Diversos Festas
25 abr 2016

Dicas Simples para Organizar uma Festa Infantil

Filhote quer festa, e agora? Neste post vou tentar dar uma luz sobre isso, levando em conta os fatores indispensáveis para uma festa infantil bem sucedida.

Pode parecer que não, mas dar uma festa para criança por mais simples que seja, demanda um certo planejamento. Colocando tudo no papel nos ajuda a não se esquecer de nada. Então preparei aqui uma listinha básica para nada passar desapercebido. Quanto antes se tiver informação sobre estes ítens melhor será para calcular o orçamento da festa.

Dicas Simples para Organizar uma Festa Infantil

É preciso saber exatamente o que se quer fazer. É uma reuniãozinha para poucos ou é uma festa para muitos? Então, vamos por partes, precisamos dar uma “cara” para festa. Os ítens principais que definirão o estilo da festa são: número de convidados, local, e tema. Todo restante da festa girará em torno desses fatores.

Numero de Convidados:

É o primeiro fator que devemos levar em consideração. Com o numero de convidados em mãos poderemos orçar adequadamente toda a festa, ja que o preço de quase tudo é fixado em no número de pessoas.

Local:

O Local de escolha será decisivo na conta total do orçamento e ditará também qual o estilo de festa se quer. Por exemplo: uma grande festa no playground será mais personalizada do que em uma casa de festa, mas poderá sair mais cara, visto que vários elementos já inclusos no pacote de uma casa de festa terão de ser contratados por fora. Já uma festa pequena ao ar livre, tipo um pic nic, poderá simplificar sua lista de afazeres apenas a comida e bebida. Há ainda, a possibilidade de fazer apenas uma reunião com algumas crianças na sala de sua casa, você poderá enfeitar a casa com kit de festas prontos e contar com a ajuda da vó para fazer doces e salgados. Enfim, estes são apenas alguns exemplos entre vários.

Lugares de festa para se inspirar:

Dicas Simples para Organizar uma Festa Infantil

Para algumas escolhas é necessário desenhar a festa do zero, trazendo tudo de fora e orçando cada ítem do “checklist” separadamente (exemplo: festa em playgound). Já outras, já vem com alguns dos itens incluídos como no caso da festa no cinema que conta com diversão garantida, local e comida (pipoca e bebida) restando apenas preparar a mesa do bolo com docinhos, convites e lembrancinhas. Já o orçamento de casa de festas, o pacote costuma ser completo, mas a mãe se desejar pode fazer por fora convites e lembrancinhas mais personalizadas.

Uma vez definido o local e o numero de pessoas, automaticamente você ja vai saber o que tem que contratar por fora ou não e o orçamento da sua checklist começa a tomar forma. O tema também poderá ou não ser peça chave no orçamento dependendo de quanto se quer personalizar a festa com a imagem escolhida.

Tema:

Hoje em dia a maioria das festas por mais simples que sejam tem um, nem que apareça apenas no convite da festa. O tema poderá influir diretamente em quase todos os outros itens da lista, como por exemplo: decoração, convites, bolo, enfeites de doces, lembrancinhas, e até a animação que poderá contar com um personagem vivo relacionado ao tema. Portanto, tenha em mente isto antes de cair na tentação de gastar antecipadamente com o que é “fofo” mas não funcional para festa.

Onde o tema poderá aparecer? Fiz aqui uma montagem de fotos usando um mesmo tema, so para se ter uma ideia. Neste caso o tema é Nautico.

Na Mesas de Bolo e Doces

Dicas Simples para Organizar uma Festa Infantil

Imagem: Pinterest

No Bolo

Dicas Simples para Organizar uma Festa Infantil

Imagem: Pinterest

Nos Doces e Guloseimas

Dicas Simples para Organizar uma Festa Infantil

Imagem: Pinterest

No Convite

Dicas Simples para Organizar uma Festa Infantil

Imagem: Pinterest

Nas Lembrancinhas

Dicas Simples para Organizar uma Festa Infantil

Imagem: Pinterest

Os gastos com a personalização do tema podem ser expressivos, são pequenos detalhes que quando somados acabam pesando no orçamento. O Kit de festas prontos podem ser um grande adianto na decoração, então vale a pena dar uma olhada para ver o que se acha. Existe também a possibilidade de se comprar kit de festa virtual para ser impresso, neste caso o custo alem de ser menor oferece a chance de se personalizar com o nome que quiser.

Exemplo de  kit de festa pronto para uso

Dicas Simples para Organizar uma Festa Infantil

Imagem: Pinterest

Exemplo de kit de festa virtual para ser impresso ainda

Dicas Simples para Organizar uma Festa Infantil

Imagem: Pinterest

Buffet, doces e guloseimas, e animação

O orçamento do buffet (que inclui comida e bebida) esta diretamente ligado ao número de pessoas, portanto há que se olhar com muita atenção para ele. Ele pode ser o ítem mais caro da festa ou ja ter seu custo incluído incluido em algum pacote de festa.

Os gastos de doces e guloseimas também estão vinculados ao número de pessoas, mas seu custo é variado. Poderá haver muitos tipos de docinhos na mesa, contando com diferentes fornecedores ou pode haver somente brigadeiros. Quanto as guloseimas, a mesma coisa, pode se ter uma mesa delas (Bis, Tic-tacs, balinhas, Mentos, chocolates, etc…) ou pode não haver nada disso. ele irá depender do estilo da festa. Depende realmente do estilo da festa. Ainda mais, doces e especialmente as guloseimas podem ser personalizadas, o que gera mais custo. Então o ideal é anotar as variedades e gastos numa folhinha separada para evitar se perder nas quantidades e no orçamento.

O mesmo acontece com os itens de decoração, dependendo do local aonde se vai fazer a festa, esta lista será ou não necessária. No caso da festa ser em casa ou play, vários ítens surgirão nesse quesito, por exemplo: balões, enfeites de mesa, enfeites de parede etc… Então vale a pena anotar o que se esta planejando.

Listinha de anotação para decoração e doces e guloseimas

doceseguloseimas decoracao


Animação:

Hoje em dia, existem muitos tipos de animação diferentes e os preços são muito variados. Para poder orçar animação deve-se novamente saber o local da festa. Alguns lugares o pacote diversão ja esta incluído, como por exemplo o Boliche. Porém, mesmo que seja este o caso, há que se marcar animação como ítem checado. Este quesito é o mais importante para o sucesso da festa junto as crianças, então tem que se ter certeza que ele consta no planejamento da festa.

Aqui foi discutido os pontos mais importantes de uma festinha infantil. Para não se perder é bom ter em mente o que se quer o quanto se quer gastar, por isso a importância de ter uma listinha com um checklist básico para não se esquecer de nada. De resto, a imaginação é o limite! Espero que este texto sirva como um pontapé inicial para começar a elaborar sua próxima festinha infantil. Boa Sorte!

By: Andrea Mendes

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
  • Boa reflexão
YouTube
Se inscreva!