Diversos
20 jul 2015

Dicas de filmes para crianças

Dicas de filmes para crianças

Assistir a um filme com seu filho(a) pode ser uma ótima atividade para o final de semana – ainda mais em época de férias.

Até porque é de suma importância ter essas reuniões mais familiares para o bom convívio de todos. No entanto, muitos pais podem ter dúvidas em relação à escolha dos filmes, que nem sempre caem no gosto da molecada.

Hoje, nosso blog vai dar oito recomendações de títulos que, apesar de não serem todos necessariamente infantis, poderão ser ótimos para ensinar diversos valores – de diferentes naturezas – para nossos filhos. É muito bom quando unimos uma atividade de lazer com reflexões também.

Lista de filmes para crianças

“A Invenção de Hugo Cabret” (2011)

Esse elogiado filme de Martin Scorsese vai entrar no universo mágico da Paris dos anos 30 para falar sobre resgate sentimental familiar e arte. A história gira em torno de Hugo (Asa Butterfield), que vive numa estação de trem, mas guarda consigo um robô que poderá representar uma série de segredos.

Para desvendar todos os mistérios relacionados ao autômato guardado por ele, Hugo conta com a ajuda da amiga Isabelle (Chloe Moretz). “A Invenção de Hugo Cabret” foi vencedor de 5 prêmios Oscar e possui indicação livre para todas as idades.

Frozen – Uma Aventura Congelante” (2013)

Trata-se de um dos mais recentes fenômenos das animações Disney, acumulando inúmeros fãs até hoje. Pode ser que sua filha ainda não tenha visto e passe a se tornar mais uma da legião de seguidores da febre “Frozen“.

Muitas delas são devotas da Princesa Elsa (Idina Menzel/Taryn Szpilman), que irá iniciar sua jornada para encontrar sua irmã Anna (Kristen Bell/Gabi Porto) e salvar todo o reino que herdou. Além do filme em si, a música-tema intitulada “Lei It Go” também fez bastante sucesso, chegando a ser premiada e cantada a plenos pulmões por crianças de todo o mundo.

“Procurando Nemo” (2003)

Essa é uma das produções Pixar mais legais do estúdio. Também se tornou fenômeno quando foi lançado e não deixa de ser uma ótima oportunidade para apresentar à uma geração que ainda não conhece.

O peixinho Nemo vive sob a super-proteção de seu pai, que carrega o trauma de ter perdido a esposa mesmo vivendo entre os corais no fundo do mar. Após se perder, Nemo agora será buscado pelo seu próprio pai, que, no caminho, encontra outros seres aquáticos dispostos a ajudá-lo.

A moral da história visivelmente é a ligação paternal junto a um trabalho altruísta em equipe. Um ótimo aprendizado.

“Frankenweenie” (2012)

Esse é aquele filme que, apesar de ser uma animação, não traz uma estética altamente colorida para dialogar melhor com as crianças.

A razão talvez seja o fato de ser dirigido por Tim Burton, que dá à história um ar mais sombrio. Por conta disso, é aconselhável para crianças acima dos sete anos de idade, que poderão captar melhor a trama envolvendo um garotinha que resolve ressuscitar o seu cãozinho, que fora atropelado momentos antes.

Adultos poderão ver o filme tranquilamente, pois “Frankeweenie” faz uma ponte interessante entre o universo infantil e adulto.

“Toy Story” (1995)

Esse é outro filme infantil que é praticamente obrigatório para toda e qualquer criança. Ele possui mais duas continuações (que também podem ser vistas numa espécie de maratona) e todas elas mantêm um excelente nível de diversão e aprendizagem.

Para meninos e meninas que são bastante apegados com brinquedos, “Toy Story” pode ser uma deliciosa experiência, pois retrata justamente o encantamento que temos com aqueles seres que podem ser os nossos maiores heróis.

É curioso também perceber que “Toy Story” já tenha vinte anos desde o seu lançamento e ainda continue tão atual. Precisamos apresentar pérolas como essa para nossos filhos!

Billy Elliot (1999)

Por ter uma classificação indicativa para acima de doze anos, “Billy Elliot” é pra ser visto em companhia das crianças já maiorzinhas, que já podem entrar em contato com a obstinação do personagem-título, um garoto que, mesmo crescendo numa cidade pequena e hostil no interior da Inglaterra, fica encantando com o balé.

Contrariando as expectativas de seu pai – que queria que o filho lutasse boxe – Billy vai dar uma aula de simplicidade e a importância de correr atrás de seus sonhos ainda que diante de tantas dificuldades.

“A Vida é Bela” (1998)

Outro exemplo de filme mais indicado para as crianças maiores. Apesar do tema mais pesado – pai e filho judeus são colocados num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial – esse longa italiano de Roberto Benigni vai acrescentar uma aura mais juvenil, convidando as crianças a adentrar numa aula de história ao mesmo tempo em que desenvolve uma reflexão humanista.

Trabalhos como esses podem ser muito úteis para gerar um debate sobre tolerância religiosa e efeitos causados com a Guerra. “A Vida é Bela” foi bastante premiado e serve como indicação para toda a família.

“Menino Maluquinho – O Filme” (1994)

Sim, também temos representantes brasileiros nessa lista.

“Menino Maluquinho – O Filme” é a versão física de um dos personagens mais icônicos da nossa cultura infanto-juvenil. O desenho do protagonista foi criado pelo cartunista Ziraldo em 1980, mas só em 1994 que ganhou o seu próprio longa-metragem.

Nele, o travesso Maluquinho (Samuel Costa) sofre com o divórcio dos seus pais, mas é levado pelo avô (Luiz Carlos Arutin) para passar uns dias em sua fazenda. Dentre tantas brincadeiras, Maluquinho logo verá que a felicidade pode estar nas coisas mais simples da vida.

Últimas dicas

Uma dica interessante para quem quer trabalhar com filmes para crianças em casa é sempre questionar o que seu filho(a) achou da produção.

Filmes, assim como qualquer outra expressão artística, é capaz de gerar algum tipo de conflito.

Mesmo que a criança ainda não tenha ideia dos principais conceitos que uma obra possa ter, é de responsabilidade dos pais começar a estimular essa interação entre o filme e seu espectador.

Desejamos uma ótima sessão e que nossas dicas sejam muito úteis para todos.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
4 Comentários
  1. 28/07/15 - 13h36

    Nossa, pensei mais em mim do que meu filhote quando li esse post.. kkkk adooooro desenho ! 😀

    :*

    • 31/07/15 - 18h50

      Thay, que bom que gostou. Em breve vou fazer um post com mais filmes….
      Beijos

  2. 27/08/15 - 13h23

    Fatnástico, confesso que como pai de 2 filhos maravilhosos já decorei as falas de Frozen e Meu Malvado Favorito.kkk

    Acabamos gostando dos filmes infantis de tanto que assistimos em casa, no carro, no dentista, enfim.

    Excelente artigo! Passa la no meu site, tambem escrevi algumas coisas sobre filhos e queria sua opinião.

    Mais uma vez, meus parabéns!

    • 27/08/15 - 17h55

      Muito obrigada!! Vou olhar seu site agora mesmo!
      Estou a disposição.
      Beijos Gabriella

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Novidades Nestlé!! A nestlé tem duas novidades perfeitas para deixar seu café da manhã ainda mais gostoso: as granolas Crocantes Nescau e Cheerios!!!!
Amei meu presskit! Muito obrigada
#nestlebrasil #nestle #granolacrocantenescau #granolacrocantecheerios
  • Bom dia
  • Boa noite
  • A Baby Gym é a 1a Academia para Bebês.
Na 'academia' as atividades acontecem em forma de brincadeiras para possibilitar o melhor desenvolvimento motor, sensorial, emocional e social do bebê e da criança. As atividades são feitas com a participação de um acompanhante (mãe, pai, baba, vó...) para que os mesmos além de participarem desse desenvolvimento, darem continuidade ao estímulo em casa. @meubabygym.niteroi
YouTube
Se inscreva!