Alimentação Diversos Nutrição Saúde
05 fev 2015

Lanche escolar: Como fazer boas escolhas!

Lanche escolar: Como fazer boas escolhas!

Olá pessoal! Agora quinta feira de 15 em 15 dias a Gabriela Maia, nutricionista, vai estar aqui no blog dando dicas super especiais sobre nutrição. Se você tem alguma dúvida ou sugestão para matéria, deixa aqui o seu comentário. O primeiro tema escolhido foi: Lanche escolar.

Falar em merenda escolar é falar também em formação de hábito alimentar da criança por isso os pais devem ter atenção especial na hora de montar a lancheira.

Pesquisas realizadas na área de nutrição infantil mostram que alimentos como pão tipo bisnaguinha, biscoitos recheados, biscoitos tipo snack salgados e bebidas lácteas a base de chocolate são facilmente encontrados nos recreios da criançada. Elas podem ser as opções mais fáceis para os pais, mas nem de longe são as mais saudáveis. Por isso alguns pontos devem ser observados.

Escolha do Lanche:
É importante que a criança faça parte da escolha da merenda também e não saiba o que está levando somente quando abre a lancheira no recreio. Então os pais devem sempre escolher com a criança as suas frutas preferidas e como ela quer levar se in natura, no suco ou como salada de frutas etc…

Fruta x Suco:
A opção de fruta garante uma ótima quantidade de vitaminas, minerais e de fibras alimentares. Mas se criança gostar de suco, prefira o natural ou quando for comprar de caixinha fique de olho na lista de ingredientes e preste atenção se o suco 100% fruta ou é néctar que tem pouca fruta, muito açúcar, além de corantes artificiais, aromatizantes e as versões light contém adoçantes artificiais aspartame ou ciclamato e sacarina sódica ou sucralose que não devem ser consumidos por crianças sem indicação de nutricionista ou médico.

Pão / Torrada Brancos x Pão / Torradas integrais:
Opte sempre pela versão integral de pães e torradas. O ideal é que a farinha de trigo integral seja o primeiro ingrediente da lista presente no rótulo do produto. Evite produtos que tem a classificação de integral, mas esse ingrediente estiver como terceiro ingrediente da lista, acaba não valendo a pena.

Então evite o pão branco porque ele não garante nenhum nutriente (vitaminas/ minerais) nem fibras. Deixe as bisnaguinhas de lado porque se comparado ao pão integral a quantidade de gordura é bem mais elevada. Se a criança gostar muito da bisnaguinha pelo menos opte pela versão integral. E para rechear uma gostosa geleia de frutas sem açúcar ou requeijão light ou queijo branco ou uma pastinha de ricota com orégano, por exemplo são boas pedidas. A criançada também pode levar no lugar do pão um bolinho caseiro que pode ser preparado em forminhas individuais como as de cupcakes (receita no final da matéria) que são facilmente encontradas em loja de artigo de festas infantis, depois de prontos podem ser congelados e quando a criança quiser levar é só tirar algumas horas antes do freezer colocar na lancheira! Uma dica legal é: em todas as receitas metade da farinha branca pode ser substituída por farinha integral que garante mais fibras, minerais como zinco e vitaminas do complexo B, importantíssimos na infância. Evite os bolinhos prontos de supermercado e biscoitos recheados porque são ricos em açúcar e gorduras saturada e trans que geram aumentam de peso e de glicose e colesterol sanguíneos.

Os biscoitos tipo snack salgados também são os preferidos de muitos pequenos, mas preste atenção se na composição não está presente o aditivo glutamato monossódico que é um realçador de sabor que após sucessivo consumo “ mascara” o paladar e deixa a criança mais susceptível a rejeitar alimentos mais naturais por conta do sabor mais suave que esses tem em comparação ao industrializado. Além disso, ele também ajuda a aumentar o conteúdo de sódio do biscoito.

Conservação:
É interessante que os pais retirem os alimentos perecíveis da geladeira (sanduiches ou sucos) logo antes de sair de casa e as coloque em uma lancheira térmica para garantir a melhor conservação.

Dica:
Não podemos esquecer que as crianças estão em um período de novas experiências a cada dia na escola e com a alimentação não é diferente. Tente negociar com o seu pequeno para que ele 1 dia na semana escolha o que ele quer levar de lanche, isto é, deixe um dia “ de livre escolha”. Isso garante uma relação mais tranquila até com os lanches saudáveis da semana. Mas os pais devem sempre enfatizar que aquele alimento não faz bem a saúde, pode levar ao aumento de peso, cada vez mais comum em crianças em idade escolar, aumentar o colesterol e até a pressão arterial. E por isso esses alimentos (biscoitos recheados, refrigerantes, salgadinhos, balas…) não podem ser levados durante toda a semana de lanche.

Então a dica final para os pais é: converse com a criança sobre hábitos saudáveis e como isso vai fazer com que ela cresça de forma saudável, estude melhor e tenha mais disposição para o dia a dia. E na reunião de pais dê a ideia de uma campanha de lanche saudável ou o dia da fruta!

Receita – Bolo de Banana Integral
Ingredientes
2 ovos
2 bananas prata maduras
1/2 xícara de chá de óleo de coco ou girassol
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá de açúcar branco
1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral fina
1/2 xícara de chá de farinha de trigo branca
3 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada (opcional)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Canela a gosto

Modo de fazer:
1-Bata, no liquidificador, os ovos, as bananas e o óleo. Transfira para uma tigela. Peneire o açúcar, as farinhas e o fermento. Misture aos ingredientes batidos. Mexa com por cinco minutos. Acrescente a canela e mexa novamente. Unte e enfarinhe uma fôrma de buraco no meio ou em forminhas individuais “ tipo cupcakes”. Leve ao forno médio não há necessidade de pré-aquecer o forno. Asse por 40 minutos. Desenforme quando o bolo estiver morno.

Lanche escolar: Como fazer boas escolhas! Gabriela Maia
Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) // Especialista em Nutrição Clínica Funcional (CVPE/UNICSUL-SP) // Especialista em fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) // Professora de gastronomia funcional (CVPE)
www.gabrielamaianutricionista.com.br // Facebook: Gabriela Maia Nutricionista
contato@gabrielamaianutricionista.com.br

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!