Diversos Saúde
08 out 2015

Ioga para Crianças

Ioga para Crianças

A cada dia vemos pais, mães e crianças mais familiarizados com a prática de ioga, este conjunto tão antigo de exercícios criado a partir dos ensinamentos filosóficos indianos. Quem ainda não teve contato certamente conhece alguém que pratica. E as crianças já começam a pedir aos pais para participar das aulas. Chegam contando que a tia faz ioga, os amiguinhos da escola, e querem aprender também. Os benefícios são muitos e vão desde os físicos, como melhor consciência corporal, equilíbrio, força, coordenação, respiração, até os mais sutis, maior concentração, tolerância, paciência, capacidade de controlar melhor as emoções, coragem, criatividade, serenidade, e a lista continua.

Mas como é possível trabalhar conceitos tão profundos com uma geração de crianças tão conectada, tão ligada ao mundo dos eletrônicos, muitas vezes tão imediatista e agitada? A ioga tem a capacidade de nos trazer para o centro, de fazer aquela mágica que é deixar o praticante relaxado e em contato direto com as sensações do corpo, sentindo a própria respiração, o batimento do coração. A cada aula, através de dinâmicas diversas, do lúdico, a criança começa a praticar o autocuidado, o autocontrole, exercitando o olhar para com o outro, vai reconhecendo pouco a pouco todas as habilidades que nos proporcionam calma, confiança e segurança em cada situação.

Como resultado, após algumas sessões, não é surpresa ouvir relatos de mães contando que seus filhos, no trânsito, por exemplo, aconselham: “Mamãe, você parece nervosa. Respira. Assim, olha”, e mostram para a mãe a técnica de respiração que aprenderam na ioga.

A paciência, no entanto, é o segredo do sucesso, os resultados vêm com o tempo, alguns meses de prática e a família já começa a reconhecer aqui e ali os efeitos benéficos das posturas (os ásanas), das técnicas de respiração (pranayamas) e das histórias contadas, abordando a filosofia, como os dez princípios da ioga – não violência, verdade, integridade, controle dos desejos, desapego, limpeza, contentamento, automotivação, auto estudo e confiança. Tudo isso com muita brincadeira e diversão. Vale experimentar.

By: Ana Corazza
Jornalista, mãe de um menino de 9 anos e professora de Ioga para Crianças, certificada pela Rainbow Kids Yoga. Para saber mais sobre o universo da Ioga para Crianças: www.facebook.com/namastekidsyogarj
namaste.kids.yoga.rj@gmail.com

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Boa reflexão
YouTube
Se inscreva!