Diversos
31 mar 2016

Ioga com histórias

Ioga com histórias

Ioga com histórias

Mais um post sobre Ioga escrito pela Ana Corazza.

Tenho recebido mães e pais curiosos para saber afinal como funcionam as aulas de ioga para crianças. Alguns após assistir uma aula revelam que imaginavam algo totalmente diferente e que até tinham medo de que as crianças ficassem entediadas. Outros pais pensam que ioga para criança vai acalmá-las um pouco por serem aulas muito tranquilas em que todos ficam quietinhos fazendo as posturas. Não é bem assim.

As aulas de ioga para crianças são adaptadas para cada faixa etária, entre jogos e muitas brincadeiras pode-se perceber as posturas, as práticas de respiração consciente e os ensinamentos da filosofia iogue. Tudo muito sutil em uma mistura de agitação e diversão, com músicas alegres, e momentos de “pisar no freio”, de concentração, de calma, de sentir o corpo, a respiração, de mergulhar para dentro de si.

Uma das possibilidades nas aulas de ioga é a contação de histórias. Os alunos adoram. As crianças menores, de 2 aos 6 anos, estão em um momento de descoberta do mundo, adoram ouvir histórias, especialmente aquelas com muitas imagens, já que nos primeiros anos de vida os pequenos são extremamente visuais. Por isso utilizamos muitos livros, trazemos os animais para as aulas e imitamos suas posturas – como andam ou correm, como ficam parados, e até mesmo seus sons. Já a partir dos 7 anos as crianças gostam de contar histórias também e gostam muito quando fazemos histórias coletivas, cada um contribui contando um pedacinho da história, que é inventada ali na hora. Depois, uma possibilidade é colocar a história no papel e pedir que os pequenos autores ilustrem o texto com seus desenhos. A brincadeira vira um livro que podemos utilizar em nossas aulas de ioga, até mesmo com as crianças mais novas. Nem preciso dizer que é sucesso absoluto.

Neste mês de março estamos lendo o livro As Aventuras do Menino Iogue, do professor de ioga, ator e contador de histórias, Antonio Tigre, com ilustrações de Gustavo Peres. O livro conta a história de um menino que viveu em um tempo distante, em um reino mágico. O pequeno iogue seguiu a voz de seu coração, venceu seus medos e foi em busca de conhecimento no topo dos Himalaias, mas não sem antes viver muitas aventuras pelo caminho e conhecer seres que lhe ensinaram a ioga como uma ferramenta para lhe dar coragem.

O livro é cativante, além da história, as ilustrações mesclam imagens reais, fotografias, com pintura e recorte de papel, e ainda trazem um desafio para as crianças: o de achar em cada página o pássaro guia que acompanha o menino por todo caminho. Apresenta ainda posturas e jogos para praticar ioga brincando.

A contracapa apresenta o livro assim:

“A maior sabedoria da vida é descobrir o que toca o seu coração, assim uma porta se abre para um mundo novo. Aprender ioga de um jeito divertido pode fazer uma criança virar um adulto feliz.”

E ainda tem comentários da atriz Fernanda Torres, que pratica ioga há anos e cujo filho foi aluno do próprio autor, Antonio Tigre.

“Os moleques de hoje demonstram uma enorme dificuldade de conviver com o silêncio sem que se sintam entediados. A ioga pode bem ajudá-los a usufruir do poder e das delícias da auto-observação. Esse livro é a história de um menino e um método para crianças. Veio em boa hora.” – Fernanda Torres

Utilizei o livro com crianças dos 6 até os 10 (!) anos e pretendo usá-lo com certeza em aulas com crianças mais novas. Fiquei tão impressionada com o fato de crianças mais ‘velhinhas’ curtirem tanto a história e as ilustrações (meu filho é um deles), que resolvi sorteá-lo em nossa página do Facebook. Para participar basta curtir a página e compartilhar o link do sorteio com seus amigos e amigas. Corre lá: www.facebook.com/namastekidsyogarj

Ana Corazza é jornalista e professora de Ioga para Crianças e Ioga em Família. Embaixadora Rainbow Kids Yoga, ministra aulas em escolas e estúdios de ioga na cidade do Rio de Janeiro. Para entrar em contato com a Ana, envie mensagem para: namaste.kids.yoga.rj@gmail.com

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
  • Boa reflexão
YouTube
Se inscreva!