Bem Estar Diversos
01 dez 2015

Ioga: Desafio da Saudação ao Sol – Surya Namaskar

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Quando as crianças começam a fazer aulas de ioga, diferentemente de outras práticas esportivas, da dança, e talvez como no caso das artes marciais, existe uma necessidade de saber o que quer dizer “Ioga”, de saber sua história. As crianças querem saber como começou e de onde vem esta prática milenar e também sobre este nome tão diferente, que algumas até brincam fazendo uma comparação com Yoda, o mestre jedi do Star Wars. Imaginem o que se passa na cabeça das crianças quando comparam Yoga com Yoda, o mestre.

Ioga significa união. União de todas as partes do nosso Ser, corpo, mente e espírito. União entre todos os seres. E a história do Ioga contamos assim: Há cerca de 5.000 anos (uau!), quando alguns homens sábios decidiram observar a natureza, os animais, e imitar seus movimentos, criaram uma filosofia, uma prática de exercícios que com o passar do tempo descobriram fazer muito bem para a saúde, e assim nascia o Ioga. Houve uma época em que só os homens podiam praticar, pois a prática era utilizada para fortalecer e preparar os guerreiros para batalhas. Mas ainda bem que hoje todos, homens e mulheres, meninos e meninas, jovens e mais velhos, podem praticar.

Nesta segunda aula em família celebraremos a união. Para esta prática, sentaremos em círculo. Mãos dadas. Vamos entoar o som do universo, o “OM”, juntos. Inspiramos o ar profundamente e com a expiração entoamos “Ooooooommmm”, até o ar sair por completo. Mais duas vezes, agora a mão direita vai para as costas da pessoa ao lado e a mão esquerda colocamos no próprio coração. Lembrando que durante a respiração, quando puxamos o ar a barriga cresce e quanto soltamos o ar a barriga desce, o umbigo vai lá para trás, como se quisesse colar lá nas costas.

Agora, vamos fazer como aqueles que nos trouxeram o Ioga lá há 5.000 anos? Vamos agradecer pela luz, pelo calor de nosso astro maior, o sol? Então vamos conhecer o Surya Namaskar, a Saudação ao Sol. Uma sequência muito praticada em várias modalidades da Hatha Yoga.

Antes de começarmos, desafio mamães e papais a praticarem a saudação todos os dias pela manhã, primeira coisa após levantar e ir ao banheiro, por 21 dias! Podemos começar com duas sequências completas e ir aumentando pouco a pouco até chegar a 12 sequências completas (faz bem para o coração, para suar, e até para emagrecer). Parece difícil? Mas não entrem em pânico, dá para fazer com as crianças uma vez por semana enquanto brincam de siga o mestre, por exemplo – um adulto faz a postura e os outros imitam. Depois que fizerem todas as posturas da saudação, as crianças podem se revezar sendo o mestre, fazendo o movimento que desejarem, e agora é hora dos adultos seguirem, é claro!

Vamos à Saudação ao Sol, então. Vale seguir a ilustração abaixo e também o vídeo da professora Shiva Rea que deixei logo ao final deste artigo. Não tem erro.

1. Postura de Oração – ajuda a acalmar o sistema nervoso e proporciona melhor equilíbrio ao corpo. É o primeiro passo da Saudação ao Sol.

2. Postura dos braços levantados – ajuda a fortalecer os ombros e aumenta a quantidade de oxigênio no sangue. Além disso, também ajuda a relaxar a musculatura dos ombros e costas; alonga a coluna e alivia a dor nas costas. Os benefícios não param por aí: os músculos abdominais também são alongados e de quebra é a pose é benéfica também para as glândulas da tireoide. Esta é a 2ª e a 11ª postura da Saudação.

3. Postura das mãos nos pés – esta pose é excelente por promover a circulação do sangue na cabeça; estimula os sistemas digestivo, nervoso e endócrino. Também alonga a coluna e a parte posterior das coxas. Esta é a 3ª e a 10ª postura da Saudação.

4. Postura equestre – movimento e flexibilidade dos quadris e pernas são os maiores benefícios desta pose, que é a 4ª e a 9ª postura da Saudação.

5. Postura da prancha – nesta pose o peso do corpo todo fica nos pulsos, fortalecendo-os. Promove alongamento dos braços e da coluna enquanto fortalece o abdômen. Esta é a 5ª postura da Saudação.

6. Postura da Saudação com oito partes ou pontos – reduz tensões e ansiedade, proporciona o fortalecimento dos músculos das costas e também flexibilidade para a coluna. Esta é a 6ª postura da Saudação ao Sol.

7. Postura da cobra – esta pose promove a abertura dos ombros e do pescoço, fortalece as costas e os ombros, desenvolve a flexibilidade da parte média e superior das costas, melhora a circulação sanguínea e reduz o estresse e a fadiga. Esta é a 7ª postura da sequência.

8. Postura do cachorro olhando para baixo – energiza o corpo, alonga braços e pernas, melhora a digestão, alivia dor de cabeça, insônia, fadiga e dor nas costas.

9. Daqui em diante é só repetir as posturas que já foram apresentadas, retornando à primeira pose – a Postura de Oração, que é o começo e o final do Surya Namaskar.

É importante ressaltar que podemos fazer a sequência completa lentamente, o que favorece o alongamento e o fortalecimento muscular ou, depois de alguma prática, realizar os movimentos mais rapidamente com foco em aquecer, fazer o coração bater mais rápido, gastar mais energia e, por fim, até perder peso.

Antes de encerrar a sequência (e começar o dia), vale a pena ficar uns 5 ou 10 minutinhos na postura do cadáver ou estrela do mar, o Savasana, aquela em que deitamos com olhos os fechamos, braços e pernas levemente abertos, focando na respiração bem tranquila. A postura do relaxamento.

Bom, fica aqui o desafio dos 21 dias. A ideia é iniciar uma prática para si, na primeira hora do dia. Afinal de contas, como dizem por aí, precisamos colocar a máscara de oxigênio primeiro em nós mesmos – nossos filhos agradecem. Com certeza esta prática vai fazer papai e mamãe se sentirem muito bem.

Fico aguardando os comentários e quem sabe até algumas imagens.

Deixo aqui o vídeo que prometi, para ilustrar sua prática:

Namastê!

Ana Corazza
Jornalista, mãe de um menino de 9 anos e professora de Ioga para Crianças. É embaixadora da Rainbow Kids Yoga no Rio de Janeiro. Para saber onde praticar Ioga Pais e Filhos acesse: www.facebook.com/namastekidsyogarj. Para entrar em contato com a Ana: namaste.kids.yoga.rj@gmail.com

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