Alimentação Bem Estar Diversos
12 fev 2014

Intolerância a Lactose

intolerancia a lactose imagem
O post de hoje é escrito pela nutricionista Rossana Oliveto, parceira do blog, que está aqui conosco sempre uma vez por mês falando um pouco sobre assuntos relacionadas a alimentação infantil e da mãe. Qualquer dúvida ou sugestão de tema pode ser encaminhado para dicaspaisefilhos@gmail.com.

Hoje vamos falar um pouco de uma questão que merece muito cuidado, a INTOLERÂNCIA A LACTOSE. A intolerância a lactose (o açúcar presente no leite) é causado pela ausência da enzima responsável pela digestão desse açúcar – a lactase.

Com a deficiência ou ausência dessa enzima, a digestão da lactose torna-se difícil e chega ao intestino grosso inalterada, sendo fermentada por bactérias, produzindo assim acido láctico e gases. A presença de lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água, podendo causar diarreia e cólicas.

Mas atenção! Existe diferença entre intolerância e alergia, entendam:

A alergia é uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento onde podem ser identificados problemas respiratórios, inchaço nos olhos e nos lábios, espirros e tosses.

A intolerância trata-se de uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico os sintomas podem ser associados a dores abdominais, diarreia, gases e desconforto.

Existem três tipos de intolerância à lactose:

• Deficiência congênita da enzima : É um defeito genético raro, no qual alguns recém-nascidos, principalmente prematuros, nascem sem a capacidade de produzir lactose. Nesse caso a intolerância à
lactose é permanente.

• Diminuição enzimática secundária a doenças intestinais: Bem comum no primeiro ano de vida. Nesse caso, a criança tem uma deficiência temporária da enzima, devido à morte das células da mucosa intestinal, produtoras da lactase, principalmente quando há diarreia persistente. Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária até que essas células sejam repostas. Não existe um tempo exato para que isso ocorra, pois depende da resposta do organismo de cada pessoa.

• Deficiência primária (diminuição progressiva da capacidade de digestão da lactose): A mais comum na população, que aparece gradualmente a partir dos dois anos de idade até a idade adulta. Com o decorrer da vida, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase a que qualquer adulto, sem idade exata, está sujeito. Diarreia, excesso de gases e dor abdominal são as queixas mais frequentes. O tratamento exige a substituição dos alimentos que contêm leite.

Os sintomas ocorrem muitas vezes de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de produtos lácteos e são frequentemente aliviados quando a ingestão de produtos lácteos é interrompida. Grandes doses de produtos lácteos podem piorar os sintomas.

Nos casos em que o leite é essencial, como nos recém-nascidos com as formas congênita ou secundária da doença, a opção é o uso de leite de soja, que não tem lactose.

Hoje em dia temos muito mais opções de substituição dos produtos que contém lactose como por exemplo os leites de soja, cremes de leite, biscoitos, iogurtes e ate mesmo queijos “zero lactose”, então o ideal é assim que observar qualquer tipo de sintoma suspeitos no seu pequeno, levar ao médico e ao nutricionista para iniciar uma alimentação adequada garantindo a qualidade de vida.

IMG_1424 Rossana Oliveto Nutricionista CRN 13100568
* Texto, informações são de responsabilidade da nutricionista parceira do blog Rossana Oliveto

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
1 Comentário
  1. Mirella
    17/02/14 - 21h42

    Gabi Gabriella Brandão, como meu filho tem alergia, sigo um grupo no Facebook de mães com filhos com alergia e uma das mães divulgou uma campanha da Danone que vende o leite Pregomin Pepti com 50% de desconto. Ligamos e nos enviaram 12 latas com esse desconto. Vale a pena você divulgar no blog. O telefone é 0800 7732224 e a campanha vai até 21/02. Bjs

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
  • Boa reflexão
YouTube
Se inscreva!