Diversos
18 mar 2016

Dicas para tirar CPF e RG do bebê

Imagem: Blog Quase Mãe

Imagem: Blog Quase Mãe

Providenciar os documentos do bebê é mais importante do que muitas pessoas imaginam. Na hora de fazer passeios, viajar e andar de avião, por exemplo, a identificação do bebê pode ser solicitada e, quem não tem o documento, tem que carregar a certidão de nascimento para vários lugares, o que oferece riscos de perda ou extravio.

Além disso, fazer os documentos da criança é mais fácil do que parece e possui um baixo custo. O RG é gratuito na primeira vez para qualquer pessoa, enquanto que o CPF sai pelo custo R$ 5,70. Mesmo que você não goste de burocracias, providenciar as identificações podem aliviar dores de cabeça mais tarde.

Lembre-se de que fazer o CPF primeiro, pois assim você poderá solicitar que o RG contenha o número da criança. Como a identidade será feita com as impressões digitais, você provavelmente terá que fazer uma nova quando a criança for alfabetizada e já tiver condições de assinar o próprio nome. Veja abaixo algumas dicas:

Como fazer o CPF:
Você poderá solicitar o CPF do seu filho em Agências dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, órgãos que atendem em todo o Brasil. No entanto, pesquise na sua localidade os detalhes e a instituição mais próxima para providenciar o documento.

Não há idade mínima para emitir o CPF e, no caso dos bebês, a única restrição é que não pode solicitar via online, uma facilidade oferecida apenas para quem tem título de eleitor.

O pai ou a mãe podem levar a criança e não é necessário que o casal esteja junto. Para solicitar o CPF, leve a certidão de nascimento original e um documento seu com foto (pode ser do pai se ele for acompanhar o bebê no dia).

A maior facilidade do documento é que não exige muitas visitas. Ao solicitar o CPF, o número já será emitido na hora e depois basta acessar o site da Receita Federal para imprimir a identificação do seu bebê.

Como fazer o RG:
Depois de finalizar os trâmites do CPF do bebê, você pode solicitar a carteira de identidade sem custo algum. Para os moradores de São Paulo, o Poupatempo é a instituição responsável pela emissão da identificação. Se você é de outra localidade, procure saber que órgão governamental atua na elaboração dos documentos.

Você irá precisar de duas fotos 3×4 da criança, além da certidão de nascimento (original e uma cópia) e de um documento com foto da pessoa que acompanhar a criança. Se você fez o CPF primeiro, leve a identificação para que o número seja impresso no RG.

Embora o RG não fique pronto na hora, o processo todo costuma levar poucos minutos, pois irá depender apenas do cadastro dos dados da criança e da retirada das impressões digitais. Você poderá voltar ao local para retirar o documento ou solicitar o envio via Correios para a sua casa por uma taxa na média de R$ 10,00.

Por: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • #Repost @acirandacirandinha with @make_repost
・・・
Já conhece a campanha #apoieolocal ? A ideia é compartilharmos e apoiarmos negócios locais que estejam na luta aí para se reinventar e poder reabrir quando tudo se acalmar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
〰A você que conhece uma de nossas lojas ou que já comprou conosco online 🎁 nesse ultimo mês pedimos que nos AJUDE a enfrentar esse desafio 🤜🤛. Basta compartilhar esse post nos stories ou pelo direct com amigos e mencionar aqui no comentário 1, 2, 10, 35 ou 57 amigas e amigos que irão curtir conhecer a nossa Ciranda ! 😊
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contamos com vocês!!!💗
#juntossomosmaisfortes⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. 𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗲𝗿𝘀𝗼𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 𝗢𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲 como uma consultoria para te ajudar a escolher o produto direitinho, para você ou um presente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. 𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝟮𝟱 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝗲𝗻𝗱𝗲𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 e famílias envolvidos nesse projeto colaborativo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Oferecemos um 𝗺𝗶𝘅 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝘀 incrível: moda para bebês, meninas e meninos, decoração, brinquedos, acessórios, fantasias, enxoval, roupas de boneca... O que ajuda a resolver muita coisa em um só lugar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. 𝗗𝗲𝗹𝗶𝘃𝗲𝗿𝘆 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 para os aniversariantes que tiveram suas festas adiadas ou os bebês que nasceram ou 'simplesmente' um carinho em um afilhado, uma netinha...
⠀
5. 𝗟𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 de aniversário, chá de bebês... Basta fazer sua lista, tratamos tudo direto com o convidado que se interessar e levamos até vocês os presentes!
⠀
6. E olha que delícia: 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗼𝗻𝗱𝗲 𝘃𝗲𝗺 cada produto! Recebemos das mãos daqueles que criam, projetam, produzem!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
7. O 𝘀𝗲𝗴𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗶𝗻𝗳𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗷𝘂𝘃𝗲𝗻𝗶𝗹 é o nosso forte. Mas tem produtos que agradam até os adultos, por que não? ;)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
ꜱᴇ ᴄᴜɪᴅᴇᴍ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴏꜱ ꜱᴇᴜꜱ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴇ ᴛᴏᴅᴏꜱ! 💚⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
»»——- Cirandinha Online ——-««
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atendimento via whatsapp são : ⠀
📱(21) 97272-5344
📱(21) 99246-4887
⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • #fiqueemcasa
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!