Bretschneider

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